Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Transições Energéticas na História no Brasil

Transições Energéticas na História no Brasil

por Cláudia Regina - publicado 13/09/2018 16:35 - última modificação 23/09/2019 08:38

Detalhes do evento

de 08/11/2018 - 11:30
a 08/11/2018 - 13:00

Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

O Brasil tem passado por várias transições relacionadas às questões energéticas, que vão desde a criação de políticas públicas e energéticas, do processo de reconhecimento do território e da utilização dos recursos naturais, iniciativas governamentais e privadas, até o impacto social, ambiental e econômico que essas transições geram e geraram no decorrer da História.

Nessa perspectiva, compreender o processo histórico de transição energética contribui para incorporarmos a energia não apenas como algo natural, mas para pensarmos sobre os seus processos, mecanismos, efeitos ou mesmo alterações do ambiente ocasionadas por seus usos. Dessa forma, pretende-se apresentar a História do Brasil por suas inúmeras transições energéticas, tendo como foco, o carvão, o petróleo, e o gás natural colocando-se assim, em pauta, o que denominamos de transição energética no decorrer da história, e atualmente, como um dos principais paradigmas em discurso de políticas públicas e estratégias governamentais e privadas relacionadas à energia. Assim, a utilização de diferentes fontes primárias e secundárias na palestra, coletadas em diferentes locais do país e no exterior, oferecerão uma nova leitura sobre o processo de transição energética na História do Brasil junto com novas perspectivas a curto e longo prazo.

Expositora:

Drielli Peyerl (Pós-doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo – Pesquisadora do Research Centre for Gas Innovation)

Moderador:

Gildo Magalhães dos Santos (FFLCH e IEA/USP)

Evento público, gratuito e com inscrição prévia (INSCRIÇÕES ENCERRADAS).

Público online não há necessidade de se inscrever.

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo