Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário debate interações culturais entre populações diferentes

Seminário debate interações culturais entre populações diferentes

por Victor Matioli - publicado 17/05/2018 17:10 - última modificação 06/06/2018 08:36

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, será analisada por um grupo de pesquisadores das áreas de arqueologia, história e etnologia em seminário no IEA, que será realizado nos dias 5 e 6 de maio, a partir das 9h30.
Conexões entre culturas

A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, será analisada por um grupo de pesquisadores das áreas de arqueologia, história e etnologia em seminário no IEA. O evento Complex Connections Through Material Culture (conexões complexas por meio da cultura material) será realizado nos dias 5 e 6 de junho, a partir das 10h. A conferência é pública e gratuita, em inglês (sem tradução) e com transmissão ao vivo pela web. Os interessados em participar presencialmente devem se inscrever previamente.

O encontro contará com apresentações de pesquisadores do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Departamento de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Bristol, no Reino Unido. A organização é do MAE, com coordenação de Maria Cristina Nicolau Kormikiari Passos, do MAE, e Tamar Hodos, da Universidade de Bristol.

Entre os temas que serão abordados estão a conectividade no Mundo Antigo — ao redor do Mediterrâneo —, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central; e os impactos da relação de contato entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.

No dia 5 de maio, além das coordenadoras do seminário, outras duas pesquisadoras se apresentarão: Fabíola Andréa Silva, professora e pesquisadora do MAE, e Camilla Morelli, professora do Departamento de Arqueologia e Etnologia da Universidade de Bristol. No dia 6, haverá mais dois expositores: Leila Maria França, pós-doutora pelo Instituto de Investigaciones Antropológicas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), e Eduardo Goés Neves, pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios (Cesta) da USP.

Veja a programação completa abaixo.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Complex Connections Through Material Culture
5 e 6 de junho, 9h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo