Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Sentido de humanidade e hospitalidade num mundo de guerras e fome

Sentido de humanidade e hospitalidade num mundo de guerras e fome

por Sylvia Miguel - publicado 16/10/2015 13:35 - última modificação 01/02/2016 11:01

Movimento migratório sem precedentes leva especialistas a refletir sobre a ética da hospitalidade no dia 22 de outubro.

Crise Refugiados

As consequências das guerras do Oriente Médio colocam em evidência na agenda internacional os impactos do assombroso número de refugiados de guerra e fome, sem paralelo na história. O tema leva à discussão do princípio da hospitalidade, definida pelo filósofo Jacques Derrida como a capacidade de receber o outro como diferente, porém, essencialmente, igual. Suscita, ainda, uma análise comparativa sobre a reação europeia e a brasileira sobre a questão.

Para tratar do assunto, o IEA, com apoio do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP, promove a mesa-redonda O Desafio da Hospitalidade: Emigrantes e Refugiados no dia 22 de outubro, às 14h30, na Sala de Eventos do IEA. As inscrições devem ser realizadas previamente por e-mail (clauregi@usp.br). Quem não puder comparecer pode acompanhar o evento ao vivo pela internet.

Segundo encontro do laboratório Megatendências Globais e Desafios à Democracia, o debate tem a coordenação do cientista político português Álvaro de Vasconcelos, professor colaborador do IRI da USP, e participação de Geraldo Adriano Godoy de Campos, professor do curso de Relações Internacionais da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Sylvia Dantas, professora da Unifesp e coordenadora do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, João Alberto Alves Amorim, professor de direito internacional da Unifesp e coordenador da Cátedra Sérgio Vieira da Melo, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), e Larissa Leite, coordenadora do departamento de Proteção do Centro de Referência para Refugiados da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo. O laboratório Megatendências foi iniciado em junho deste ano com o debate O Desafio do Nacionalismo Identitário.

Relacionado

O Desafio do Nacionalismo Identitário

Megatendências Globais e Desafios à Democracia

"Assistimos ao drama dos que esperavam encontrar refúgio e hospitalidade e se deparam, em muitos países, com muros, arame farpado, violência e desconfiança, com ‘o medo do outro’, especialmente os muçulmanos e aqueles que vêm do Oriente Médio", afirma Vasconcelos.

A guerra da Síria levou quatro milhões a deixar o país e outros oito milhões a se deslocar internamente. A essa massa somem-se os refugiados de guerras do Iraque, Afeganistão, Sudão, Eritreia e Somália. Com isto, o número refugiados no mundo em 2014 chegou a 59,5 milhões, segundo estimativa do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados.

Foto: Freedom House/Flicker


O Desafio da Hospitalidade: Emigrantes e Refugiados
Dia 22 de outubro, às 14h30
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógico, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Com t
ransmissão ao vivo pela web

Informações: Cláudia Tavares (clauregi@usp.br), telefone (11) 3091-1686
Ficha do evento: http://www.iea.usp.br/eventos/o-desafio-da-hospitalidade-emigrantes-e-refugiados