Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Ubias escolhe "diálogo" como tema de 2020

Ubias escolhe "diálogo" como tema de 2020

por Fernanda Rezende - publicado 18/02/2020 13:57 - última modificação 18/02/2020 13:57

Rede de institutos de estudos avançados baseados em universidades incentiva a realização de eventos sobre a temática ao longo do ano.

Assembléia geral ONU
A Assembleia Geral da ONU é um dos maiores exemplos de diálogo entre países, com o objetivo de evitar conflitos
“Diálogo” é o tema de 2020 da rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês) da qual o IEA-USP faz parte. Escolhido pelos membros da rede por ser um tópico de importância global, pode ser explorado em diferentes formatos e perspectivas pelos institutos-membro. A intenção é que cada um deles promova atividades acadêmicas motivadas pela temática.

A Ubias justifica que a prática do diálogo está presente e é indispensável em diversas atividades e que o mundo está carente dela, “ainda que a tendência seja negligenciar sua importância e tentar pular para uma breve conclusão”.

Na sociedade, argumentam os membros da rede, o diálogo é indispensável para resolver longas discórdias e aprofundar entendimentos. "Poderia ser uma solução para um problema social profundo de 'falso ou fato'" (fake ou fact), avaliam.

Para os membros da Ubias, por mais que o "diálogo" esteja implícito na sociedade moderna e seja a base de sua formação, ainda não é claro como ele será valorizado em um futuro que pode ser altamente regulado pela inteligência artificial.

Tópico do ano

As atividades sobre o Tópico do Ano podem variar de um evento a uma série de encontros, incluindo conferências e discussões públicas, workshops, seminários ou um ciclo de conferências. A Ubias incentiva os IEAs organizadores a convidar pesquisadores de outros institutos como conferencistas ou participantes, bem como a realização de atividades conjuntas entre dois ou mais institutos. É uma forma de promover o interâmbio entres os membros da rede.

O primeiro Tópico do Ano foi "Mídia e Controle de Dados", em 2016. Em 2017, o tema foi "Medo"; em 2018, "Envelhecimento" e, em 2019, "Migração".