Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário discutirá alternativas sustentáveis para a gestão de resíduos sólidos nas cidades

por Nelson Niero Neto - publicado 04/11/2019 14:55 - última modificação 04/11/2019 18:11

Encontro, que será no dia 21 de novembro, terá representantes de grupos acadêmicos, industriais, governamentais e não-governamentais

Resíduos sólidos
Seminário abordará questões relacionadas à produção e gestão dos resíduos sólidos gerados nas cidades
Resíduos sólidos gerados nas cidades causam impactos globais e financeiros. Eles colocam em risco o meio ambiente e a saúde humana e são um dos itens que mais onera o orçamento dos governos. Em países mais pobres, esse impacto financeiro é ainda mais sentido, e muitas vezes é acompanhado de problemas locais como inundações, poluição do ar e da água e questões de saúde pública como diarreia, dengue e doenças respiratórias.

Com esse argumento, os pesquisadores do Programa USP Cidades Globais organizam o seminário Gestão de Materiais, Processos e Resíduos em Cidades, que será no dia 21 de novembro, às 8h30, no IEA. O objetivo é promover diálogos com diferentes grupos acadêmicos, industriais, governamentais e não-governamentais, e potencializar buscas por soluções sustentáveis com relação aos resíduos sólidos a partir de cidades, considerando a necessária articulação entre os vários setores envolvidos. Serão abordadas questões relacionadas à produção e gestão destes resíduos, considerando seus reflexos e influências sobre as cidades.

O encontro é aberto ao público, com inscrição prévia para a participação presencial. Para assistir a transmissão ao vivo pela internet, não é preciso se inscrever. Além do USP Cidades Globais, organizam o seminário o Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da USP, o Instituto de Biociências (USP) e o Departamento de Química da UFSCar.

Painéis

O seminário será dividido em dois painéis. No primeiro, o debate será focado no contexto da cidade de São Paulo. O segundo terá uma visão internacional, com foco na Alemanha, e será baseado nas ideias apresentadas no relatório “Global Chemicals Outlook”, lançado este ano pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Unep-ONU).

Ambos painéis, porém, partirão de algumas ideias globais sobre o tema. Uma delas é que as cidades, atualmente, geram cerca de 1,3 bilhões de toneladas de resíduos sólidos por ano, e é esperado que este volume dobre até 2025. Os gastos financeiros com a gestão desses materiais, segundo a ONU e o Banco Mundial, passarão dos atuais 205 bilhões de dólares anuais para cerca de 375 bilhões de dólares no mesmo período. “Portanto, mostra-se urgente refletir sobre a geração, disposição, destinação, tratamento e valorização de resíduos”, dizem os organizadores.

O primeiro painel, intitulado “O que leva a questão dos resíduos na cidade de São Paulo ser um problema eterno?”, tratará dos principais avanços, retrocessos e desafios da gestão de resíduos sólidos na cidade de São Paulo. Os participantes pretendem analisar o plano de gestão integrada do município e os desafios para potencializar a reciclagem. Além disso, será discutida a possibilidade da implementação da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos — envolvendo o poder público, fabricantes, importadores, comerciantes e os consumidores.

O expositor será o vereador paulistano Gilberto Natalini (PV). Após sua exposição, haverá um debate com Wanda Risso Günther, pesquisadora da Faculdade de Saúde Pública da USP; Carlos Rossin, pesquisador e diretor do Sindicato de Limpeza Urbana do Estado de São Paulo; e Fabricio Soler, advogado especializado em Direito dos Resíduos e Direito Ambiental. A moderação será de Marcos Buckeridge, professor do Instituto de Biociências da USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais.

O segundo painel será às 14h, após intervalo para almoço. Sua proposta principal é elaborar discussões que possam responder a questão “Como a química verde e sustentável pode colaborar para se evitar a geração de resíduos sólidos, bem como para a gestão destes no âmbito da economia circular?”.

O relatório “Global Chemicals Outlook”, que será abordado, teve como objetivo alertar formuladores de políticas sobre o papel da gestão de produtos e resíduos para o desenvolvimento sustentável. A partir dele, serão discutidos os caminhos possíveis para a redução da geração de resíduos e a eliminação dos riscos associados à saúde humana e ecossistemas.

O expositor será Klaus Kümmerer, da Leuphana University, da Alemanha. Os debatedores serão Vânia G. Zuin, pesquisadora do Departamento de Química da UFSCar; Roberto Werneck, engenheiro químico da área de Inovação e Tecnologia da Braskem; e Alexandre Martins Moreira, coordenador de projetos do Fraunhofer Institute for Process Engineering and Packaging, da Alemanha. A moderação será de Maria Eugenia Boscov, pesquisadora da Escola Politécnica da USP.

Gestão de Materiais, Processos e Resíduos em Cidades
21 de novembro, 8h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, com inscrição prévia - Haverá transmissão ao vivo pela internet