Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / USP Cidades Globais faz chamada pública de pesquisadores

USP Cidades Globais faz chamada pública de pesquisadores

por Mauro Bellesa - publicado 22/10/2020 12:55 - última modificação 10/11/2020 15:59

Interessados em participar do Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG) do IEA como pós-doutores ou pesquisadores colaboradores tem até 23 de novembro para se inscreverem no processo seletivo.

O Centro de Síntese USP Cidades Globais (USP-CG) do IEA recebe até 23 de novembro inscrições para a seleção de pesquisadores interessados em desenvolver projeto de pesquisa a partir de março de 2021.

Os candidatos podem se inscrever para realizar pós-doutorado ou atuar como pesquisador colaborador, com ou sem bolsa de agência de fomento. A obtenção de bolsa ficará a cargo do interessado.

Os projetos devem ter duração entre seis meses e cinco anos. A carga horária mínima total para pós-doutorado é de 960 horas e ao menos 20 horas por semana. Para pesquisador colaborador, a dedicação ao projeto deve ser de no mínimo 12 horas e no máximo 40 horas por semana.

A participação como pesquisador colaborador é exclusiva para pesquisadores externos à USP, vinculados ou não a outras instituições de ensino e pesquisa, com título de doutor conferido por qualquer instituição, nacional ou estrangeira.

Inscrições

Os interessados devem se inscrever (via formulário online) até as 12h do dia 23 de novembro. Antes de efetuar a inscrição, o pesquisador deve entrar em contato com o supervisor do tema ao qual sua proposta está relacionada. Atualmente são 21 temas, que podem ser alterados nas próximas semanas (veja a relação de temas e seus supervisores, com os respectivos e-mails).

A relação de selecionados que participarão do programa sem bolsa será divulgada no dia 12 de março. No caso dos projetos dependentes de bolsa, os pesquisadores serão incorporados ao programa à medida que as agências de fomento concedam as bolsas. A reunião inaugural das atividades de todos os selecionados será em 25 de março.

Além de desenvolverem seus projetos de pesquisa, os selecionados deverão:

  • realizar pelo menos um simpósio para aprofundamento teórico-metodológico sobre o tema de seu trabalho;
  • participar da organização de seminários UrbanSus, voltados à difusão dos avanços no conhecimento sobre questões de interesse do USPCG;
  • escrever pelo menos um artigo para publicação no site do USPCG;
  • submeter pelo menos um artigo para publicação em periódico ou livro;
  • colaborar na difusão dos resultados dos estudos e pesquisas do programa na mídia.

Objetivos

Ao realizar chamadas públicas de pesquisadores, o USPCG almeja contribuir com o aprimoramento da pesquisa e da excelência científica e tecnológica da universidade, bem como possibilitar a formação de grupos integrados por pesquisadores nacionais e estrangeiros voltados às questões urbanas.

A meta é gerar aplicações, experimentações e soluções que se convertam em subsídios para as transformações necessárias no contexto urbano.

Nesta terceira chamada pública anual, a expectativa é que os pesquisadores apresentem propostas com perfil inter e transdisciplinar, de forma a intensificar a interação entre as ciências sociais, humanas, naturais, ambientais e de sustentabilidade em projetos que considerem as complexidades das cidades e as projeções para 2050.

Programa

Projeto institucional criado pelo IEA em 2016, com apoio da Reitoria da USP, o USPCG é um espaço de diálogo entre pesquisadores e integrantes dos setores público e privado e de outras esferas da sociedade para colaborar na busca de propostas e soluções para a promoção da qualidade de vida nas cidades.

Essa contribuição se dá por meio de publicações, encontros, seminários e projetos específicos, bem como pelo envolvimento dos pesquisadores com gestores públicos municipais e representantes de setores empresariais e da sociedade civil.

Para o programa, as agendas públicas das cidades devem ser elaboradas com base em propostas examinadas cientificamente, de forma que a priorização das políticas públicas tenha a menor probabilidade possível de produzir erros ou efeitos inócuos.

A missão do USPCG é compreender a cidade como sistema complexo, por meio de uma abordagem inter e transdisciplinar que considere um sistema de proteção social com projeções até 2050 e responda à questão: o que pode ser feito para melhorar a vida das pessoas nas cidades e nas regiões metropolitanas.