Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 29/01/2019 12:46

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 16/01/2020 12:03

Prazo de inscrição: 15/02/2020

O programa Research Visits oferece uma estadia de três meses na Universidade de Konstanz e tem como público-alvo pesquisadores de instituições parceiras em início de carreira.

O objetivo das visitas de pesquisa é proporcionar uma oportunidade para engajamento em um projeto de pesquisa na universidade anfitriã, idealmente em colaboração com um colega do Zukunftskolleg, instituto de estudos avançados local.

Nenhuma limitação é colocada quanto à área de pesquisa desejada, desde que dentro das ciências humanas, naturais e sociais. O estudo interdepartamental e interdisciplinar é incentivado.

Pesquisadores visitantes recebem um espaço de trabalho com todas as instalações habituais para pesquisa e espera-se que participem das atividades do Zukunftskolleg.

Projetos experimentais nas ciências naturais só podem ser apoiados se os arranjos para o espaço do laboratório forem feitos com os respectivos departamentos, uma vez que o Zukunftskolleg não possui nenhum espaço laboratorial próprio.

O financiamento incluirá viagens de ida e volta para Konstanz e até 800 euros por mês para acomodação em Konstanz. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para visitas de pesquisa.

Mais informações sobre a chamada

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 12/12/2019 09:51

Prazo de inscrição: 28/02/2020

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

As bolsas Zukunftskolleg Konnect apoiam pesquisadores da África, Ásia e América Latina que estejam em início de carreira nas áreas relacionadas a um dos treze departamentos da Universidade de Konstanz. Como bolsista do ZUKOnnect, é possível ampliar as redes de pesquisa e conhecer um novo ambiente de pesquisa universitário sem perder o vínculo com a universidade de origem. Uma vez que as bolsas podem ajudar os candidatos na construção de sua primeira ponte para o sistema acadêmico alemão e europeu, estudantes em último ano de doutorado também são incentivados a se inscrever. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para os bolsistas do ZUKOnnect.

Mais informações sobre a oportunidade

Pôster

Universidade de Cergy-Pontoise, França

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 05/11/2019 16:15

Prazo de inscrição: 17/01/2020 (resumo) e 14/02/2020 (inscrição completa)

Como parte da Iniciativa de Excelência Paris Seine (PSI), uma chamada de propostas foi lançada para apoiar a excelência em pesquisa e o desenvolvimento internacional. O programa PSI-IAS Fellowships fomenta a internacionalização de visitas multidisciplinares. Pesquisadores de todas as nacionalidades são elegíveis. O programa receberá 10 pesquisadores juniores e seniores por um período que varia de quatro meses a um ano, durante o ano letivo de 2020-2021.

Descrição do programa
Saiba mais sobre como se inscrever
Contato: fir-inq@ml.u-cergy.fr

Universidade de Edimburgo, Escócia

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 13/01/2020 11:03

Prazo de inscrição: 28/02/2020, às 17:00 (horário local)

Todas as chamadas a seguir têm o mesmo prazo e estão sendo oferecidas pelo Instituto de Estudos Avançados em Humanidades, Edimburgo.

Senior Anniversary Fellowship 2020-2021
Em seu 50º aniversário, o IAS criou bolsas de estudo de três meses para os acadêmicos mais promissores em artes, humanidades e ciências sociais. Para 2020-21, buscam-se aplicações centradas no lugar das humanidades no século 21 para levar adiante a investigação de maneira interdisciplinar, talvez nas fronteiras disciplinares mais externas das ciências humanas, artes e ciências sociais. £ 10.500,00 de bolsa, além de subsídios de viagem.
Mais

Environmental Humanities Visiting Research Fellowships 2020-2021
Essas bolsas de estudo entre dois e quatro meses destinam-se a incentivar pesquisas interdisciplinares extraordinárias, colaboração acadêmica internacional e atividades de networking de bolsistas de pesquisa visitantes com um enfoque específico nas ciências humanas ambientais. Bolsa de £ 1.000,00 disponível.
Mais

IASH-SSPS Research Fellowships 2020-2021
As Bolsas de Pesquisa IASH-SSPS têm como objetivo incentivar pesquisas interdisciplinares de destaque, colaboração acadêmica internacional e atividades de networking de bolsistas de pesquisa em conjunto com acadêmicos da School of Social and Political Science (SSPS). Visita de dois a quatro meses. Bolsas disponíveis sob consulta.
Mais

Daiches-Manning Memorial Fellowship in 18th-Century Scottish Studies 2020-2021
A Daiches-Manning Memorial Fellowship homenageia dois excelentes estudiosos da literatura e cultura escocesa do século XVIII, o professor David Daiches (1912–2005) e a professora Susan Manning (1953–2013). É oferecida bolsa de US$ 3.000,00 / £ 1.800,00 em apoio à pesquisa sobre qualquer aspecto dos estudos escoceses do século XVIII. Visita de dois a seis meses, aberta a bolsistas de pós-doutorado de todas as nacionalidades, em todas as disciplinas e em todos os níveis de carreira.
Mais

Digital Scholarship Visiting Research Fellowships 2020-2021
Bolsas de estudo entre dois e quatro meses que se destinam a incentivar pesquisas interdisciplinares de foco digital, colaboração acadêmica internacional e atividades de networking com foco específico no digital. Bolsa de £ 1.000,00 disponível.
Mais

Combe Trust Fellowship
A intenção é incentivar a pesquisa interdisciplinar e a colaboração acadêmica internacional de destaque com acadêmicos do Centro de Teologia e Assuntos Públicos de Edimburgo: https://ctpi.div.ed.ac.uk/. Os pedidos de visitas de dois a três meses são bem-vindos por pesquisadores seniores nas seguintes áreas: teologia pública, religião e educação religiosa, fisiologia e saúde, direito escocês, construção da paz, reforma penitenciária, psiquiatria, psicologia e neurociência, filosofia moral, ciências naturais e artes (teatro, cinema, dança e artes visuais). Bolsa de £ 3.900,00.
Mais

IASH-Alwaleed Research Fellowship
O objetivo é incentivar pesquisas interdisciplinares de destaque no campo do Islã contemporâneo e da cultura muçulmana, além de colaboração acadêmica internacional e atividades de trabalho em rede de pesquisadores em conjunto com acadêmicos do Centro Prince Alwaleed Bin Talal para o Estudo do Islã no Mundo Contemporâneo: www.alwaleed.ed.ac.uk. Bolsa de £ 3.500,00 e verba para viagens.
Mais

Université Sorbonne Nouvelle, France

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 14:55 - última modificação 11/12/2019 15:59

Prazo de inscrição: 10/11/2019

Institut de Hautes Etudes de l’Amérique Latine (IHEAL) está recebendo candidaturas para as suas cátedras de professores convidados.

O IHEAL privilegia as candidaturas para um semestre (4 meses de setembro a dezembro de 2020 ou 3 meses de janeiro a abril de 2021), possibilitando uma real inserção dos professores convidados nas atividades de ensino e de pesquisa da universidade.

Os beneficiários das cátedras serão solicitados a ministrar dois cursos por semestre, numa carga horária total de 24 horas. Os cursos correspondem aos temas de pesquisa e competências do professor convidado, mas podem ser modificados em função das necessidades do IHEAL. As aulas podem ser ministradas em francês, inglês ou espanhol.

O IHEAL recebe candidaturas nas áreas de história, antropologia, geografia, sociologia, economia e ciência política. Durante o ano letivo 2020-2021, o comitê de seleção prestará uma atenção particular - mas não exclusiva - às propostas de curso nas áreas de sociologia, estudos de gênero e estudos urbanos, como também àquelas voltadas para América Central, o Caribe e o México. Os professores podem ser convidados a ministrar aula no novo Mestrado LAGLOBE (Latin America and Europe in a Global World) do IHEAL, que conta com o apoio da União Européia.

Os professores e pesquisadores que se beneficiarem da cátedra poderão realizar atividades em outras unidades da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris 3, bem como em outras instituições universitárias francesas ou europeias com as quais o IHEAL mantém colaborações.

Mais informações sobre a oportunidade e instruções para se candidatar estão disponíveis neste link.