Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de Pesquisa

Oportunidades de Pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 28/06/2018 08:49

Universidade de Aarhus, Dinamarca

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 29/11/2018 17:20

Prazo de inscrição: 23/01/2019

As bolsas de estudo COFUND do Instituto de Estudos Avançados de Aarhus estão disponíveis para pesquisadores talentosos de todo o mundo que possuam título de doutor e pelo menos dois anos de experiência em pesquisa de pós-doutorado em tempo integral, após conclusão de seu doutorado. Os candidatos podem escolher seu tópico de pesquisa livremente dentro de todas as áreas acadêmicas.

Mais informações sobre a chamada

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 28/11/2018 11:47

Prazo de inscrição: 31/01/2019

O programa Research Visits oferece uma estadia de um a seis meses na Universidade de Konstanz e tem como público-alvo pesquisadores de instituições parceiras em início de carreira.

O objetivo das visitas de pesquisa é proporcionar uma oportunidade para engajamento em um projeto de pesquisa na universidade anfitriã, idealmente em colaboração com um colega do Zukunftskolleg, instituto de estudos avançados local.

Nenhuma limitação é colocada quanto à área de pesquisa desejada, desde que dentro das ciências humanas, naturais e sociais. O estudo interdepartamental e interdisciplinar é incentivado.

Pesquisadores visitantes recebem um espaço de trabalho com todas as instalações habituais para pesquisa e espera-se que participem das atividades do Zukunftskolleg.

Projetos experimentais nas ciências naturais só podem ser apoiados se os arranjos para o espaço do laboratório forem feitos com os respectivos departamentos, uma vez que o Zukunftskolleg não possui nenhum espaço laboratorial próprio.

O financiamento incluirá viagens de ida e volta para Konstanz e até 800 euros por mês para acomodação em Konstanz. O Zukunftskolleg não oferecerá contratos de trabalho para visitas de pesquisa.

Mais informações sobre a chamada

Universidade de Freiburg e Universidade de Gana

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 09/11/2018 14:35

Prazo de inscrição: 30/11/2018

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Freiburg, na Alemanha, em cooperação com o Instituto Merian de Estudos Avançados na África (MIASA), sediado na Universidade de Gana, está anunciando bolsas para pesquisadores juniores e seniores.

O MIASA se dedica ao tema da "Governança Sustentável". Em sua primeira chamada para bolsas de curto prazo, receberá candidaturas de pesquisadores de excelência para se juntarem ao grupo interdisciplinar “Parlamentos e Democracia na África” de setembro a dezembro de 2019.

São elegíveis para inscrição pesquisadores de todos os países que tenham concluído o seu doutorado em uma disciplina relevante das Ciências Humanas ou das Ciências Sociais. Os candidatos devem propor um projeto de pesquisa que corresponda ao foco de pesquisa.

Programa de Apoio a Jovens Cientistas de Excelência

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 10:40 - última modificação 06/11/2018 14:59

Inscrições até as 15:00 de 14 de dezembro de 2018 (horário de Brasília).

O Serrapilheira é uma instituição privada sem fins lucrativos. Tem o objetivo de financiar pesquisas de excelência com foco em produção de conhecimento e iniciativas de divulgação científica.

Em sua chamada mais recente, pretende apoiar o desenvolvimento da carreira de cientistas que, em busca da construção ou consolidação de suas agendas de pesquisa, proponham grandes perguntas em suas áreas.

Haverá financiamento de projetos que contribuam para o conhecimento fundamental em ciências naturais, matemática e ciência da computação. Propostas interdisciplinares nessas áreas são igualmente bem-vindas.

Não serão apoiadas propostas que pretendam apenas continuar a linha de pesquisa atual do proponente e/ou do ex-orientador.

Um total máximo de 24 jovens pesquisadores será financiado através de dotações de até R$ 100 mil pelo período de um ano.

A data oficial de início do apoio será 1º de junho de 2019.

 

Mais informações na página da instituição

Desafio Google de Impacto em IA

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 10:40 - última modificação 31/10/2018 16:13

Como parte do programa Inteligência Artificial para o Bem Social, o Google está lançando o Desafio Google de Impacto em IA, um convite para organizações sem fins lucrativos, estudiosos e empreendedores sociais de todo o mundo para inscrever propostas sobre como usar IA para enfrentar os grandes problemas sociais, humanitários e ambientais do mundo.

Organizações selecionadas terão ajuda para darem vida às suas propostas com mentoria de especialistas em IA do Google, um total de até 25 milhões de dólares em bolsas concedidas pelo Google.org, além de créditos e consultoria do Google Cloud. Os beneficiários também participarão de um programa especializado do Launchpad Accelerator, além do recebimento de suporte adicional customizado de acordo com as necessidades de cada projeto em colaboração com o DataKind, organização sem fins lucrativos de ciência de dados.

No primeiro semestre de 2019, um painel internacional de especialistas, que trabalham com Ciências da Computação e o terceiro setor, será convidado para ajudar a escolher as propostas. A expectativa não é atrair inscritos especializados em inteligência artificial. Para qualquer organização sem fins lucrativos ou pesquisador(a) que tenha uma boa ideia (ou vontade de desenvolver uma grande ideia), foi criado um guia educativo com uma introdução à IA e aos tipos de problema que ela ajuda a solucionar, além de workshops nas principais cidades do mundo.

Mais informações