Você está aqui: Página Inicial / PESQUISA / Oportunidades de pesquisa

Oportunidades de pesquisa

por Richard Meckien - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 29/01/2019 12:46

Universidade de Strasbourg, França

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:55

Prazo de inscrição: 10/09/2018

O Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Strasbourg (Usias) lançou o seu edital para o programa de bolsas para pesquisadores de 2019. O Usias apoia a excelência e a originalidade de pesquisa em todos os domínios científicos. A cada ano, são selecionados de 10 a 20 bolsistas para participarem do programa por períodos que variam de três meses a dois anos. Pesquisadores de fora da instituição estão especialmente convidados a se inscreverem.

Mais informações na página da instituição

Bolsa de PD em Ciências Sociais e Ambientais

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:54

Prazo de inscrição: 31/08/2018

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) está oferecendo duas bolsas de pós-doutoramento vinculadas à Universidade de São Paulo (USP) que integram o Projeto GLOCULL “Inovações Alimento-Água-Energia globalmente e localmente sustentáveis em Laboratórios Urbanos Vivos”, apoiado por Belmont (http://www.belmontforum.org/) e JPI Urban Europe (jpi-urbaneurope.eu/) como parte da chamada international Sustainable Urbanisation Global Initiative – SUGI (https://jpi-urbaneurope.eu/calls/sugi/).

As bolsas terão duração de 24 meses e suas condições seguem as normas da Fapesp (http://www.fapesp.br/270). Os estágios de pós-doutoradamento serão relizados na USP, em São Paulo/SP.

Mais infomações sobre a oportunidade

Universidade de Konstanz, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:57

Prazo de inscrição: 15/10/2018

O Zukunftskolleg é o instituto de estudos avançados da Universidade de Konstanz (Alemanha) para a promoção de destacados pesquisadores em início de carreira nas ciências naturais, humanidades e ciências sociais. Oferece uma plataforma para o discurso interdisciplinar entre pesquisadores na Alemanha e no exterior, fornecendo recursos para a obtenção de financiamento extramuros. Pesquisadores do Zukunftskolleg realizam pesquisas sem restrições administrativas e têm a liberdade de se envolver em uma troca significativa com outros colegas promissores.

O Zukunftskolleg oferece:

  • três bolsas de pós-doutorado de dois anos de duração para aqueles que estão no estágio inicial de sua carreira acadêmica e planejam desenvolver e implementar um projeto de pesquisa independente. O grupo-alvo consiste de pesquisadores em nível de pós-doutorado, de mente aberta, que assumem riscos e são intelectualmente talentosos, de modo que se possa esperar que eles assumam papéis de liderança na academia;
  • duas bolsas de pesquisa de cinco anos de duração para promover pesquisadores com experiência de trabalho significativa no nível de pós-doutorado, visando uma carreira acadêmica. Os fellows constroem sua própria identidade acadêmica ao liderar um grupo de pesquisa independente na Universidade de Konstanz. Essas bolsas estão disponíveis para pesquisadores caracterizados por uma mente forte e criativa, uma capacidade de pensar e se comunicar além de suas próprias disciplinas, independentemente de sua nacionalidade.

 

Ambos os perfis de bolsas estão abertos a pesquisadores de todas as áreas representadas na Universidade de Konstanz.

Mais infomações sobre a oportunidade no site do instituto

Universidade de Erfurt, Alemanha

por Richard Meckien - publicado 11/07/2018 16:05 - última modificação 11/12/2019 15:57

Prazo de inscrição: 01/10/2018

O Max Weber Centre for Advanced Cultural and Social Studies, localizado na Universidade de Erfurt, é um centro de pesquisa internacional altamente classificado. Seu programa de pesquisa "weberiana" combina perspectivas históricas, comparativas e interdisciplinares com foco em questões normativas nas ciências sociais. Tem maior interesse nos desafios sociais contemporâneos, especialmente aqueles que surgem em conexão com pluralidade (religiosa), diversidade cultural e processos sociais de aceleração e crescimento. Dentro de seu programa de bolsas MWK-FELLOWS o Max-Weber-Kolleg oferece até 10 bolsas para pesquisadores experientes.

Leia mais sobre a oportunidade

Edital de Apoio à Realização de Eventos Científicos – Grandes Desafios da Ciência

por Richard Meckien - publicado 27/06/2018 10:40 - última modificação 11/12/2019 15:54

Conforme Portaria PRP 657 de 16/07/2018, a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP selecionará propostas das Unidades, Museus e Institutos Especializados para a realização de Eventos Científicos que visem a discussão e o diagnóstico dos Grandes Desafios da Ciência, em qualquer área do conhecimento. As propostas selecionadas receberão recursos oriundos de convênio com o Banco Santander para as despesas com sua organização.

As Comissões de Pesquisa deverão receber as propostas dos interessados e encaminhar à Pró-Reitoria de Pesquisa por processo físico aquelas que atendam ao escopo do Edital, até o dia 15/09/2018. Deverão constar na proposta as seguintes informações:

a) Breve descrição dos grandes desafios da área e como a temática do evento está situada nesse contexto.

b) Nome e minibiografia ou CV resumido do(s) pesquisador(es), incluindo os estrangeiros.

c) Público estimado (número de pessoas e perfil acadêmico e/ou profissional).

d) Contrapartida da Unidade ou recursos de Agências de Fomento, se houver.

e) Orçamento detalhado com despesas previstas de até R$ 60.000,00.

f) Nomes, e-mails e link(s) do(s) CV Lattes do(s) docente(s) USP responsável(is) pela organização do evento.

Eventuais dúvidas devem ser encaminhadas pelo Fale Conosco do sistema Atena, assunto "Editais PRP".

Mais informações disponíveis no site da PRP