João Varella
(Lote 42) é jornalista, escritor e empreendedor. Com abordagem criativa na forma que se apresenta e divulga seus livros, a Lote 42 – editora que construiu com Thiago Blumenthal e Cecilia Arbolave – ganhou destaque em 2014, quando prometeu – e cumpriu – que daria 10% de desconto para cada gol que o Brasil sofresse durante os jogos da Copa do Mundo. Com a goleada histórica da Alemanha de 7 x 1, a editora vendeu seus livros com 70% de desconto, o que gerou uma das mais bem sucedidas ações de publicidade da Copa do Mundo. João, ao lado de sua equipe da Lote 42, criou ainda a Banca Tatuí e a Feira Miolo(s), que têm como objetivo criar espaços para dar visibilidade à produção independente. Em sua inscrição, João foi avalizado por profissionais tanto do mercado editorial quanto de outras indústrias. Como o caso de Gustavo Piqueira, do escritório de design Casa Rex que disse: “não considero João Varella alguém que vem se destacando na cadeia produtiva do livro. Considero João Varella alguém decidido a reinventá-la”. Outra que deu a sua chancela ao trabalho de João é Elisa Ventura, da Livraria Blooks: “João Varella criou uma editora inspiradora, profissional, cheia de ideias criativas e energia”. |
Evento:
- Por uma Lei da Bibliodiversidade, 13 a 15 de outubro de 2021