Você está aqui: Página Inicial / POLOS / Ribeirão Preto / História e Objetivos

História e Objetivos

por João Rafael - publicado 07/03/2013 15:50 - última modificação 10/05/2016 13:51

Inaugurado em 4 de novembro de 2009, o Polo tem como objetivos promover a extensão e a integração das atividades do Instituto de Estudos Avançados no campus de Ribeirão Preto, mantendo efetiva cooperação e atendendo aos princípios gerais de interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, alto nível científico e cultural, além do atendimento aos objetivos regionais acadêmicos e comunitários.

Dentro de suas atividades, o Polo Ribeirão Preto desenvolve programas, projetos e eventos nas áreas do desenvolvimento científico, tecnológico, educacional e cultural, aproveitando-se da sólida base de recursos humanos e institucionais presentes no campus de Ribeirão Preto.

COORDENADOR
Prof. Fernando de Queiroz Cunha

DSCN6027.JPGProfessor titular do Departamento de Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP e coordenador do polo do IEA de Ribeirão Preto desde abril de 2015. Graduou-se em ciências biológicas, modalidade médica, pela Universidade de Brasília (UnB), obteve o título de mestre em fisiologia e farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e tornou-se doutor em farmacologia pela USP. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e consultor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

VICE-COORDENADOR
Prof. Antonio José da Costa Filho

Antonio José da Costa FilhoCosta é professor titular na USP Ribeirão Preto e sua área de pesquisa envolve a investigação das interações entre biomoléculas, enfatizando a relação entre as proteínas e seus ligantes. Está envolvido também em projetos que buscam identificar como compostos farmacológicos afetam a organização de modelos para a membrana celular. É membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e pesquisador 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Atualmente é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Física aplicada à Medicina e Biologia, membro titular do Comitê de Assessoramento do CNPq de Biofísica, Bioquímica, Farmacologia e Neurociências e também vice-presidente da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf).

registrado em: ,