Vídeos
As opiniões expressas por expositores, debatedores e outros participantes dos eventos não representam necessariamente o posicionamento do IEA sobre os temas abordados.
A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:44Recentemente foi sancionado o decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto 9.283/2018). Este grande avanço para as atividades em CT&I precisa agora ser melhor conhecido para que seja plenamente utilizado pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). O evento discutiu as possibilidades de uso pleno do novo Marco Legal com profissionais ligados ao seu embasamento jurídico e funcional. O intuito do encontro foi incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.
Reflexões sobre Filosofia e Medicina
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28Desde o surgimento, Filosofia e Medicina dialogam, com influências mútuas em seus métodos, pesquisas e reflexões. Algumas concepções tais como ser humano, saúde, doença, cuidado, corpo, mente, clínica, sociedade, existência, entre outras estudadas em Filosofia, impactam diretamente o trabalho de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento em Medicina. Esta conferência refletiu sobre a prática cotidiana dos profissionais da Medicina e da Filosofia, tendo como foco o ser humano a quem se dedicam tais práticas, considerado em seus múltiplos aspectos. Foram abordadas as interferências dos elementos circunstanciais, históricos e subjetivos nos processos de pesquisa, diagnóstico, prognóstico e tratamento.
Printmaking Technique Perspectives
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 18:05A gravura contemporânea evoluiu de seus processos básicos para um território interdisciplinar mais amplo, que cobre grande parte da prática artística pós-moderna. A avaliação é da curadora de artes visuais Breda Skrjanec, do Centro Internacional de Artes Gráficas da Eslovênia, que falou sobre as mudanças neste evento do IEA. Para ela, um marco na evolução recente da gravura foi a exposição "Thinking Print: Books to Billboards, 1980-1995", realizada pelo Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York em 1996. Essa mostra "detectou e legitimou mudanças na gravura contemporânea para um campo expandido".
A USP no Novo Marco da Inovação e Lei do Bem - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:04Recentemente foi sancionado o decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto 9.283/2018). Este grande avanço para as atividades em CT&I precisa agora ser melhor conhecido para que seja plenamente utilizado pelas Instituições de Ciência e Tecnologia (ICT). O evento discutiu as possibilidades de uso pleno do novo Marco Legal com profissionais ligados ao seu embasamento jurídico e funcional. O intuito do encontro foi incentivar a organização da pesquisa na USP em torno desse tema estratégico, fomentando abordagens transdisciplinares e a interação entre pesquisadores de diferentes Unidades.
8ª Virada Sustentável - Vida Urbana e Saúde: Os Desafios dos Habitantes das Metrópoles
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28O evento apresentou uma forma multidimensional e sistêmica de compreender a saúde, demonstrando como diferentes fatores (ambientais, sociais, econômicos) influenciam na saúde e qualidade de vida da população. Com base em seu livro, lançado em 2018, Paulo Saldiva abordou como a cidade de São Paulo e suas dinâmicas influenciam na saúde da população, tratando de temas como ilhas de calor, (i)mobilidade, poluição, saneamento e violência. Por sua vez, Marco Akerman falou sobre a multidimensionalidade e a intersetorialidade na saúde, e demonstrou a relação entre a saúde e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Por fim, Zanotto tratou das pesquisas atuais sobre virologia.
8ª Virada Sustentável - As Dimensões das Crises Hídricas em São Paulo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:27O evento apresentou um debate multi e interdisciplinar sobre os recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e a possibilidade de outra crise em um futuro próximo. As discussões tomaram como base as pesquisas apresentadas no Livro Branco da Água, publicação do IEA organizada por Wagner Costa Ribeiro, professor da FFLCH-USP, e Marcos Buckeridge, professor do IB-USP e coordenador do Programa USP Cidades Globais. A obra, de caráter interdisciplinar, analisou, entre outros temas, a última crise hídrica na RMSP e está organizada em três seções: origem das crises hídricas; impacto das crises e soluções para o futuro da água.
Acesso à Informação e Violência Contra as Mulheres
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28Apesar dos avanços, a violência contra as mulheres por razões de gênero continua apresentando níveis alarmantes e com escalas crescentes de gravidade, sem que tenhamos informações suficientes para avaliar onde as políticas e leis falham e como podemos aprimorá-las. A partir das experiências do Observatório Nacional de Violência e Gênero (ONVG) da Universidade Nova de Lisboa e da Pesquisa de Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher), o evento abordou as pesquisas científicas como eixo estruturante das políticas de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades - Tarde
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53O encontro "Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades", segundo seminário do Ciclo UrbanSus, teve como objetivo debater a relação entre tecnologia e sustentabilidade, analisando como a tecnologia pode ser utilizada de forma transversal e sistêmica para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O evento promovido pelo Programa USP Cidades Globais do IEA, pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Uninove, contou com importantes discussões relacionadas às temáticas de cidades inteligentes; cidades sustentáveis; inovação nas cidades; e formação de profissionais para realizar o planejamento e implementação de intervenções sistêmicas, que utilizem da tecnologia para promoção de ambientes urbanos sustentáveis.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades - Manhã
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:52O encontro "Inovação, Sustentabilidade e Ação Sistêmica nas Cidades", segundo seminário do Ciclo UrbanSus, teve como objetivo debater a relação entre tecnologia e sustentabilidade, analisando como a tecnologia pode ser utilizada de forma transversal e sistêmica para contribuir com o desenvolvimento sustentável das cidades brasileiras. O evento promovido pelo Programa USP Cidades Globais do IEA, pelo Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis da Uninove e pelo Programa de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental e Sustentabilidade da Uninove, contou com importantes discussões relacionadas às temáticas de cidades inteligentes; cidades sustentáveis; inovação nas cidades; e formação de profissionais para realizar o planejamento e implementação de intervenções sistêmicas, que utilizem da tecnologia para promoção de ambientes urbanos sustentáveis.
O Problema da Causação Mental em Filosofia da Mente e suas Implicações Clínicas
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:30Esta foi a segunda conferência do Ciclo Reflexões sobre Filosofia e Medicina. Entre os principais problemas da Filosofia da Mente encontra-se a questão da causação mental, que consiste em investigar as relações entre os estados físicos e os estados mentais, isto é, entre corpo e pensamentos, sentimentos, dores, sonhos, desejos, etc. Clinicamente – tanto em medicina como em psicologia, psicanálise, filosofia, ou em fisioterapia, odontologia, enfermagem e demais áreas que trabalham com a saúde – a causação mental é observável, mas não é explicada, ou seja, sabe-se que ocorre, mas não sabe-se como ocorre. Neste evento, Monica Aiub abordou, a partir da Filosofia da Mente, algumas teorias sobre a causação mental e suas respectivas implicações em situações clínicas.
Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte V
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.
Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte IV
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:54Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.
Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte III
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.
Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:53Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.
Jornada de Engenharia Popular: Caracterização, Desafios e Potencialidades - Parte I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:28Engenharia popular (EP) designa uma prática brasileira da engenharia que busca não apenas a construção participativa do diagnóstico e da solução do problema técnico enfrentado pelo grupo popular com o qual se trabalha, como também, por meio desse processo, a gradativa construção de uma ordem sociotécnica de maior empoderamento, sustentabilidade ambiental e igualdade. Neste evento, a EP foi abordada em quatro momentos: a apresentação de demandas por soluções técnicas adequadas por alguns movimentos sociais; a caracterização da EP, ao modo como a Repos a desenvolve; problematização desse tipo de atuação popular da engenharia, a partir de desafios que ela não pode se furtar a enfrentar; enriquecimento da tradição da EP a partir do diálogo com outras iniciativas populares de projeto e tecnologia.
O Homem e o Rio: Histórias de Índios e Quilombolas do Baixo São Francisco
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38Esta mesa-redonda marcou a abertura da exposição de mesmo nome no IEA. Nela, os conferencistas (responsáveis pelas fotografias da mostra) trataram da importância das comunidades tradicionais na conservação do rio São Francisco. Há seis anos eles pesquisam a relação das comunidades ribeirinhas Xokó (indígena) e Resina (quilombola) com o ambiente em que vivem.
A Relação de Zika com Dengue e Outros Flavivírus
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50As inter-relações clínicas e imunológicas entre a infecção por dengue e outros flavivírus (como a dengue e a febre amarela) e suas consequências na patogênese da doença são discutidas neste encontro.
Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Tarde)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:50Pesquisadores e profissionais do mercado de saúde discutiram ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”.
Virologia Prospectiva: Estratégias para Responder a Emergências em Saúde (Manhã)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40Pesquisadores e profissionais do mercado de saúde discutiram ações “proativas e integradas” que ajudem a evitar o surgimento de emergências virais no Brasil. Segundo os organizadores, casos recentes como do Zika vírus, da Chikungunya e da febre amarela, e a ameaça atual de novo surto de sarampo e poliomielite indicam que instituições acadêmicas e de saúde pública realizam ações pulverizadas, que atendem a tais emergências responsivamente. “Não há atualmente mecanismos que consigam antecipar esses cenários, mitigando impactos econômicos e de saúde pública”.
Os Desafios da Autonomia Universitária
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39Os físicos Paulo de Tarso Muzy e José Roberto Drugowich estiveram no IEA para discutir o mesmo tema que trataram em profundidade no livro "Os Desafios da Autonomia Universitária: História Recente da USP". Eles falaram sobre tópicos como gratuidade, processo de nomeação de dirigentes, flexibilidade dos contratos de trabalho, avaliação, representação externa e prestação de contas. A apresentação foi comentada por um time de professores que ocupa ou já ocupou cargos administrativos em universidades ou instituições de incentivo à pesquisa.
Future of Marine-Dependent Societies: Advanced Science on Climate Change and Oceans
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:49O primeiro seminário de uma série que trata do futuro das sociedades dependentes do mar teve exposição de dois dos mais proeminentes cientistas contemporâneos que investigam mudanças climáticas nos oceanos: Marion Gehlen (IPSL, França) e William Cheung (University of British Columbia, Canadá). Suas pesquisas tratam dos modelos climáticos e biogeoquímicos globais, com aspectos diretamente ligados aos recursos vivos e às contribuições dos oceanos para a sociedade.
Recursos Hídricos: do Oriente Médio ao Brasil
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:49A dificuldade de acesso à água pode estar relacionada não apenas ao grau de sua disponibilidade, mas também à qualidade da gestão dos recursos hídricos disponíveis, segundo o geógrafo Luís Antonio Bittar Venturi. Neste encontro, por meio de três estudos de caso, Venturi buscou demonstrar que acordos de cooperação de uso compartilhado de bacias hidrográficas e o atual estágio de desenvolvimento tecnológico "anulam a hipótese de escassez hídrica e eventuais conflitos decorrentes de disputa por água". Para tratar do uso compartilhado de bacias hidrográficas, ele utilizou como base empírica o contexto da bacia do rio Eufrates - partilhada por Turquia, Síria e Iraque.
(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento (2º encontro)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07Segundo encontro do ciclo "(Re)Discussão sobre as Grandes Áreas do Conhecimento", o seminário debate atributos profissionais.Trata-se do diálogo entre ensino e pesquisa e as práticas profissionais. Os participantes discutem a valorização, nas mais diversas áreas do conhecimento (medicina, odontologia, música, teatro, educação física etc.), das qualidades profissionais, da performance e das capacidades psicomotoras (práticas corporais além das intelectuais, ou, em latim, mente manuque). O objetivo é resgatar os ideais de Newton Sucupira, salientando a relevância da pós-graduação profissional, bem como dos saberes práticos que são essenciais para o desenvolvimento não só das artes, mas também das ciências.
Resiliência Urbana no Contexto do Nexo Água, Energia e Alimentos
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07Pesquisadores ingleses, holandeses e brasileiros discutiram a resiliência urbana no contexto do nexo água, energia e alimentos. De acordo com os organizadores, a resiliência é o que ajuda as cidades a se adaptarem e se transformarem diante de desafios como mudanças climáticas, pressões por crescentes populações migrantes e infraestruturas inadequadas.
Perspectivas Filosóficas sobre a Técnica e o Maquinismo
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07Discussão do aporte filosófico dos problemas da técnica e do maquinismo legados por Gaston Bachelard e Georges Canguilhem. Este seminário também permitiu apontar alguns dos prolongamentos temáticos deste assunto na contemporaneidade, em particular acerca do atual controle humano pelas máquinas.
Diálogo e Intersubjetividade em Clínica: Contribuições da Filosofia de Martin Buber
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40Pesquisadores analisaram como a obra do filósofo e pedagogo Martin Buber, morto em 1965, pode colaborar com o trabalho em clínicas, considerando a importância do diálogo e da intersubjetividade nessas atividades. O austríaco, que aborda a alteridade e a relação dialógica em seus escritos, é tema do livro “Martin Buber, a Filosofia e Outros Escritos sobre o Diálogo e a Intersubjetividade”, de autoria de José Maurício de Carvalho, conferencista no evento. Além dele, participaram como debatedores o médico Paulo Saldiva, diretor do IEA, e a comunicadora Liana Gottlieb.
As Ruínas do Esclarecimento: O Desenvolvimento da Técnica (ainda) é Emancipatório?
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:07A confiança cega de que ciência e técnica são produções neutras do processo tecnológico da emancipação humana constitui um pressuposto "mítico" da modernidade, passível de crítica radical diante da degradação social e ecológica, segundo o professor de filosofia Marildo Menegat, do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Ele destaca que, já em 1947, no livro "Dialética do Esclarecimento", Theodor W. Adorno e Marx Horkheimer perguntavam "por que a humanidade, em vez de entrar em um estado verdadeiramente humano está se afundando em uma nova espécie de barbárie".
Ciclo Arte, Curta-Metragem e Direitos Humanos - Conversações: Violência Urbana e Direitos Humanos (Oficina 4)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 17:57O quarto encontro do ciclo "Arte, Curta-metragem e Direitos Humanos - Conversações" apresentou o curta-metragem "Brasil", de Aly Muritiba, para discutir o crescimento exponencial das formas de violências nas sociedades contemporâneas.
Centralidades Periféricas: Reflexões Sobre Literatura Periférica e Universidade
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06A literatura produzida nas periferias do Brasil foi o tema da primeira atividade da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência sob a gestão de Eliana Sousa Silva. O seminário inaugurou a série de diálogos “Centralidades Periféricas”, que busca aproximar docentes, técnicos, estudantes, artistas, intelectuais e ativistas das periferias brasileiras. “As ações culturais realizadas por grupos das periferias permitem que estas afirmem um lugar na cidade para além dos tradicionais estereótipos, centrados na carência e na precariedade”, avalia Eliana, que também é fundadora e diretora da Redes da Maré.
Henri Lefebvre e a Utopia do Direito à Cidade
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00Associada geralmente ao filósofo francês Henri Lefebvre (1901-1991), a ideia do "direto à cidade" - que inclusive dá nome a seu famoso livro de 1968 - "tem sido banalizada e, numa leitura instrumentalizada, se tornou o seu outro", de acordo com a geógrafa Ana Fani, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e coordenadora do Grupo de Estudos Teoria Urbana Crítica do IEA. O objetivo do seminário foi "trazer um pouco da profundidade do pensamento de Lefebvre para refletir sobre o futuro através da compreensão do presente, contra o discurso que justifica, pela urgência em superar a crise, a ação do Estado reproduzindo a lógica do capital", de acordo a pesquisadora.
Deslocamento de Coleções: A Conservação Transigente
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38O último encontro do ciclo de mesas-redondas em conservação e restauração tratou do deslocamento de acervos para outros espaços.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 4 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:40Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.
Bônus Demográfico na América Latina
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00A redução das taxas de natalidade e o aumento da expectativa de vida da população podem trazer vantagens para as economias, mas também alguns desafios aos países que enfrentam essa realidade. Se por um lado uma população economicamente ativa maior pode resultar em ganhos no desenvolvimento, também é preciso estar preparado para atender à crescente parcela de idosos. O tema foi debatido neste painel por representantes do Colégio do México, Banco Mundial e Fundação Seade.
Genômica Aplicada à Saúde e à Agricultura
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06Encontro apresentou projeto da Unicamp que tem conseguido envolver indústria e academia, em um consórcio internacional, para acelerar o desenvolvimento de novos medicamentos. A iniciativa coloca a ciência biomédica e a ciência agrícola sob o mesmo teto, aproveitando-se da sinergia entre as áreas para aprofundar o conhecimento da biologia humana e das plantas.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 3 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 2 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:39Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.
Migração e Educação
— por Fernanda Rezende — última modificação 18/09/2019 12:08Neste seminário, a presidente do Colegio do México apresentou os resultados de suas pesquisas sobre os efeitos da migração na educação de crianças e jovens. Segundo ela, as trajetórias educacionais das crianças podem ser positivamente ou negativamente alteradas devido à sua própria mobilidade ou a dos pais.
Ciclo UrbanSus: Sustentabilidade Urbana - Sustentabilidade nas Cidades - Parte 1 de 4
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:06Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, o Ciclo de Seminários "UrbanSus: Sustentabilidade Urbana" tem por objetivo refletir sobre o papel das cidades e o estímulo a boas práticas por meio do compartilhamento de soluções sustentáveis urbanas resultantes de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. De acordo com os organizados do ciclo, há a necessidade de soluções efetivas, acessíveis, equitativas e duráveis para desafios mais urgentes, envolvendo mobilidade, segurança hídrica, energia, saneamento ambiental, áreas verdes, segurança alimentar, rápida urbanização e suas complexas interações com as mudanças globais e a falta de acesso a serviços por grande parte da população.
O Futuro dos Oceanos - Mesa 4 e Fechamento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. O tema desta quarta e última mesa foi: SOLUÇÕES PARA UM MAR SEM LIXO
O Futuro dos Oceanos - Mesa 3
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. A terceira mesa teve como tema: ÁREAS MARINHAS PROTEGIDAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
O Futuro dos Oceanos - Lançamento
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha.
O Futuro dos Oceanos - Mesa 2
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:00Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. A segunda mesa tratou do tema: VIDA MARINHA: COMO DETER A DESERTIFICAÇÃO EM CURSO
Mobilidade Urbana e Direito à Cidade
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:38A função da mobilidade urbana na manutenção do direito à cidade foi debatida em um seminário no IEA, no dia 8 de junho. Cunhado em 1968 pelo filósofo francês Henri Lefebvre, o termo “direito à cidade” é relacionado à construção de uma cidade voltada para as necessidades das pessoas, que promova o encontro entre os diferentes. Às cidades industriais que valorizavam o desenvolvimento econômico em detrimento do desenvolvimento humano, Lefebvre dava o nome de não-cidades. É frente a este horizonte de negação dos espaços urbanos aos cidadãos que os organizadores do encontro acreditam ser necessário pensar a mobilidade: “O debate crítico da mobilidade urbana é um recurso e fundamento para a conquista do direito à cidade”.
O Futuro dos Oceanos - Abertura e Mesa 1
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:59Pesquisadores, acadêmicos, jornalistas, membros de ONGs e do Ministério do Meio Ambiente (MMA) estiveram neste seminário para tratar da conservação e degradação dos oceanos. Eles trataram da preservação da vida e biodiversidade marinha; pensam soluções para um mar sem lixo; discutiram os efeitos das mudanças climáticas nos oceanos e estratégias para a conservação marinha. O tema da primeira mesa foi: OS OCEANOS E AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS: IMPACTOS, INTERAÇÕES E CONSEQUÊNCIAS
Migrações Internacionais e os Desafios da Integração Local no Estado Brasileiro
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 12:37Este seminário propôs a discussão de relações entre xenofobia, identidade, vulnerabilidade e integração local e os desafios que envolvem a proteção do sujeito migrante internacional a partir das políticas do Estado brasileiro.
Complex Connections through Material Culture - Part III
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:38A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.
Complex Connections through Material Culture - Part II
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:37A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.
Complex Connections through Material Culture - Part I
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:37A influência que culturas diferentes exercem umas nas outras, ainda que separadas por fronteiras temporais e geográficas, é analisada por historiadores, arqueólogos e etnólogos. Entre os temas abordados estão: a conectividade no Mundo Antigo, da Idade do Ferro ao período Helenístico; as relações de contato e trocas entre povos da Amazônia e América Central de tempos remotos até o primeiro milênio da Era Crista; e os impactos da relação entre grupos indígenas sul-americanos e as sociedades coloniais.
Dinâmicas Socioterritoriais na América Latina
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 18/09/2019 11:41Pesquisadores de três países (Colômbia, Equador e França) discutiram os processos territoriais decorrentes de práticas sociais geradas pelo uso dos recursos, da produção e da circulação de bens. Eles também falaram sobre como tais práticas podem significar riscos e vulnerabilidades às áreas urbanas e regiões produtoras.
Educação e Justiça e as Artes de Fazer o Comum na Escola (Parte II)
— por Sergio R V Bernardo — última modificação 26/04/2021 17:30Seis professores de diversas instituições apresentaram as conclusões de suas pesquisas sobre justiça na educação. Os trabalhos analisam temas como inclusão, hospitalidade, acolhimento e tensão entre a igualdade e a diferença no ambiente escolar.