-
Centralidades Periféricas: Expressões de Corpos Periféricos na Cidade | Sons que Ecoam das Periferias - 25 de março de 2019
-
por Clara Gomes Borges
—
publicado
01/04/2019
—
última modificação
31/07/2020 14:39
—
registrado em:
Música,
Evento público,
Arte,
Cátedra Olavo Setubal,
capa
Localizado em
MIDIATECA
/
Fotos
/
Eventos 2019
-
Dança e música das periferias são tema do próximo Centralidades Periféricas, da Cátedra Olavo Setubal
-
por Victor Matioli
—
publicado
01/03/2019
—
última modificação
22/10/2021 11:35
—
registrado em:
Evento,
Música,
Dasp,
Arte,
Cultura,
Cátedra Olavo Setubal
No dia 25 de março, das 9h às 17h, o encontro dá continuidade ao ciclo Centralidades Periféricas, idealizado e iniciado em 2018 por Eliana Sousa Silva, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.
Localizado em
NOTÍCIAS
-
Grupo Zênite se apresenta no Espaço de Eventos do IEA-RP
-
por Thais Cardoso
—
publicado
28/02/2018
—
registrado em:
Música,
Arte,
Polo Ribeirão Preto
Apresentação marca último mês da Mostra Todos os Sentidos, que fica em cartaz até 23 de março
Localizado em
NOTÍCIAS
-
Apresentação do Grupo Zênite
-
por Thais Cardoso
—
publicado
28/02/2018
—
registrado em:
Música,
Arte,
Polo Ribeirão Preto
Localizado em
EVENTOS
-
Pesquisa resulta em base para a composição de uma ópera
-
por Mauro Bellesa
—
publicado
10/03/2017
—
última modificação
14/03/2017 10:13
—
registrado em:
Música,
Programa Ano Sabático,
Pesquisa,
Matemática,
Pesquisadores,
Arte,
capa
Rodolfo Nogueira Coelho de Souza, da FFCLRP-USP, foi um dos pesquisadores que participaram da primeira edição do Programa Ano Sabático no IEA.
Localizado em
NOTÍCIAS
-
Memória, Memoriais e o Futuro das Democracias - Camerata de Violões
-
por Sandra Codo
—
publicado
19/11/2014
—
última modificação
19/09/2019 07:40
—
registrado em:
Transformação,
Música,
Cátedra Unesco
Recital com a Camerata de Violões de Campinas após abertura do Evento Memória, Memoriais e o Futuro das Democracias.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2014
-
Colóquio Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil - Vídeo 4
-
por Sandra Codo
—
publicado
13/03/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:53
—
registrado em:
O Comum,
Grupo de Pesquisa Brasil-França,
História,
Música,
Cultura
O ciclo "Cinco Séculos de Presença Francesa no Brasil" reuniu uma série de conferências mensais explorando as relações Brasil-França, em áreas como a história, a literatura, o teatro, a arquitetura, o cinema e a fotografia. A programação fez parte do programa oficial do "Ano da França no Brasil". Este video com a temática sobre as Vanguardas do Século 20, traz as conferências de Carlos Augusto Calil - "Blaise Cendrars, Benjamin Péret e o Brasil" e de Manoel Correa do Lago - "Darius Milhaud e a música brasileira".
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2009
-
Encontro Multidisciplinar Internacional - parte musical
-
por Sandra Codo
—
publicado
28/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 18:39
—
registrado em:
O Comum,
Cultura,
Música
A parte artística do evento Encontro Multidisciplinar Internacional teve a apresentação musical com Jerrold Meinwald (flauta), sua mulher Charlotte Greenspan (piano) e Pico Alt (violino) com o seguinte programa • Trio Sonata em Ré Menor — J. B. Loeillet • Movimentos de Partida para Violino Solo — J. S. Bach • Spiegel im Spiegel — Arvo Pärt (violino e piano) • Estudo de Tango nº 4 — Astor Piazolla (flauta solo) • Dois Interlúdios — Jacques Ibert • Giga de Trio Sonata em Dó Maior — J. S. Bach
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2008
-
O Fado: da Dança Afro-Brasileira à Saudade Portuguesa
-
por Sandra Codo
—
publicado
05/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 17:46
—
registrado em:
O Comum,
Música,
Cultura
A história do fado português é um longo processo de trocas interculturais e foi esse processo que Rui Vieira Nery, musicólogo português, expôs em sua conferência O Fado: da Dança Afro-Brasileira à Saudade Portuguesa. "No contexto multicultural do Brasil colonial, os ritmos e os padrões de dança africanos combinam-se com as harmonias e as formas europeias para gerar uma dança cantada de forte sensualidade. Essa música atravessa o Atlântico e se implanta nos bairros populares do porto de Lisboa".
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2006
-
A Música na Estratégia Colonial Iluminista: o Morgado de Mateus em São Paulo (1765-1774)
-
por Sandra Codo
—
publicado
05/02/2014
—
última modificação
18/09/2019 17:46
—
registrado em:
O Comum,
Música,
Cultura
O musicólogo português Rui Vieira Nery tratou, nesta conferência, das iniciativas de Morgado de Mateus quando, nomeado governador da Província de São Paulo, em 1765, empenou-se em incorporar a vida cultural e artística na corte de Lisboa, em promover práticas culturais, tanto na esfera profana quanto na sagrada, para ressaltar a ordem social e política corporizada no modelo do Despotismo Iluminado, em geral, e no seu próprio papel como administrador colonial.
Localizado em
MIDIATECA
/
Vídeos
/
Vídeos 2006