Você está aqui: Página Inicial / MIDIATECA / Slides / Pasta azizsalem não apagar / IEA181224 / O IEA / Redes / University-Based Institutes for Advanced Study — Ubias

University-Based Institutes for Advanced Study — Ubias

por Mauro Bellesa - publicado 10/04/2013 16:05 - última modificação 02/07/2018 13:15

A rede Ubias (University-Based Institutes for Advanced Study) congrega 36 institutos de estudos avançados vinculados a universidades de cinco continentes. Além do traço particular que os distinguem — todos operam dentro de uma estrutura universitária —, os integrantes apresentam como principais características o desenvolvimento de pesquisas de ponta; a vocação interdisciplinar; e o papel ativo na internacionalização das instituições que os acolhem.

A rede dos Ubias foi criada em 2010, quando institutos de 19 países se reuniram na conferência Institutos de Estudos Avançados  Baseados em Universidades: Promessas, Desafios, Novas Fronteiras, sediada pelo Freiburg Institute for Advanced Studies (Frias), da Universidade de Freiburg,  Alemanha.

Desde então, os integrantes da rede vêm estreitando relações por meio da troca de experiências, da formação de parcerias e do debate de questões ligadas às especificidades, aos desafios e aos potenciais desse tipo de instituição.

Atividades e reuniões desde a criação

A colaboração entre os Ubias se dá a partir de três canais principais, que têm como diretrizes a promoção de um pensamento científico inovador, o estabelecimento de novos formatos de cooperação acadêmica e a reflexão crítica sobre o lugar que os institutos ocupam tanto nas universidades quanto na sociedade como um todo:

  • Encontros bianuais dos diretores dos institutos, para compartilhar dificuldades, lições e ideias e para discutir novas propostas de articulação entre os Ubias;
  • Conferências acadêmicas, para fomentar o debate de temas interdisciplinares de relevância global;
  • Academia Intercontinental, para promover o intercâmbio científico entre gerações, disciplinas e culturas.

 

Comitê Diretivo

Tem como responsabilidade definir temas, objetivos e sedes para as conferências bianuais. É composto por 11 institutos, entre eles o IEA:

 

Integrantes

África

 

Américas

 

Ásia

 

Austrália

 

Middle East

 

Europa