Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Cientistas políticos debatem suas visões da América Latina

Cientistas políticos debatem suas visões da América Latina

por Mauro Bellesa - publicado 03/11/2015 16:25 - última modificação 13/11/2015 09:37

Relacionado

CICLO IDENTIDADES
LATINO-AMERICANAS

A América Latina dos Historiadores
1º Encontro - 15 de abril de 2015

A América Latina dos Sociólogos

2º Encontro - 18 de junho de 2015

A América Latina dos Economistas
3º Encontro - 18 de agosto de 2015

Notícia

A América Latina dos Cientistas Políticos é o tema do 4º encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas. O debate será realizado no dia 12 de novembro, às 16h, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da USP.

O expositor será Leonardo Avritzer, da UFMG. Maria Hermínia Tavares de Almeida, do IRI-USP, e Sérgio Fausto, superintendente executivo do Instituto Fernando Henrique Cardoso (iFHC), serão os debatedores. A coordenação estará a cargo de Bernardo Sorj, diretor do Centro Edelstein de Pesquisas Sociais e ex-professor visitante doo IEA.

Ciclo

Iniciado em 15 de abril com o debate A América Latina dos Historiadores, o ciclo Identidades Latino-Americanas prosseguiu nos dias 18 de junho e 18 de agosto, com as concepções de sociólogos e economistas, respectivamente, sobre a região.

O objetivo central do ciclo é demonstrar como a ideia de América Latina tem sido construída e disseminada ao longo da história por cientistas sociais, intelectuais e artistas.

Sorj destaca que generalizações sobre a América Latina costumam ressaltar sua unidade, sem atentar para a diversidade da região, ainda que "os ventos que sopram num país, embora encontrem no caminho geologias nacionais diversas, afetam com particular força o conjunto da região".

A América Latina dos Cientistas Políticos
4º encontro do ciclo Identidades Latino-Americanas
12 de novembro, às 16h
Sala da Congregação do IRI-USP, Avenida Prof. Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4 , Cidade Universitária, São Paulo