Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 299

Boletim IEA - 299

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:33 - última modificação 16/08/2023 14:33

Edição 299 - 10 de março de 2022

REVISTA

Centenário da Semana de Arte Moderna e pesquisa universitária são temas da nova “Estudos Avançados”

O primeiro dossiê da edição 104 da revista "Estudos Avançados", lançada no final de fevereiro, é dedicado à Semana de Arte Moderna de 22. Seus dez artigos avaliam a atualidade daquele movimento de renovação "complexo e plural" enquanto "um dos mais importantes da cultura brasileira", segundo o editor da revista, o sociólogo Sergio Adorno. O segundo dossiê, com três textos, trata da contribuição das universidades e da pesquisa no desenvolvimento do país em diversas áreas, uma questão "atual e inesgotável" que "suscita polêmicas e posições divergentes", afirma Adorno. Outro conjunto de artigos, também com três textos, rememoram os 60 anos da Fapesp.

Pós-graduação

Cátedra Oscar Sala volta a oferecer disciplina sobre economia, cultura e poder na internet

Alunos de mestrado ou doutorado de qualquer programa de pós-graduação da USP podem fazer pré-matrícula até 13 de março na disciplina Economia, Cultura e Poder na Internet, que volta a ser oferecida pela Cátedra Oscar Sala e pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação. O curso é um painel multidisciplinar com módulos temáticos complementares, com aulas teóricas e seminários. O objetivo é apresentar um panorama circunstanciado e crítico da internet, aprofundando o conhecimento sobre suas riquezas, desafios e conflitos, de acordo com os organizadores. A disciplina corresponde a quatro créditos e será oferecida a distância às quintas-feiras, das 17h às 19h45, a partir de 31 de março.

AGENDA

15 de março, 9h30O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil: Controle e Regulação (8° encontro)

A força de trabalho e a organização da burocracia nas áreas de controle e regulação estaduais e municipais são temas de evento do ciclo organizado por IEA, Oficina Municipal e Fundação Konrad Adenauer. Assista ao vivo.

17 de março, 15hQuais as Bases Científicas da Sustentabilidade?

Webinar tratará dos esforços para a abordagem científica da sustentabilidade, suas bases teóricas, a possibilidade de uma ciência da sustentabilidade e suas fronteiras e perspectivas. Assista ao vivo.

21 de março, 14hCiência e Tecnologia no Brasil: um Prelúdio para o Futuro

Evento em que várias personalidades acadêmicas prestarão homenagem à vida e à obra do historiador da ciência Shozo Motoyama (1940-2021), criador do Centro Interunidades de História da Ciência (CHC) da USP. Assista ao vivo.

22 de março, 17hPolítica Econômica e Inclusão

Os economistas Bernard Appy (CCiF) e Paulo Haddad (UFMG) debatem a importância dos investimentos em infraestrutura para a criação empregos em grande número e curto prazo no Brasil. Assista ao vivo.

23 de março, 16hThe Future of the Humanities in the Digital Age

Primeiro de oito encontros sobre o impacto da cultura eletrônica na sociedade, artes e humanidades. O expositor será Nicolas Shumway, ex-reitor de Humanidades da Universidade Rice, EUA. Assista ao vivo.

25 de março, 8hPolíticas Públicas na Perspectiva da Ação Pública

Evento debaterá a perspectiva francesa da ação pública no enfrentamento dos problemas da sociedade. O cientista político Gilles Massadier, da Universidade Lyon 2, será um dos expositores. Assista ao vivo.

30 de março, 14hZoneamento Ecológico-Econômico de São Paulo

Seminário do ciclo UrbanSus do Centro de Síntese USP Cidades Globais examinará as possibilidades e limites de ação do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo. Assista ao vivo.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.