Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Webinar analisará a diversidade com baixa cooperação da sociedade brasileira

Webinar analisará a diversidade com baixa cooperação da sociedade brasileira

por Mauro Bellesa - publicado 05/03/2024 11:10 - última modificação 05/03/2024 11:10

Cátedra Otavio Frias Filho realiza o webinar "O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação" no dia 19 de março, às 15h, com exposição do cientista político Carlos Sávio Gomes Teixeira, da UFF.

Carlos Sávio Gomes Teixeira - arquivo pessoal
O cientista político Carlos Sávio Gomes Teixeira, expositor do webinar

Na formação histórica brasileira, o "elixir das relações sociais e raciais" não foi o espírito da igualdade nem o da liberdade, prevalecendo uma diversidade com baixa cooperação, segundo o cientista político Carlos Sávio Gomes Teixeira, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele discutirá essa questão no webinar O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação, no dia 19 de março, às 15h, com transmissão ao vivo pela internet (não é preciso se inscrever para acompanhar).

O evento é organizado pela Cátedra Otávio Frias Filho de Estudos em Comunicação, Democracia e Diversidade, uma parceria do IEA com o jornal Folha de S.Paulo. A mediadora será a titular da cátedra, a neurocientista Suzana Herculano-Houzel, da Universidade Vanderbilt, EUA. Os comentaristas serão o professor André Chaves de Melo Silva, da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e o jornalista Vinícius Mota, secretário de Redação da Folha de S.Paulo. Os dois são, respectivamente, coordenador acadêmico e coordenador adjunto da cátedra.

Desigualdade

O expositor do webinar explica que o descompasso entre diversidade e cooperação se deve a uma singularidade da sociedade brasileira: a combinação de uma estrutura socioeconômica muito desigual com uma cultura sincrética, lastreada numa lógica em que "a pedra de toque sempre foi a harmonia de contrários".

"Recentemente, uma resposta aos nossos problemas resultantes da persistência de vícios históricos, passou a ser expressa na linguagem do identitarismo. Esse movimento de opinião, entretanto, não serve nem para orientar diagnósticos nem muito menos para propor soluções: o seu espírito é o de um panconflitivismo tribal, desprovido do sentimento de brasilidade e sem nenhum senso de reorganização institucional - sem o qual é impossível enfrentar problemas estruturais", afirma o pesquisador.

Para ele, a diversidade cultural do país, reforçada pelas enormes diferenças regionais, requer, para se tornar recurso a serviço do desenvolvimento e da verdadeira inclusão, cooperação, "o espírito e a prática que mais nos têm faltado".

Teixeira é doutor e mestre em ciência política pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, e mestre em comunicação, imagem e informação pela UFF, onde fez o bacharelado e a licenciatura em ciências sociais. Na UFF, coordena o Laboratório de Alternativas Institucionais. Seus estudos tratam do pensamento sociopolítico contemporâneo, com ênfase na dimensão institucional. Dedica-se também à análise do pensamento especificamente brasileiro e da sociedade brasileira contemporânea. É autor de livros e artigos em suas áreas de atuação.

O Brasil Inteiro: Diversidade e Cooperação
19 de março, 15h
Evento online com transmissão em www.iea.usp.br/aovivo (não requer inscrição)
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br), tel. (11) 3091-1678