Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Chapas de candidatos a diretor e vice-diretor do IEA devem se inscrever até 29 de fevereiro

por Fernanda Rezende - publicado 09/02/2024 17:40 - última modificação 15/02/2024 10:18

Eleição será realizada no dia 19 de março, por meio de sistema eletrônico de votação e apuração de votos.
Relacionado
Visite a página com todas as informações do processo eleitoral do IEA

Os professores titulares e professores associados 3 da USP interessados em disputar a eleição para diretor e vice-diretor do IEA devem ser inscrever, sob a forma de chapa com os dois cargos, de 20 a 29 de fevereiro.

As chapas devem protocolar seu pedido de inscrição junto à Assistência Acadêmica do IEA. Isso deve ser feito mediante requerimento dirigido à Comissão Eleitoral assinado pelos constituintes da chapa, acompanhado de proposta de programa de gestão (até 20 mil caracteres).

A comissão divulgará no dia 4 de março, no site do IEA, a lista das chapas com inscrições deferidas, bem como as razões de eventuais indeferimentos. Recursos deverão ser apresentados até as 17h do dia seguinte.

Os candidatos deverão se desincompatibilizar das funções de direção, vice-direção, presidência e vice-presidência das comissões de pesquisa, graduação, pós-graduação, cultura e extensão, inclusão e pertencimento, caso tais funções sejam exercidas em unidades, institutos ou museus que possuam membros no Colégio Eleitoral.

Eleição

A eleição será realizada no dia 19 de março, por meio de sistema eletrônico de votação e apuração de votos.

O primeiro turno acontecerá das 9h às 15h. Caso nenhuma chapa conquiste a maioria absoluta dos votos, será realizado segundo turno, entre as duas chapas mais votadas, 15 minutos após a proclamação do primeiro resultado. Será eleita a que obtiver maioria simples dos votos.

No dia da eleição, o IEA encaminhará aos eleitores, às 8h45, via e-mail cadastrado na base de dados da USP, mensagem com o endereço eletrônico do sistema de votação. A apuração terá início imediatamente após o término da votação.

O Colégio Eleitoral é formado pelas seguintes categorias:

• atuais e ex-integrantes do Conselho Deliberativo;
  • presidente da Comissão de Pesquisa;
  • ex-diretores e ex-vice-diretores;
  • diretores das unidades de ensino e pesquisa e representantes das respectivas congregações no Conselho Universitário.

Subsídios

A portaria que regulamenta a eleição sugere que os candidatos utilizem os seguintes documentos como subsídios para a elaboração dos programas de gestão:

A Comissão Eleitoral é responsável pelos aspectos administrativos da eleição (inscrição, votação e apuração), divulgação do processo, identificação de potenciais candidatos e incentivo para que se candidatem. Seus cinco membros são:

• Janina Onuki, cientista política, professora titular do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) e ex-diretora do Instituto de Relações Internacionais (IRI) - presidente da comissão;
  • Estevam Barbosa de Las Casas, engenheiro civil e professor titular do Departamento de Engenharia de Estruturas da UFMG e ex-diretor do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT) da UFMG;
  • Marly Babinski, formada em geologia, com mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear; é professora titular do Departamento de Mineralogia e Geotectônica e diretora do Instituto de Geociências (IGc);
  • Ricardo Ivan Ferreira da Trindade, graduado em geologia, com doutorado em geofísica; é professor titular do Departamento de Geofísica e diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG);
  • Sergio Adorno, sociólogo, professor titular do Departamento de Sociologia e ex-diretor da FFLCH, um dos coordenadores do Núcleo de Estudos da Violência (NEV), editor da revista Estudos Avançados e conselheiro do IEA.

O processo eleitoral foi regulamentado pela Portaria IEA 02/2024, publicada na edição de 9 de fevereiro do "Diário Oficial do Estado de São Paulo".

Todas as informações sobre a eleição estão na página iea.usp.br/iea/eleicoes/diretores/eleicao-2024-diretoria, que abrigará as propostas de programas de gestão após divulgação das chapas habilitadas.

registrado em: , , ,