Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Pesquisa analisa os efeitos do aquecimento dos oceanos na vida das comunidades marítimas

por Mauro Bellesa - publicado 14/03/2017 11:50 - última modificação 26/08/2022 10:14

Maria de los Angeles Gasalla, docente do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, participou do Programa Ano Sabático no IEA de março de 2016 a fevereiro de 2017.
Maria de los Angeles Gasalla

Durante ano sabático no IEA, terminado em fevereiro, a professora Maria de los Angeles Gasalla, do Instituto Oceanográfico (IO) da USP, executou algumas etapas fundamentais do projeto "Futuro das Sociedades Dependentes do Mar: Mudanças Climáticas, Desigualdades, e Cooperação em Sistemas Socioecológicos Complexos".

Uma delas foi organizar, em parceria com o antropólogo ambiental Fabio de Castro, da Universidade de Amsterdam, Holanda, uma edição especial latino-americana da revista "Maritime Studies" sobre visões inovadoras da pesca em pequena escala no Brasil, Chile, Uruguai, México, Equador, Bolívia e Colômbia.

Para Gasalla, esse trabalho é um marco em sua carreira, pois de alguma forma consolida sua vocação interdisciplinar, uma vez que que a "Maritime Studies" é um periódico tipicamente da área de ciências sociais.

Ela avalia como "muito positiva" a experiência de participar do Programa Ano Sabático, pois a estada no IEA lhe permitiu avançar em seu projeto de pesquisa e repensar sua atuação profissional, "a partir da perspectiva das interações entre as disciplinas - e do aprofundamento nelas -, transcendendo a superficialidade muitas vezes proposta pelos desafios ditos interdisciplinares".

Outro benefício do programa, segundo Gasalla, é possibilitar o contato com a ampla gama de eventos acadêmicos realizados pelo Instituto. Isso enriqueceu sua "visão sobre a universidade e seu relevante papel social" e suscitou muitas ideias para "futuras interações com pesquisadores de outras áreas do conhecimento, tanto das ciências quanto das humanidades".

A produção bibliográfica de Gasalla durante o período sabático envolveu a produção de vários outros textos além da edição temática da "Maritime Studies". Como integrante de uma equipe internacional, ela participou da conclusão do capítulo sobre efeitos do aquecimento global dos oceanos na produção pesqueira e na segurança alimentar para o relatório global da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês). (Leia notícia sobre a publicação.)

Ela também liderou a redação de outros dois textos: um capítulo sobre mudanças climáticas na pesca e aquicultura no Brasil, em conjunto com um pesquisador da UFRGS e outro da USP, a sair em livro da editora Blackwell-Wiley sobre mudanças climáticas globais; e artigo (com seus alunos do IO-USP) sobre mudanças climáticas e recursos pesqueiros (submetido a periódico e em estágio avançado de revisão).

Uma atividade fundamental para direcionamento científico da pesquisa foi o trabalho que ela desenvolveu com físicos e oceanógrafos para o "downscaling" (aplicação em escala reduzida) de modelos climáticos biogeoquímicos globais, de modo a compreender o que se passa nas áreas oceânicas adjacentes à costa brasileira.

A participação em três encontros internacionais também consta da agenda de atividades de Gasalla em 2016. Ela apresentou três comunicações orais no 7º Congresso Mundial de Pesca, em Busan, Coreia do Sul, em maio; proferiu palestra na Conferencia Global da FAO sobre Adaptacão às Mudanças Climáticas na Pesca e Aquicultura, realizada em Bangcoc, Tailândia, em agosto; e foi a representante brasileira em reunião em Madagáscar do projeto Oportunidades de Aprendizagem Global para a Adaptação Regional ao Oceano Índico (Gloria, na sigla em inglês), financiado pelo Serviços de Ecossistemas para a Atenuação da Pobreza (Espa, na sigla em inglês)

O período sabático propiciou ainda condições para que ela realizasse outras atividades acadêmicas, como finalizar o trabalho de coordenação de um projeto temático da Finep, produzir o site do Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros (LabPesq) do IOUSP, colaborar com o Núcleo de Solidariedade Técnica da UFRJ e realizar trabalho de campo com sua equipe em algumas comunidades costeiras contempladas pelo projeto que coordena no Belmont Forum/Fapesp.

Além das futuras publicações citadas, Gasalha também redigirá artigo com resultados de seu projeto no Programa Ano Sabático para a revista "Estudos Avançados", do IEA, e está organizando o workshop educativo Mudanças Climáticas e os Oceanos, a ser ministrado por professoras da Universidade da Califórnia em Berkeley, EUA, de 21 a 23 de março, no IO-USP.

Foto: Mauro Bellesa/IEA-USP