Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Jornadas apresentam resultados do Programa Ano Sabático 2022

Jornadas apresentam resultados do Programa Ano Sabático 2022

por Mauro Bellesa - publicado 19/05/2023 11:30 - última modificação 25/05/2023 09:13

Os professores da USP participantes da Programa Ano Sabático do IEA em 2022 realizam, de 24 a 31 de maio, a segunda edição do ciclo Jornadas Investigativas Contemporâneas, na qual apresentarão resultados das pesquisas que desenvolveram no ano passado.

Os professores da USP participantes da Programa Ano Sabático do IEA em 2022 realizam, nos dias 24 a 26 e 31 de maio, a segunda edição do ciclo Jornadas Investigativas Contemporâneas, no qual apresentarão resultados das pesquisas que desenvolveram no ano passado. A série é uma correalização IEA e Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, apoiadora do programa.

Serão seis encontros (duas conferências e quatro seminários) sobre: educação no pós-pandemia; dependência brasileira de fármacos; consequências para saúde dos impactos da ação humana no ambiente; arqueologia brasileira em Israel; linguística; e atuação das mulheres na diplomacia e na academia.

Os encontros do dia 24 e na tarde do dia 26 serão apenas online. O seminário do dia 31 será apenas presencial. Os demais serão presenciais com transmissão ao vivo pela internet.

Julio Roberto Groppa Aquino - Perfil
Julio Roberto Groppa Aquino
No dia 24, às 14h, Júlio Groppa Aquino (FE-USP) fará a conferência Racionalidades Educacionais (Pós-Pandêmicas). Ele discutirá os procedimentos gerais do estudo "A Educação no Horizonte Pós-Pandêmico: Contributos para a Construção de Pautas Investigativas e Práticas" relacionados com a criação de dois atlas discursivos - referentes a 2020 e 2021 –, ambos destinados ao exame das racionalidades em circulação no campo educacional brasileiro no que concerne aos múltiplos desdobramentos da crise sanitária. O debatedor será Cristiano Bedin da Costa (UFRGS).

Antonio Mauro Saraiva - Perfil
Antonio Mauro Saraiva
Saúde Planetária Brasil (SPBR) – Novos Rumos é o tema do seminário que Antonio Mauro Saraiva (EP-USP) coordenará no dia 25 de maio, às 9h. O encontro apresentará um resumo da atuação do Grupo de Estudos em Saúde Planetária do IEA nos últimos quatro anos, as mudanças organizacionais no período e os grupos de trabalho interdisciplinares e programas que serão a base das atividades do Saúde Planetária Brasil (SPBr). Os expositores serão Aline Martins de Carvalho (FSP-USP), André Luis Acosta (SPBr), Daniela Vianna (IEA e SGA-USP), Denise Fungaro (Ipen), Enrique Falceto de Barros (Universidade Feevale), Natalia Pirani Ghilardi-Lopes (UFABC), Raquel de Andrade Cardoso Santiago (UFG), Renata Eloah de Lucena Ferretti-Rebustini (EE-USP), Tatiana Souza de Camargo (UFRGS), Uiara Bandineli Montedo (EP-USP).

Vagner Carvalheiro Porto - Perfil
Vagner Carvalheiro Porto
Também no dia 25 de maio, às 15h, será realizado o seminário Pesquisas Arqueológicas Brasileiras em Israel: O Caso de Tel Dor, com coordenação de Vagner Carvalheiro Porto (MAE-SP). Os convidados serão: Maria Cristina Kormikiari (MAE-USP), Tiago Attorre (Universidade Flinders, Austrália), Guilherme Diogo Rodrigues (MAE-USP) e Jessica Silva Mendes (MAE-USP). O encontro tratará das frentes de pesquisa desenvolvidas em Tel Dor por pesquisadores da USP. O objetivo do projeto é aprofundar o conhecimento sobre os mecanismos de contato cultural e os processos de transformação urbana no norte de Israel durante o período romano. Serão informados os resultados alcançados até agora a partir da documentação numismática em consonância com as tecnologias utilizadas em campo.

Esmeralda Vailati Negrão
Multilinguismo, Contato e Mudança Linguística Apontando Novos Rumos para a Ciência da Linguagem será o tema do seminário do dia 26 de maio, às 9h.  A coordenação será da participante do programa Esmeralda Vailati Negrão (FFLCH-USP). Os demais expositores serão: Evani de Carvalho Viotti (FFLCH-USP), Margarida Maria Taddoni Petter (FFLCH-USP) e Wellington Santos da Silva (FFLCH-USP). O encontro abordará dois aspectos: as concepções teóricas que entendem a mudança e a emergência de novas línguas como um processo que resulta do contato linguístico advindo dos movimentos populacionais; e o impacto que essa perspectiva traz para os construtos formulados pelos paradigmas teóricos dominantes na ciência linguística. Essas questões terão como referência os resultados alcançados em pesquisa para descrever e caracterizar a língua geral de Mina, língua africana falada no Brasil colônia.

Leoberto Costa Tavares - Perfil
Leoberto Costa Tavares
No mesmo dia 26, à tarde, às 14h, Leoberto Costa Tavares (FCF-USP) fará a conferência Dependência Brasileira da Importação de Fármacos. Ele abordará a dependência do país em relação a fármacos estrangeiros sob seus aspectos técnicos, políticos e sociais, bem como as implicações relativas à manutenção do atendimento às demandas de medicamentos da população, que deve ser entendido como um aspecto de segurança nacional.

Janina Onuki - Perfil
Janina Onuki
O último encontro das jornadas será no dia 31 de maio, 14h30, sobre A Inserção das Mulheres na Diplomacia e na Academia, tema relacionado com o projeto de Janina Onuki (FFLCH-USP). Ela e Nadège Mézié (Consulado Geral da França em São Paulo) coordenarão o seminário, que terá participação da embaixadora da França no Brasil, Brigitte Collet, e de Sheila Neder (FD-USP). O objetivo do evento é discutir o significado, as trajetórias, e os desafios enfrentados por mulheres que ocupam posições de liderança na diplomacia e na academia.