Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Carlos Nobre e Néstor Canclini são destaques na imprensa

Carlos Nobre e Néstor Canclini são destaques na imprensa

por Mauro Bellesa - publicado 05/10/2020 12:09 - última modificação 05/10/2020 12:09

Carlos Nobre e Néstor Canclini publicam artigos nos jornais "The New York Times" e "Folha de S.Paulo".

O climatologista Carlos Nobre, pesquisador colaborador do IEA, e o antropólogo cultural argentino Néstor Canclini, que assume nesta terça-feira, 6 de outubro, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (parceria do Itaú Cultural e IEA) publicaram artigos nas edições de ontem (domingo, 4 de outubro) dos jornais "The New York Times" e "Folha de S.Paulo".

Carlos Nobre
O pesquisador Carlos Nobre
Néstor Canclini - Perfil
Néstor García Canclini

"We're Turning the Amazon into a Savannah" (estamos tornando a Amazônia uma savana) é o artigo de Nobre no jornal americano, escrito com o urbanista Bruno Carvalho. Eles ressaltam que a ação humana têm afetado crescentemente o equilíbrio ecológico da região nos últimos 50 anos, com as mudanças climáticas já tendo provocado uma elevação de 1,5º Celsius em diversas áreas e secas severas mais frequentes. "O desmatamento pode causar uma elevação de 2 a 3º Celsius na Bacia Amazônica por volta de 2050", afirmam.

O caderno "Ilustríssima" da "Folha" publicou o artigo de Canclini "Aplicativos Crescem na Cultura e Podem Substituir Instituições Obsoletas". O texto guarda estreita relação com o projeto A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais", que o antropólogo desenvolvera na Cátedra Olavo Setubal nos próximos 12 meses.