Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / O impacto das mudanças climáticas nas megacidades

O impacto das mudanças climáticas nas megacidades

por Mauro Bellesa - publicado 13/11/2015 14:30 - última modificação 03/08/2018 17:22

"As Mudanças Climáticas e as Megacidades: Mobilidade Sustentável, Saúde Pública e Planejamento do Crescimento" é o tema do quarto debate do ciclo "A Caminho da COP 21". O evento será no dia 19 de novembro, às 9h30, no IEA.
Variação da temperatura superficial em Atlanta
Imagem produzida pela Nasa sobre a variação de temperatura superficial em Atlanta, nos Estados Unidos

O impacto das mudanças climáticas nas megacidades é o assunto do quarto encontro do ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris – Mudanças Climáticas, Adaptações, Soluções e Oportunidades. O debate será no dia 19 de novembro, às 9h30, na Sala de Eventos do IEA, com transmissão ao vivo pela internet.

O título do encontro é As Mudanças Climáticas e as Megacidades: Mobilidade Sustentável, Saúde Pública e Planejamento do Crescimento. Os debatedores serão Luiz Firmino Pereira, superintendente de Planejamento Metropolitano da Secretaria de governo do Estado do Rio de Janeiro, Silvio Barros, secretário de Planejamento e Coordenação Geral do governo do Estado do Paraná, e Lauro Pinotti, arquiteto e presidente do Instituto de Planejamento e Pesquisas de Piracicaba (IPPLA). A coordenação será de Tomas Alvim ,  da organização Arq.Futuro, apoiadora do ciclo.

Objetivos

O primeiro objetivo dessa série de debates é identificar e discutir as oportunidades para mudança nos padrões de emissões dos gases de efeito estufa, de forma a contribuir para a ampliação da resiliência dos sistemas naturais e antrópicos às alterações climáticas, para a indicação das adaptações necessárias e para dar suporte às políticas públicas locais e nacionais sobre a questão.

O ciclo tem enfatizado a análise da relação entre água, energia, alimentos e cidades, de suas múltiplas interações e de como esses aspectos respondem às mudanças climáticas.

Relacionado:

Ciclo
A CAMINHO DA COP 21

1º debate — As Mudanças Climáticas e a Crise Hídrica

Midiatecavídeo | fotos

Notícia — "Política estratégica de longo prazo para questões da água e do clima"

2º debate — Energia e Mudanças Climáticas

Midiatecavídeo | fotos

Notícia — "Matriz energética é tema do 2º debate sobre perspectivas para a COP 21"

3º debate — As Mudanças Climáticas e a Segurança Alimentar

Midiatecavídeo | fotos

Notícia — "Restrições no uso da Terra podem permitir ao país alcançar as metas de emissões"



Outro evento Las as Negociaciones Climáticas de París 2015 y el Futuro del Clima Planetario – conferência de José Luis Lezama (Colegio de México)


Outras notícias sobre o tema

O segundo objetivo da iniciativa é oferecer uma contribuição ao governo brasileiro e seus negociadores para a participação do país na Conferência das Partes sobre Mudanças do Clima (COP 21), que ocorrerá em Paris, França, de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Cada debate conta com um ou dois coordenadores, que atuam também como moderadores de uma discussão com os debatedores. O formato busca privilegiar o diálogo entre os debatedores e o público (presencial ou via internet).

Documento

Os resultados das discussões serão consolidados em documento a ser entregue ao governo brasileiro e apresentado em eventos paralelos à COP 21. Depois da conferência em Paris, será realizado um novo evento, no qual serão apresentados os resultados nela atingidos e as ações a serem tomadas pelos países, empresas e sociedade.

O ciclo é uma realização do Incline (Núcleo de Apoio a Pesquisa sobre Mudanças Climáticas) da USP e do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade do IEA, com apoio de: Arq. Futuro, CPFL Energia, Pacto Global. Rede Brasileira (UNGC) e World Water Council. A organização geral é de três professores da USP: Weber Amaral, da Escola de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq); Tércio Ambrizzi, do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG); e Pedro Jacobi, do IEA, FE e Procam-IE


As Mudanças Climáticas e as Megacidades: Mobilidade Sustentável, Saúde Pública e Planejamento do Crescimento
4º encontro do ciclo A Caminho da COP 21: Preparando o Terreno até Paris: Mudanças Climáticas, Adaptações, Soluções e Oportunidades
19 de novembro, 9h30
Sala de Eventos do IEA, rua Praça do Relógio, 109, bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito e aberto ao público, mediante inscrição por e-mail (sedine@usp.br)
Informações: com Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/as-mudancas-climaticas-e-a-crise-hidrica-ciclo-tematico

Foto: Nasa/Wikipedia