Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Primeiro evento do ciclo UrbanSus de 2019 trata da gestão sustentável de bacias hidrográficas

por Victor Matioli - publicado 01/04/2019 16:20 - última modificação 04/11/2019 15:35

o Programa USP Cidades Globais do IEA, o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Mudanças Climáticas (Incline) da USP e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizarão o evento Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h30 às 17h30 dos dias 22 e 23.

Sistema Cantareira
Sistema Cantareira durante a crise de abastecimento que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo em 2014 | Foto: Mídia NINJA
Discussões sobre a sustentabilidade das grandes cidades têm se tornado cada vez mais frequentes e necessárias. Para pesquisadores da área, é fundamental que esses debates abordem a gestão e a ocupação dos recursos hídricos disponíveis nas vizinhanças de grandes comunidades urbanas. Com a finalidade de propor uma discussão aprofundada sobre o tema, o Programa USP Cidades Globais do IEA, o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Mudanças Climáticas (Incline) da USP e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizarão o evento Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h30 às 17h30.

Para participar presencialmente do seminário é necessário realizar uma inscrição prévia. Haverá também uma transmissão ao vivo das atividades pelo site do IEA,
para a qual
não é necessário se inscrever.

O seminário retoma neste ano as atividades do ciclo de eventos UrbanSus: Sustentabilidade Urbana, criado em 2018 pelo Programa USP Cidades Globais em parceria com a FSP e o Instituto de Biociências (IB) da USP. O objetivo principal do ciclo é refletir sobre o papel das cidades e estimular boas práticas, compartilhando soluções urbanas sustentáveis, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. No ano passado, outros três eventos foram realizados no âmbito do ciclo UrbanSus.

Os organizadores do encontro defendem que a complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) — definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015 — na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. Sob essa perspectiva, eles ressaltam que o seminário promove diálogos e reúne experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.

Outro objetivo do evento é ampliar o espaço de discussões e reflexões sobre o assunto com diferentes grupos acadêmicos e profissionais que trabalham com o tema. Nos dois dias de encontro, os debates serão organizados em seis painéis:
• I - Gestão Integrada de Águas Urbanas;
• II - Marcos da Gestão Integrada de Bacia Hidrográfica;
• III - Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado;
• IV - Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais;
• V - Atividades Produtivas e Uso Sustentável dos Recursos Naturais;
• VI - Gestão Integrada e Governança.

Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade
22 e 23 de abril, das 8h30 às 17h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet