Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Primeiro evento do ciclo UrbanSus de 2019 trata da gestão sustentável de bacias hidrográficas

Primeiro evento do ciclo UrbanSus de 2019 trata da gestão sustentável de bacias hidrográficas

por Victor Matioli - publicado 01/04/2019 16:20 - última modificação 04/11/2019 15:35

o Programa USP Cidades Globais do IEA, o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Mudanças Climáticas (Incline) da USP e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizarão o evento Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h30 às 17h30 dos dias 22 e 23.

Sistema Cantareira
Sistema Cantareira durante a crise de abastecimento que atingiu a Região Metropolitana de São Paulo em 2014 | Foto: Mídia NINJA
Discussões sobre a sustentabilidade das grandes cidades têm se tornado cada vez mais frequentes e necessárias. Para pesquisadores da área, é fundamental que esses debates abordem a gestão e a ocupação dos recursos hídricos disponíveis nas vizinhanças de grandes comunidades urbanas. Com a finalidade de propor uma discussão aprofundada sobre o tema, o Programa USP Cidades Globais do IEA, o Núcleo de Apoio à Pesquisa de Mudanças Climáticas (Incline) da USP e a Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP realizarão o evento Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade, nos dias 22 e 23 de abril, das 8h30 às 17h30.

Para participar presencialmente do seminário é necessário realizar uma inscrição prévia. Haverá também uma transmissão ao vivo das atividades pelo site do IEA,
para a qual
não é necessário se inscrever.

O seminário retoma neste ano as atividades do ciclo de eventos UrbanSus: Sustentabilidade Urbana, criado em 2018 pelo Programa USP Cidades Globais em parceria com a FSP e o Instituto de Biociências (IB) da USP. O objetivo principal do ciclo é refletir sobre o papel das cidades e estimular boas práticas, compartilhando soluções urbanas sustentáveis, por meio de tecnologias sociais, ambientais e urbanas inovadoras. No ano passado, outros três eventos foram realizados no âmbito do ciclo UrbanSus.

Os organizadores do encontro defendem que a complexidade inerente ao uso e ocupação de bacias hidrográficas e áreas urbanas exige processos de gestão que considerem os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) — definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015 — na implementação de políticas, planos, programas, projetos e ações. Sob essa perspectiva, eles ressaltam que o seminário promove diálogos e reúne experiências sobre o planejamento e a gestão integrada e participativa de bacias hidrográficas, levando em consideração a relevância do tema na busca pela sustentabilidade urbana e as necessárias inter-relações entre ambiente e sociedade.

Outro objetivo do evento é ampliar o espaço de discussões e reflexões sobre o assunto com diferentes grupos acadêmicos e profissionais que trabalham com o tema. Nos dois dias de encontro, os debates serão organizados em seis painéis:
• I - Gestão Integrada de Águas Urbanas;
• II - Marcos da Gestão Integrada de Bacia Hidrográfica;
• III - Planejamento e Ordenamento Territorial Integrado;
• IV - Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais;
• V - Atividades Produtivas e Uso Sustentável dos Recursos Naturais;
• VI - Gestão Integrada e Governança.

Programação


Gestão de Bacias Hidrográficas e Sustentabilidade
22 e 23 de abril, das 8h30 às 17h30
Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento gratuito, com transmissão ao vivo pela internet
Para acompanhar presencialmente, é necessário se inscrever
Mais informações: Sandra Sedini (sedini@usp.br); telefone (11) 3091-1678
Página do evento