Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Colóquio debate questões ambientais nas eleições presidenciais do Brasil

Colóquio debate questões ambientais nas eleições presidenciais do Brasil

por Beatriz Herminio - publicado 26/07/2022 13:45 - última modificação 26/07/2022 13:45

Nos dias 15 e 16 de setembro acontece o colóquio "Questões ambientais no contexto das próximas eleições presidenciais no Brasil: avaliação e perspectivas" no Campus Condorcet (Aubervilliers, França). Os interessados em participar do evento, de forma presencial ou online, devem preencher o formulário de inscrição até 14 de setembro. O evento será realizado em português, com tradução simultânea para o francês.

A organização é do Institut des Amériques (IdA), com sede no IEA, e do Centre de Recherche et de Documentation sur des Amériques (CREDA), em parceria com a Associação de Pesquisa sobre o Brasil na Europa (ARBRE), a Red Políticas Públicas y Desarrollo Rural en América Latina y el Caribe (Red PP-AL) e o Pôle de recherche pour l'organisation et la diffusion de l'information géographique de l’Université Paris 1 (PRODIG, Paris 1).

Com as eleições brasileiras marcadas para outubro de 2022, o colóquio propõe uma análise do mandato do atual presidente da República, Jair Bolsonaro, e dos efeitos de sua atuação sobre questões ambientais a partir de um debate entre pesquisadores de diversas áreas. Durante a campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro, então candidato, afirmou que "nem um centímetro a mais [seria demarcado] para terras indígenas". "Mais de três anos depois de ter sido eleito, poucos são os que defendem a atuação do governo sobre as questões ambientais, amplamente criticada no Brasil e internacionalmente", afirmam os organizadores.

Os temas a serem debatidos passam pelas teorias da conspiração propagadas no início do governo Bolsonaro, a agenda climática e relação com o agronegócio, com a Amazônia Legal e com os povos tradicionais, o desmantelamento das capacidades estatais no setor ambiental do país, a agroecologia e conservação ambiental, perspectivas no contexto das próximas eleições, entre outros tópicos.

A programação completa pode ser acessada aqui.