Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Rede IEA

Rede IEA

por Aziz Salem - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 27/06/2018 10:22

Hamilton Varela recebe título da Royal Society of Chemistry

por Fernanda Rezende - publicado 08/08/2016 14:38 - última modificação 08/08/2016 14:38

Hamilton VarelaHamilton Varela, presidente da Comissão de Pesquisa do IEA e professor do Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, foi eleito “fellow” da Royal Society of Chemistry (RSC), uma organização não governamental inglesa com 175 anos de história e mais de 50 mil membros em todo o mundo. A RSC investe na educação de futuras gerações de cientistas e conta com parcerias com governos, setores da indústria química e academia, promovendo inovação e avanço na área científica.

O título é concedido, após análise e avaliação de um conselho de membros da RSC, a profissionais da área de química com grande conhecimento e experiência em docência e/ou posições importantes em empresas e universidades. Os membros intitulados “fellow” podem utilizar a sigla FRSC (Fellow of the Royal Society of Chemistry) na assinatura de identificação em assuntos relacionados à química.

Morre o crítico de teatro Sábato Magaldi

por Fernanda Rezende - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 08/08/2016 14:44

Sabato MagaldiMorreu no dia 14 de julho, aos 89 anos, Sábato Magaldi, escritor, professor da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e um dos principais críticos de teatro do Brasil. Ocupante da cadeira de número 24 da Academia Brasileira de Letras, Magaldi publicou três artigos na revista Estudos Avançados: Artes Cênicas, no número 22; Tendências Contemporâneas do Teatro Brasileiro, no número 28; e Machado de Assis e sua Arte Cênica, no número 64. Em abril de 1996, ele também participou do encontro "Tendências Contemporâneas do Teatro Brasileiro", realizado no IEA.

Magaldi estava internado desde o dia 2 de julho em São Paulo e morreu em decorrência de infecção generalizada.

Ex-vice-diretor do IEA assume MAC-USP

por Fernanda Rezende - publicado 08/08/2016 14:40 - última modificação 09/08/2016 08:06

Carlos Roberto Ferreira BrandãoO ex-vice-diretor do IEA, Carlos Roberto Brandão, é o novo diretor do Museu de Arte Contemporânea (MAC) da USP. Após deixar a presidência do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão do Ministério da Cultura, Brandão se juntou a Ana Gonçalves Magalhães para formar a chapa que concorreria isoladamente à direção de um dos principais museus de arte do Brasil. Ele foi designado pelo reitor da USP, Marco Antonio Zago, em portaria publicada no último dia 14 de julho no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Brandão tem vasta experiência na análise das questões ligadas à política e ao funcionamento de museus, incluindo a direção do Museu de Zoologia da USP (2001-2005) e a participação (2010-2013) no Comitê Executivo do International Council of Museums(Icom), instituição consultora da Unesco. Entre 2006 e 2010, ele já havia presidido o Comitê Brasileiro do organismo.

Leia o Plano de Gestão de Brandão e Magalhães para o MAC.