Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Rede IEA / Professor visitante Jeffrey Lesser mostra dados preliminares de “Má saúde num Bom Retiro”

por Sylvia Miguel - publicado 01/06/2017 11:55 - última modificação 12/06/2017 14:46

Jeffrey Lesser1

Jeffrey Lesser realiza pesquisa etnográfica sobre saúde pública no Brasil

Chefe do departamento de História da Emory University, Estados Unidos, e recém nomeado diretor do Claus M. Halle Institute for Global Learning, Jeffrey Lesser teve sua afiliação como professor visitante do IEA prorrogado por mais um ano, período em que empreende a pesquisa “Má Saúde num Bom Retiro”.

Trata-se de um prolongamento de seu projeto inicial, “Metrópoles, Migração e Mosquitos: Uma História de Saúde em São Paulo, Brasil”, trabalho desenvolvido entre 2015 e 2016 e que teve como resultado a publicação do artigo A Geografia Social do Zika Virus. Integrante do Grupo de Pesquisa Diálogos Interculturais do IEA, o pesquisador lançou ainda em 2016 o livro "A Invenção da Brasilidade", pela Editora Unesp.

A nova pesquisa envolve extenso levantamento documental, etnográfico e pesquisa de campo a respeito do bairro do Bom Retiro, que possui importância histórica para São Paulo, não só para a construção social e demográfica da capital como também para a história da saúde coletiva no Brasil. É lá que ficava o antigo Desinfectório Central, atual Museu da Saúde Pública Emílio Ribas, em prédio que data de 1893.

Os resultados preliminares do novo estudo iniciado em 2016 serão apresentados em conferência marcada para o dia 6 de junho, das 11h30 às 13h, no Instituto de Infectologia Emílio Ribas. O debate Má Saúde num Bom Retiro, organizado Grupo de Pesquisa Khronos: História da Ciência, Epistemologia e Medicina, terá moderação do professor Gildo Magalhães dos Santos, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.

A prorrogação da atuação de Lesser junto ao IEA ocorre sem implicações salariais, já que o professor realiza seu trabalho com bolsa da University Research Council (URC - Fundação das Pesquisas), da Emory University.

A pesquisa

O trabalho em andamento conta com a participação de estagiários da USP e da Universidade Emory, e iniciou desde que o grupo obteve a permissão do Comitê de Ética da Prefeitura para a realização de pesquisa de campo e etnográfica com médicos e agentes comunitários de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Vigilância Sanitária do Bom Retiro.

Os pesquisadores estão realizando o mapeamento geoespacial de um quarteirão do bairro do Bom Retiro, o que permite entender a numeração e a evolução dos prédios da região desde 1890 até o presente. A ideia é criar um mapa usando Sistema de Informação Geográfica (SIG), que permitirá observar a evolução espacial e temporal da região estudada.

A partir de diferentes tipos de fontes históricas, epidemiológicas e etnográficas, os dados irão permitir uma análise minuciosa, envolvendo desde histórias contadas por moradores sobre como evitar doenças, até a questão do controle social realizado por campanhas estaduais para uma variedade de ameaças epidemiológicas que variam desde a violência até a dengue.

O projeto faz uso de novas metodologias digitais que permitem o mapeamento da “saúde do público" e como o público em questão tem pensado a saúde ao longo do tempo.

O Bom Retiro está localizado no coração da metrópole paulistana. Cheio de pequenas fábricas e armazéns, o bairro operário foi povoado desde o final do século XIX por imigrantes de diversas etnias, migrantes nordestinos e afro-brasileiros descendentes de escravos.

Enquanto as origens culturais dos imigrantes mudaram –historicamente, passaram de católicos italianos, espanhóis e portugueses, ao final do século XIX, para judeus da Europa Oriental e árabes na metade do século XX, além de chineses, coreanos e bolivianos nos dias atuais–, o bairro sempre manteve a sua visão interna e externa como sendo um lugar em que a saúde (no sentido mais amplo da palavra) é precária. Atualmente, a região do Bom Retiro convive com o grave problema dos viciados em crack.

Imagem: Leonor Calasans