Você está aqui: Página Inicial / POLOS / Ribeirão Preto / Notícias / Origem e evolução dos buracos negros

Origem e evolução dos buracos negros

por João Rafael - publicado 22/05/2013 11:50 - última modificação 02/09/2013 17:49

O palestrante João Evangelista Steiner, docente do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP (IAG-USP) realizou uma revisão histórica e conceitual sobre a ideia de buraco negro, bem com sobre as evidências da existência desses objetos celestes no Universo.

O IEA, Polo Ribeirão Preto, realizou a palestra “A origem e evolução dos buracos negros”, no dia 17 de maio, às 14h30, no Salão de Eventos do Centro de Informática da USP Ribeirão Preto (CIRP).

Segundo Steiner, os buracos negros possuem enormes quantidades de massa comprimidas em um espaço reduzido, gerando assim um campo gravitacional capaz de atrair até a luz.  A maioria destes se forma a partir dos restos de uma grande estrela quando morre, sendo que buracos negros ainda maiores podem surgir de colisões estelares.

O professor salientou que, com as últimas pesquisas, está crescendo a convicção de que os buracos negros tiveram e continuam tendo importante papel na formação e evolução das galáxias. A palestra também contemplou os resultados recentes sobre a descoberta de sistemas duplos e triplos de buracos negros no centro de determinadas galáxias.