Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Difusão da Agenda 2030 no Brasil e os Desafios para a Governança do Desenvolvimento Sustentável

por Sandra Sedini - publicado 17/04/2024 14:15 - última modificação 22/04/2024 10:43

Detalhes do evento

de 15/05/2024 - 10:00
a 15/05/2024 - 12:00

Onde

Sala Alfredo Bosi, Rua da Praça do Relógio, 109, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Esta mesa redonda busca discutir os principais resultados do livro “Non-state Actors and Sustainable Development in Brazil”, que investiga como os atores não estatais se tornaram impulsionadores-chave da difusão da Agenda 2030 da ONU no Brasil. Após a apresentação do livro, cada painelista comenta sobre os resultados apresentados, os principais desafios para a implementação desta agenda no Brasil (sobretudo a partir de 2018) e sobre o papel da academia, sociedade civil, setor privado e atores governamentais neste processo e na governança do desenvolvimento sustentável de forma geral.

A ONU classifica o Brasil como o país com a maior biodiversidade do mundo, mas o país enfrentou recentemente múltiplas crises, trazendo desafios crescentes para o desenvolvimento socioeconômico e a proteção ambiental. À medida que o apoio estatal diminuiu logo após a ratificação da Agenda 2030, atores não estatais se envolveram ativamente e mobilizaram outros atores sociais para a promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e a implementação da agenda da ONU. Após enfrentar uma séria turbulência política que culminou com a eleição de um governo de extrema-direita e, consequentemente, uma série de retrocessos contra normas e práticas de sustentabilidade, um novo governo alinhado aos princípios da Agenda da ONU e prometendo um plano ambicioso de transição ecológica foi eleito. No entanto, uma série de conflitos políticos e desafios estruturais persistem, tornando a implementação dessa agenda e a governança do desenvolvimento sustentável no país uma tarefa extremamente desafiadora.

Este livro questiona por que os atores não estatais dedicaram tanto tempo, esforço e recursos para promover uma agenda não vinculativa que foi ratificada e é principalmente atribuída aos atores estatais, apesar das circunstâncias adversas para sua implementação. Ao examinar os papéis da academia, da sociedade civil e do setor privado, o livro explora as diferentes maneiras pelas quais esses atores sociais compreendem e traduzem a Agenda 2030 em prática dentro de seus respectivos contextos locais. Com base em extenso trabalho de campo (2017-2018), este livro lança luz sobre uma série de desafios, oportunidades e contradições dentro da agenda global e sua implementação.

Com base nos principais achados do livro e nos acontecimentos recentes no Brasil, o evento tem como objetivo discutir as principais barreiras para a realização dos ODS no Brasil e destacar o que o caso brasileiro pode nos ensinar sobre os desafios e oportunidades para a governança do desenvolvimento sustentável de forma mais ampla.

O evento será de interesse para acadêmicos no campo do  Desenvolvimento Sustentável, Estudos Latino-Americanos e Política Ambiental, bem como para formuladores de políticas, sociedade civil e atores do setor privado interessados e/ou engajados com agendas, normas e práticas de sustentabilidade.

Exposição:

Eduardo Gonçalves Gresse (Universität Hamburg/IEA-USP)

Gabriela Di Giulio (FSP/IEA-USP)

Caio Magri (Instituto Ethos)

Carolina Mattar (IDS/GT Agenda 2030)

Moderação:

Pedro Roberto Jacobi (IEE/IEA-USP)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público | Sem inscrição

Evento gratuito | Sem certificação