Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Qual a Conexão entre História Oral, Crise Ambiental e Criação Artística?

Qual a Conexão entre História Oral, Crise Ambiental e Criação Artística?

por Sandra Sedini - publicado 15/05/2024 14:40 - última modificação 16/05/2024 10:23

Detalhes do evento

de 20/05/2024 - 10:30
a 20/05/2024 - 12:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Para responder efetivamente à crise ambiental global, é necessário mais do que soluções técnicas e políticas. Precisamos de novos modos de nos relacionar com o mundo, que nos libertem de padrões de pensamento habituais e formas de vida que dependem da destruição ambiental e social. Nesse sentido, estudiosos e artistas de todo o mundo estão promovendo respostas e ações criativas e inovadoras às mudanças climáticas e à perda de biodiversidade.

Neste evento, Jason Davis, músico e professor assistente de Música e Estudos Globais no Worcester Polytechnic Institute, fará uma apresentação de seu trabalho interdisciplinar sobre mudanças climáticas, história oral ambiental e música. Como diretor do Climate Stories Project, Davis lidera workshops de narrativas climáticas para escolas e outras organizações. Ele também escreve e apresenta músicas que destacam as vozes gravadas de pessoas de todo o mundo falando sobre suas experiências e respostas pessoais às mudanças climáticas. Ele irá apresentar seu projeto atual, que consiste em visitar comunidades diversas no sudeste do Brasil e gravar entrevistas de história oral com os moradores sobre suas relações com os recursos florestais locais e a conservação. Em estágios posteriores, ele irá compor, gravar e apresentar peças musicais multimídia que apresentam segmentos dessas entrevistas.

Além da divulgação de seu projeto, o evento visa atrair alunos e pesquisadores interessados em colaborar com a iniciativa. Para aqueles que quiserem aprender a metodologia utilizada por ele, haverá um workshop no dia 22 de maio, às 10h, no IEA.

Atualmente, Davis é bolsista Fulbright no Brasil, no Grupo Saúde Planetária Brasil do IEA, utilizando metodologia de história oral para entender melhor as conexões multifacetadas entre os membros das comunidades e a conservação da Mata Atlântica.

Apresentação:

Jason Davis (Worcester Polytechnic Institute)

Moderação:

Antonio Mauro Saraiva (EP/IEA-USP)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público | Sem inscrição

Evento gratuito | Sem certificação