Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Lições do Evento Climático Extremo no Rio Grande do Sul para o Brasil

Lições do Evento Climático Extremo no Rio Grande do Sul para o Brasil

por Sandra Sedini - publicado 13/05/2024 14:55 - última modificação 21/05/2024 07:23

Detalhes do evento

de 21/05/2024 - 08:45
a 21/05/2024 - 12:00

Onde

IEA, Sala Alfredo Bosi, Rua Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Em maio de 2024, se abateu sobre o Estado do Rio Grande do Sul um dos maiores eventos extremos atribuíveis às mudanças climáticas globais. Mais de duas semanas após o ocorrido, o evento ainda está em curso, tal a quantidade de água das chuvas, a complexidade meteorológica do fenômeno e seus efeitos devastadores sobre as populações. Praticamente todo o estado do RS entrou em calamidade, com inundações em mais de 400 cidades que deixaram dezenas de milhares de desabrigados e um prejuízo ainda difícil de calcular.

Eventos climáticos extremos têm estado entre os principais avisos que os cientistas vêm dando há mais de trinta anos ao mundo. Nesse período, enchentes e queimadas vêm se tornando cada vez mais frequentes e afetando um número cada vez maior de pessoas.

Algumas ações foram tomadas,principalmente por países ricos, como planos de contingência e sistemas de aviso à população. Mas mesmo assim, em alguns locais eventos extremos se repetem. São regiões de relevo ou regiões alagáveis já bem conhecidas, que sinalizam claramente o aumento de frequência.

A catástrofe no Rio Grande do Sul levanta perguntas importantes que precisam ser respondidas para que as autoridades possam tomar providências como já planejado e indicado ou então voltar à prancheta e replanejar. Ou, ainda, fazer novos planos que ofereçam melhores chances de evitar e/ou reagir aos eventos que possamos vir a ter de enfrentar no futuro.

Neste evento, o IEA traz uma discussão sobre que lições podemos tirar do evento extremo no RS. Além de examinar as causas e propor caminhos, os palestrantes também irão apontar possíveis perigos de eventos similares em outras partes do Brasil. Sem perder de vista o extremo climático no RS será discutido como poderíamos nos preparar para enfrentar situações de extremos climáticos em curto, médio e longo prazos no Brasil.

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público | Sem inscrição

Evento gratuito | Sem certificação

IEA