Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Os Indígenas de Papel (Arquivos Europeus)

Os Indígenas de Papel (Arquivos Europeus)

por Cláudia Regina - publicado 17/11/2022 17:35 - última modificação 17/11/2022 17:32

Detalhes do evento

Quando

de 11/04/2023 - 14:00
a 11/04/2023 - 17:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

 

Desde meados do século XVI e por todo o século XVII, colonos e missionários
exploraram assiduamente as franjas da Amazônia localizadas a oriente da Audiência de Quito e teceram diversas imagens das populações indígenas. Os nativos foram classificados em duas grandes categorias: de um lado, estavam os tidos por “amigos”, em quem os ibéricos verificavam certos sinais de “polícia”; de outro, os “bárbaros”, geralmente retratados como nômades e antropófagos. Uma análise mais acurada dessas imagens presentes na documentação consultada no Archivo General de Indias (Sevilha, Espanha) mostra que elas se coadunavam com os objetivos específicos de colonos e missionários, vale dizer, a captura de mão de obra para o serviço pessoal e o estabelecimento de missões.

 

Desde meados do século XVI e por todo o século XVII, colonos e missionários exploraram assiduamente as franjas da Amazônia localizadas a oriente da Audiência de Quito e teceram diversas imagens das populações indígenas. Os nativos foram classificados em duas grandes categorias: de um lado, estavam os tidos por “amigos”, em quem os ibéricos verificavam certos sinais de “polícia”; de outro, os “bárbaros”, geralmente retratados como nômades e antropófagos. Uma análise mais acurada dessas imagens presentes na documentação consultada no Archivo General de Índias (Sevilha, Espanha) mostra que elas se coadunavam com os objetivos específicos de colonos e missionários, vale dizer, a captura de mão de obra para o serviço pessoal e o estabelecimento de missões.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Programação

Expositores:

Mauro Brunello (ARSI) e Francismar Carvalho (UERJ)

Excurso geral sobre as fontes preservadas na ARSI relativas às missões jesuítas na América do Sul, seguido de alguns exemplos de documentos relativos aos povos indígenas.

Classificações dicotômicas: índios amazônicos em crônicas e petições dos séculos XVI e XVII.

Debatedores:

Marina Massimi e Zeron

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo