Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 284

Boletim IEA - 284

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 13:16

Edição 284 — 31 de julho de 2020

REVISTA DO IEA

Revista ‘Estudos Avançados” publica dossiê abrangente sobre a pandemia

Com 17 artigos de 47 pesquisadores de diversas instituições, o dossiê “Pandemia pela Covid-19” da revista “Estudos Avançados”, lançada em julho, apresenta um vasto panorama das características e consequências da pandemia, tanto do ponto de vista da saúde pública quanto da realidade social do país. A edição traz também um conjunto de textos sobre a juventude brasileira escritos por educadores e sociólogos.

CULTURA

Néstor García Canclini será o novo titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Considerado um dos principais cientistas sociais latino-americanos, o antropólogo cultural Néstor García Canclini, da Universidade Autônoma Metropolitana, da Cidade do México, desenvolverá o projeto "A Institucionalidade da Cultura no Contexto Atual de Mudanças Socioculturais" a partir de 1º de setembro, com o apoio de um pesquisador de pós-doutorado que está sendo selecionando pela cátedra. Ele substituirá a dupla Paulo Herkenhoff e Helena Nader, titulares em 2019.

PESQUISA

Programa Ano Sabático para 2021 recebe inscrições até 7 de agosto

Estão abertas até 7 de agosto as inscrições para a seleção de professores da USP para o Programa Ano Sabático em 2021. Para se inscrever é preciso enviar súmula curricular e projeto de pesquisa com duração de seis meses ou um ano, além da concordância do Conselho Departamental e da Congregação (ou organismos equivalentes) da unidade/órgão de origem. O programa é uma parceria do IEA com a Pró-Reitoria de Pesquisa.

COVID-19

Ubias, ZiF e IEA publicam ensaios sobre mudanças num mundo pós-pandemia

A rede de Institutos de Estudos Avançados Baseados em Universidades (Ubias, na sigla em inglês), o Centro de Pesquisa Interdisciplinar da Universidade de Bielefeld, Alemanha, e o IEA estão publicando desde junho artigos sobre as perspectivas de mudanças no mundo pós-pandemia. Do Brasil, já contribuíram nove pesquisadores, entres eles Renato Janine Ribeiro, Wagner Costa Ribeiro e Ana Lydia Sawaya.

AGENDA

Webinar discutirá mudanças no trabalho no mundo a partir do coronavírus

No dia 12 de agosto, às 16h, o debate O Mundo do Trabalho a partir do Coronavírus irá tratar das principais mudanças que estão ocorrendo no trabalho. Os pesquisadores procurarão identificar tendências, prognósticos e desejos, em especial sobre o bem-estar e saúde das pessoas. O seminário online é organizado pelo Grupo de Estudos Impactos das Novas Morfologias do Trabalho Sobre a Vida dos Trabalhadores do IEA.

PL das fake news será tema de debate online entre juristas e jornalistas

O webinar Liberdade de Expressão e o Direito Contra a Desinformação: O PL das Fake News reunirá no dia 12 de agosto, às 10h, jornalistas e juristas para discutir limitações e alcance do Projeto de Lei 2360/20, aprovado no Senado em 30 de junho e atualmente em discussão na Câmara dos Deputados. Entre os temas a serem discutidos estão: liberdade de expressão e informação, privacidade, transparência, informações falsas e a aplicação da lei. A organização é do Grupo de Pesquisa Jornalismo, Direito e Liberdade do IEA.

Especialistas comparam sistemas de saúde das cidades de São Paulo e Atlanta durante a pandemia

Pesquisadores nas áreas de saúde pública e medicina vão discutir em webinar no dia 14 de agosto, às 14h30, os efeitos da pandemia da Covid-19 a partir da comparação dos sistemas de saúde do Brasil (público e gratuito) e dos EUA (privado). A referência será o atendimento à população nas cidades de São Paulo e de Atlanta. Os expositores participam de projeto da Universidade Emory, dos EUA, no bairro do Bom Retiro.


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director:
Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes  Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, Sérgio Adorno, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Claudia Costin, Valeria De Marco, Michel Kurdoglian Lutaif, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Estagiário / Intern: Letícia Tanaka - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.