Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 294

Boletim IEA - 294

por Fernanda Rezende - publicado 22/01/2015 13:35 - última modificação 17/09/2021 12:02

Edição 294 — 1º de setembro 2021

CÁTEDRAS

Muniz Sodré é o primeiro titular da Cátedra Otavio Frias Filho

“Uma indagação multiforme sobre a existência e consistência do povo brasileiro.” Essa será a principal questão a ser analisada no ciclo de palestras que o sociólogo Muniz Sodré coordenará na Cátedra Otavio Frias Filho como primeiro titular desse novo posto de pesquisa do IEA, resultante de convênio entre a USP e o jornal Folha de S.Paulo. Autor de 45 livros (três deles de ficção) e considerado o mais importante pesquisador de comunicação no país, Sodré é professor emérito e um dos fundadores da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No dia 9 de setembro, às 15h, ele participará do evento Admiráveis Pensamentos Novos, promovido pela Cátedra Oscar Sala, também sediada no IEA. Veja mais na Agenda, ao final deste boletim.

Cátedra de Educação Básica é renomeada em homenagem a Alfredo Bosi

A Cátedra de Educação Básica, parceria entre o IEA e o Itaú Social, a partir de agora se chama Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, em homenagem ao professor e historiador de literatura brasileira morto em abril. A renomeação foi anunciada pela coordenadora geral da cátedra, Roseli de Deus Lopes, vice-diretora do IEA, no evento “Presença de Alfredo Bosi”, realizado na última semana de agosto. Na ocasião, ela destacou a afinidade de Bosi com a temática da cátedra e a importância dele para a educação no país.

REVISTA

"Energia e Ambiente", "Híbridos do Conhecimento" e "Espaços Religiosos" são os dossiês da nova edição (102) da revista Estudos Avançados, cuja edição digital já está disponível para download gratuito na plataforma de periódicos online SciELO. Entre os temas abordados pelos 16 artigos da edição figuram: monitoramento da qualidade do ar no Brasil, produção de energia eólica, biodiversidade, adaptação às mudanças climáticas, governança da água, patrimônio jesuítico entre Rio de Janeiro e São Paulo e lugares do catolicismo negro na capital paulista no século 19.

ACERVO IEA - Destaques da trajetória de 35 anos do Instituto

Há sete anos, quando o golpe político-militar completava 50 anos, o então editor da revista Alfredo Bosi idealizou uma edição especial para rememorar o momento que, para ele, integra a memória pessoal e coletiva de alguns, mas figura apenas como fato histórico para outros. "Daí a oportunidade de um dossiê que reconstitua o evento e esclareça as gerações jovens e as já entradas na idade madura", destacou no editorial. São 13 textos em diferentes formatos sobre o contexto político, social e econômico em que seu deu o golpe de 64, bem como sobre a resistência, a censura, a produção artística e a atuação da imprensa nacional e internacional em relação ao regime imposto pelos militares à época. O material está disponível na íntegra e gratuitamente na SciELO.

AGENDA

2 de setembro, 8h30 - Desafios Metodológicos e de Modelagem de Índices e Indicadores

Seminário integrante do ciclo UrbanSus do Centro de Síntese USP Cidades Globais. O objetivo do evento é subsidiar a produção de pesquisas do centro.

3 de setembro, 14h - Política Ambiental, Crise Climática e Construção Social do Futuro

Eda Tassara, do Grupo de Pesquisa Política Ambiental do IEA, coordena seminário em defesa da reeducação da população mundial em prol da sustentabilidade do planeta.

8 de setembro, 16h - 40 Anos da Lei da Política Nacional do Meio Ambiente: Reminiscências, Realidade e Perspectivas

Evento do ciclo UrbanSus do Centro de Síntese USP Cidades Globais lança livro homônimo com 50 artigos de 74 autores, coordenado por Édis Milaré.

9 de setembro, 9h - Sustentabilidade Urbana – Pequenos e Médios Municípios no Planejamento Territorial a partir dos ODS da ONU

Webinar da programação do ciclo UrbanSus do Centro de Síntese USP Cidades Globais destinado a propor reflexões que orientem políticas urbanas e rurais.

9 de setembro, 15h - Admiráveis Pensamentos Novos - Conversações

Eugênio Bucci, Giselle Beiguelman, Massimo Di Felici e Muniz Sodré discutem o impacto da rápida evolução digital na sociedade. Com moderação de Carlos Vogt e coordenação de Lucia Santaella, titular da Cátedra Oscar Sala.

14 de setembro, 14h - As Reduções Jesuíticas do Chaco no Século 18 – Uma Revisão Crítica da Historiografia

Na conferência, Carlos Daniel Paz, da UNCPBA, Argentina, apresentará esboço de revisão crítica em que retoma algumas práticas e sinais da ego-histoire française.

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP / INSTITUTE OF ADVANCED STUDIES OF USP
Diretor / Director: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora / Vice-Director: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo / Board: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes,José Eduardo Krieger, José Roberto Piqueira, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.

www.iea.usp.briea@usp.br - (+ 55 11) 3091-3922
BOLETIM IEA / IEA NEWSLETTER - Divisão de Comunicação / Communication Division - Chefe / Chief: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista / Journalist: Mauro Bellesa - Versão em inglês / English version: Richard Meckien - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para / To subscribe send a message to boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta / To unsubscribe write "Remove" in the "Subject" of your answer.