Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Urbansus – Sustentabilidade Urbana - Pequenos e Médios Municípios no Planejamento Territorial a Partir dos ODS ONU

Urbansus – Sustentabilidade Urbana - Pequenos e Médios Municípios no Planejamento Territorial a Partir dos ODS ONU

por Cláudia Regina - publicado 24/08/2021 13:20 - última modificação 08/09/2021 15:01

Detalhes do evento

Quando

de 09/09/2021 - 09:00
a 09/09/2021 - 17:00

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

O planejamento territorial se trata de um importante instrumento de análise de Estado, sociedade civil e demais atores sociais para orientar as ações em um determinado território, abarcando suas potencialidades e otimizando seu uso no curto, médio e longo prazo. A ordenação de práticas de uso do espaço de maneira apropriada, abarcando aspectos demográficos, econômicos, sociais, ecológicos, entre outros, assim como o planejamento e políticas públicas efetivas, possibilita melhorias e o desenvolvimento de comunidades e regiões.

Assim, a importância do planejamento territorial, considerando as desigualdades sociais e territoriais e as questões do clima, sanitárias e demais questões de sustentabilidade, reforça a necessidade - no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Nova Agenda Urbana (NAU) - de seu protagonismo no debate acadêmico e social.

Em se tratando dos pequenos e médios municípios, as ações de planejamento territorial exigem uma perspectiva multiescalar e uma análise das demandas particulares destes espaços que possuem suas singularidades, periurbanas e rurais, ainda pouco trabalhadas em pesquisas sobre a temática do planejamento. Questões relevantes relacionadas aos municípios médias, que apresentaram nas últimas décadas acentuamento em seu dinamismo socioeconômico e demográfico, são: como evitar que elas sigam os rumos e reproduzam os mesmos problemas das grandes aglomerações urbanas como, entre outros, espraiamento desordenado e consequente impacto ambiental, graves desigualdades socioespaciais, baixa coesão social? Como promover redes de cidades mais equilibradas, em termos demográficos e ambientais, promovendo a sustentação socioeconômica e a sustentabilidade ambiental dos territórios?

O objetivo deste Seminário do ciclo UrbanSus é propor reflexões e análises sobre a presença dos pequenos e médios municípios em planejamentos territoriais, no âmbito regional e/ou estadual, que orientem políticas urbanas e rurais que busquem um melhor aproveitamento das potencialidades dos recursos públicos e privados destas áreas. Planejamentos territoriais que sejam norteados por uma “cultura de sustentabilidade”, que considere a preservação dos biomas e da biodiversidade e as interações entre sociedade e o meio biofísico como pilares da promoção da saúde e qualidade de vida no território.

Inscrições

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Organização

Centro de Síntese USP Cidades Globais - Urbansus

Coordenação:

Fábio Bacchiegga (IEA/USP), César Pedrosa (FSP/USP), Djonathan Gomes Ribeiro, (FSP e IEA/USP), Maria da Penha Vasconcellos (FSP e IEA/USP), Marcos Buckeridge (IB e IEA/USP), Arlindo Philippi Jr (FSP e IEA/USP).

Equipe Organizadora:

Elaine Cristina Silva dos Santos (IEA/USP), Lúcio Flávio da Silva Freitas (IEA/USP), Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho (IEA/USP), Alejandro Dorado (IEA/USP) Cláudia Terezinha Kniess (IEA/USP), Danieli Moura (IEA/USP), Gérsica Moraes Nogueira da Silva (IEA/USP), Márcia Borges (IEA/USP), Sandra Corbari (IEA/USP), Sônia Coutinho (IEA/USP).

Relatores Painel 1:

Lúcio Flávio da Silva Freitas (IEA/USP), Thelmo de Carvalho Teixeira Branco Filho (IEA/USP), Cláudia Terezinha Kniess (IEA/USP), Sandra Corbari (IEA/USP) e Djonathan Gomes Ribeiro (IEA e FSP/USP).

Relatores Painel 2:
Alejandro Dorado (IEA/USP); Cesar Pedrosa (FSP/USP), Gérsica Moraes Nogueira da Silva (IEA/CG), Márcia Borges (IEA/USP), Danieli Moura (IEA/USP)

Apoio

Programa de Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (ProASaS)

Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública (PPG SP)

Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas (INCLINE)

Programação

09h

Abertura:

Guilherme Ary Plonski (IEA/USP); Arlindo Philippi Júnior (FSP e IEA/USP),  e Rodrigo Agostinho (Frente Parlamentar Ambientalista)

Brasil: Territórios e Diversidades (vídeo)

09h45 – 12h

Painel 1: Planejamento Territorial em Múltiplas Escalas: Pequenos e Médios Municípios no Desenvolvimento Regional

 

Pedro Vasconcelos Maia do Amaral (UFMG)

Jefferson Oliveira Goulart (UNESP)

Betânia de Moraes Alfonsin (IBDU e PPGD/FMP)

Moderador: Elaine Cristina Silva dos Santos (IEA/USP) e Tadeu Malheiros (IEA/USP)

12h às 13h30

Almoço

14h às 16h15

Painel 2: Entrelaçando Campo e Cidade no Planejamento Territorial Sustentável, Metas e Ações Necessárias.

 

João Morais Mourato (Universidade de Lisboa - Portugal)

Arilson da Silva Favareto (UFABC)

Gonçalo Santinha (Universidade de Aveiro - Portugal)

Moderador:

Fábio Bacchiegga (IEA/USP) e Maria da Penha Vasconcellos (IEA/USP)

16h15 às 16h30

Encaminhamentos Finais:

Maria da Penha Vasconcellos (FSP e IEA/USP) e Marcos Buckeridge (IB e IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo