Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 305

Boletim IEA - 305

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:38 - última modificação 16/08/2023 14:38

Edição 305 - 23 de setembro de 2022
DESTAQUES
Evento

'Escrevivência' é tema de evento inaugural da titularidade de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal

No dia 27 de setembro, às 14h30, ocorre o evento inaugural da titularidade da educadora e escritora Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência (parceria entre o IEA e o Itaú Cultural). O encontro Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença também terá a participação da antropóloga Fátima Lima, da especialista em literatura comparada Fernanda Felisberto e do linguista Gabriel Nascimento. A moderação será da antropóloga Érica Peçanha. Os participantes discutirão como a "escrevivência" pode se construir como um corpus literário diferenciado e como esse conceito tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas do conhecimento.

Transmissão ao vivo | Sem inscrição prévia

Publicações

Livro analisa a trajetória dos processos decisórios na criação da Lei Maria da Penha

A atuação do Poder Judiciário brasileiro no enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres (VDFM) é tema do livro "Jornadas do Judiciário na implementação da Lei Maria da Penha", de autoria de Fabiana Severi. Editada pelo IEA, a obra está publicada no Portal de Livros Abertos da USP. O livro analisa o papel desempenhado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nos últimos 15 anos na criação e coordenação de políticas judiciárias voltadas à implementação da lei, considerada uma das melhores do mundo sobre violência doméstica. Segundo Fabiana, aprovar uma lei como essa é, por si só, "uma grande inovação institucional em direitos humanos" em um país onde, historicamente, "sexismo e colonialismo têm produzido e refo rçado a cultura judicial punitivista e lugares de subalternidade para mulheres e meninas".

Publicação apresenta propostas de gestão e políticas públicas para governadores, prefeitos e secretários

A série de eventos O Futuro do Serviço Civil nos Estados e Municípios do Brasil, realizada entre abril de 2021 e março de 2022 pelo IEA em parceria com a Oficina Municipal e a Fundação Konrad Adenauer, deu origem a uma publicação de mesmo nome. O documento foi lançado no dia 6 de setembro e traz textos que apresentam, de forma sintética, os resultados dos oito seminários do ciclo, que reuniu especialistas de diversas áreas da gestão pública para abordar a situação e os desafios estratégicos do serviço civil no Brasil.

AGENDA

27 de setembro, 11h A Missão Militar Francesa (MMF) e a Profissionalização do Exército Brasileiro (1920-1940)

Conferência da historiadora Adriana Iop Bellintani, professora do ITA, para falar da missão que tinha por objetivo a modernização da força terrestre brasileira. Assista ao vivo.

27 de setembro, 14h30 Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença

Evento inaugural de Conceição Evaristo na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência discutirá como a "escrevivência" pode se construir como um corpus literário diferenciado e como o conceito tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas do conhecimento. Assista ao vivo.

29 de setembro, 9hUrbansus: Ciência de Dados e Geoinformação em Modelos de Análise e Gestão Urbanas

O seminário tratará dos desafios e dilemas ético-tecnológicos da ciência de dados em cidades inteligentes, e apresentará modelos de análise, planejamento e monitoramento para gestão e segurança urbanas. Assista ao vivo.

4 de outubro, 14hComo os Humanos Julgam as Máquinas

Conferência de Cesar Hidalgo, diretor do Centro de Aprendizagem Coletiva do Instituto de Inteligência Artificial e Natural (ANITI), na Universidade de Toulouse, e um dos autores do livro "How Humans Judge Machines". Assista ao vivo.

5 de outubro, 15hConversas sobre a Teoria Darwiniana (Sétimo Encontro)

Exposição de Lízia de Figueirêdo, da UFMG, para tratar da forma como a evolução afeta a racionalidade e a tomada de decisões, o papel da teoria darwiniana na economia e sua relação com a psicologia evolucionista. Assista ao vivo.

6 de outubro, 14hPrograma Eixos Temáticos da USP - Energia: Energia Nuclear é Verde? Perspectivas da Utilização Nuclear no Brasil

Conferência de Leonan dos Santos Guimarães, da Eletronuclear, e João Moreira, da UFABC, para discutir as perspectivas de uso da tecnologia nuclear no Brasil, tanto para a produção de energia elétrica quanto para outras finalidades. Assista ao vivo.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.