Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Escrevivência: Sujeitos, Lugares e Modos de Enunciação - Corpus Literário em Diferença

por Sandra Sedini - publicado 29/08/2022 07:45 - última modificação 07/10/2022 13:26

Detalhes do evento

de 27/09/2022 - 14:30
a 27/09/2022 - 17:30

On-line

Nome do Contato

Mesa Inaugural da catedrática Conceição Evaristo

A aquisição da leitura e da escrita para grupos sociais e indivíduos que historicamente foram e são excluídos da cultura e dos bens culturais da elite não se apresenta como algo dado, mas como direito a ser conquistado.

Esses grupos e sujeitos embora privados de oportunidade para acessarem a cultura que se impõe como superior, encontram formas de se apropriarem desses bens e muitas vezes se colocam críticos não só dos conteúdos dessa cultura que se impõe como modelar, como também da forma como esses são expostos.

Nesse sentido, discursos literários criados a partir da experiência de sujeitos subjugados pela condição racial, de gênero, étnica, social e outras podem atritar com sistema literário canônico, uma vez que o cânone é também uma construção de um determinado poder.

A partir dessas premissas, nos interessa observar como a Escrevivência pode se construir como um corpus literário em diferença na Literatura Brasileira e como o conceito tem servido de aporte teórico para estudos em outras áreas de conhecimento.

Exposição:

Conceição Evaristo, escritora, titular atual da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Fátima Lima, antropóloga, professora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé

Fernanda Felisberto, professora de literatura do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Gabriel Nascimento, linguista, escritor, professor da Universidade Federal do Sul da Bahia

Moderação:

Érica Peçanha, antropóloga, supervisora geral do Projeto Democracia, Artes e Saberes Plurais da Cátedra Olavo Setubal de Cultura, Arte e Ciência do IEA

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação