Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

Posse de Conceição Evaristo - Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência

por Sandra Sedini - publicado 14/07/2022 09:35 - última modificação 11/08/2022 11:33

Detalhes do evento

Quando

de 05/09/2022 - 14:30
a 05/09/2022 - 16:30

Onde

Sala do Conselho Universitário, Rua da Reitoria, 374, Butantã, São Paulo, SP

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Na cerimônia de posse, Conceição Evaristo apresentará o programa de sua titularidade, que tem por base o conceito de “escrevivência”, utilizado por ela para referir-se à memória escrita da vivência, à escrita que nasce do cotidiano, das lembranças, das experiências de vida dela própria e de seu povo. Esse conceito, que pode ser visto como suporte para ler e para produzir literatura, relaciona-se à experiência de mulheres negras, tanto na contemporaneidade como no processo histórico.

Na Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência, Conceição pretende realizar atividades de formação para alunos da USP, de capacitação para professores da rede pública de ensino e de criação literária para jovens de territórios periféricos. Nessas atividades, buscará propiciar uma reflexão sobre como as classes populares se apropriam da língua portuguesa e criam seus textos, muitas vezes questionando a literatura canônica.

Sobre a titular
Autora de romances, poesia, contos e ensaios, Conceição Evaristo graduou-se em letras na UFRJ e obteve os títulos de mestre em literatura brasileira pela PUC-RJ e doutora em literatura comparada pela UFF. Sua obra é considerada uma referência na luta contra o racismo e o machismo no país. A primeira publicação foi aos 44 anos, em 1990, na série Cadernos Negros, do grupo Quilombhoje. É autora de sete livros, entre eles "Olhos D'Água (2015), vencedor do Prêmio Jabuti. Cincos dos seus livros foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol e árabe. Foi agraciada com o Prêmio do Governo de Minas Gerais pelo conjunto de sua obra; Prêmio Nicolás Guillén de Literatura, pela Caribbean Philosophical Association; e Prêmio Mestra das Periferias, pelo Instituto Maria e João Aleixo. Em 2017, foi homenageada pelo Itaú Cultural com a Ocupação Conceição Evaristo e, em 2019, como personalidade literária pelo Prêmio Jabuti

Boas-vindas do coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência Martin Grossmann

Palavras do diretor do Instituto de Estudos Avançados, Guilherme Ary Plonski

Palavras do diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron

Palavras de Maria Alice Setubal, representante da família de Olavo Setubal

Palavras de Néstor García Canclini, catedrático 2020-2022

Saudação à Catedrática, Sueli Carneiro

Discurso da Catedrática, Conceição Evaristo

Palavras do M. Reitor, Carlos Gilberto Carlotti Junior

Transmissão:

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Inscrições

Evento público e gratuito | Com inscrição

Protocolos USP

Todos os eventos realizados na Universidade de São Paulo seguem o Protocolo de Recomendações sanitárias para salas de aula, auditórios, laboratórios e bibliotecas. Assim, além da obrigatoriedade do uso de máscara em tempo integral (N95 ou cirúrgica), será necessário apresentar comprovante de vacinação para a participação presencial no dia do evento.