Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 308

Boletim IEA - 308

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:41 - última modificação 16/08/2023 14:41

Edição 308 - 25 de abril de 2023

 

DESTAQUES
Pesquisa

Soluções Baseadas na Natureza são tema de novo grupo de estudos

O Brasil é um celeiro de Soluções Baseadas na Natureza (SbN), no entanto, para que possa capturar este potencial, há a necessidade de organizar informações e conceitos associados ao tema, definindo uma estrutura teórica e, assim, estabelecer quais oportunidades podem ser identificadas e desenvolvidas. Essa necessidade levou à aprovação pelo Conselho Deliberativo do IEA da proposta de criação do Grupo de Estudos Soluções Baseadas na Natureza, sob a coordenação dos professores Weber Antonio Neves do Amaral e Francides Gomes da Silva Junior, ambos da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP.

Claudio Pinhanez é o novo professor visitante do IEA

Processamento Computacional Ético de Línguas Indígenas Brasileiras é o tema do projeto do novo professor visitante do IEA, Claudio Pinhanez, pesquisador do laboratório da IBM Research no Brasil. Ela propõe o desenvolvimento de técnicas de inteligência artificial e processamento de linguagem natural (PLN) no suporte de documentação de línguas indígenas brasileiras. Para aplicar técnicas de PLN nesse trabalho, Pinhanez pretende explorar o uso de modelos de linguagem de base pré-treinados e multilinguísticos. Se os objetivos não forem atingidos dessa forma, a alternativa será coletar grandes quantidades de dados linguísticos para treinar um novo modelo.

Projeto Temático Fapesp analisa implantação de licenciatura interdisciplinar em ciências

Analisar e acompanhar a implantação do programa experimental de licenciatura interdisciplinar em ciências (LIC) iniciado na USP em 2022 é o objetivo de Projeto Temático Fapesp formalizado neste semestre no IEA. Com previsão de funcionamento até janeiro de 2028, o projeto Estudo de Implementação de Inovações Curriculares, Estratégias Pedagógicas e Tecnologias Emergentes para Qualidade-Equidade na Educação Básica tem como pesquisador responsável Mauricio Pietrocola, professor titular da Faculdade de Educação (FE) da USP, onde realiza pesquisa sobre desenvolvimento de estratégias inovadoras no ensino de ciências e formação de professores.

Eventos

Nick Couldry faz conferência sobre impactos do poder simbólico das plataformas digitais

Para o sociólogo britânico Nick Couldry, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, a estrutura que aparenta ser uma segunda Natureza, apresentada cotidianamente pelas tecnológicas de informação e comunicação, “embora escrita na linguagem ‘suave’ dos símbolos, é forte o suficiente para destruir vidas”. As perspectivas para um mundo menos propenso à toxidade e mais propenso a gerar solidariedade e cooperação serão debatidas por ele na conferência O Espaço do Mundo: Plataformas Digitais e Perspectivas para a Solidariedade Humana no Século 21, no dia 27 de abril, às 14h. O evento é uma realização da Cátedra Oscar Sala.

Projeto lança série de vídeos sobre direitos humanos das mulheres

A Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM) da USP lança no dia 27 de abril, às 18h, no Centro Universitário MariAntonia da USP, a série em vídeo “Por Que Esse É um Tema de Direitos Humanos das Mulheres”, produzida com apoio da Fundação Tide Setubal. Os temas abordados pela série surgiram em rodas de conversas com mulheres estudantes da comunidade USP (graduação e pós-graduação) e bolsistas de pré-iniciação científica (estudantes de ensino médio), de acordo com uma das coordenadoras do projeto, professora Gislene Santos, que também coordena o Grupo de Pesquisa nPeriferias, parceiro no trabalho. A série ficará disponível no canal da clínica no YouTube.

AGENDA

27 de abril, 14hO Espaço do Mundo: Plataformas Digitais e Perspectivas para Solidariedade Humana no Século 21

Conferência do sociólogo britânico Nick Couldry, da Escola de Economia e Ciência Política de Londres, organizada pela Cátedra Oscar Sala, parceria do IEA com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).    Assista ao vivo.

27 de abril, 18hLançamento da Série Por Que Esse É um Tema de Direitos Humanos das Mulheres?

Evento apresentará série em vídeo produzida pela Clínica de Direitos Humanos das Mulheres (CDHM) da USP, com apoio da Fundação Tide Setubal e colaboração do Grupo de Pesquisa nPeriferias. Presencial e gratuito, sem inscrição.

5 de maio, 15h - As Humanidades ante o Antropoceno (3ª Conversa)

A socióloga Maria Arminda do Nascimento Arruda, vice-reitora da USP, e o biólogo Marcos Buckeridge, do Instituto de Biociências, conversam sobre o livro mais recente do professor sênior do IEA José Eli da Veiga. Assista ao vivo.

10 de maio, 14hAdaptabilidade de Comunidades Vulneráveis e Jovens em Cidades Pós-Pandêmicas

Pesquisadores britânicos, sul-africanos e brasileiros debatem os desafios impostos pela pandemia de Covid-19 à vida de crianças, jovens e comunidades vulneráveis nas grandes cidades e estratégias de adaptação adotadas. Assista ao vivo.

11 de maio, 14hOs Indígenas de Papel (Arquivos Europeus)

Seminário sobre as informações dos séculos 16 e 17 contidas em documentos do Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, Espanha, sobre populações indígenas existentes a leste da Real Audiência de Quito. Assista ao vivo.

11 de maio, 15h - As Humanidades ante o Antropoceno (4ª Conversa)

A socióloga Julia Guivant e o agrônomo Sandro Schlindwein, ambos professores da Universidade Federal de Santa Catarina, conversam sobre o livro mais recente do professor sênior do IEA José Eli da Veiga.  Assista ao vivo.

 


 

INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.