Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Boletim IEA / Boletim IEA - 310

Boletim IEA - 310

por Matheus Nistal - publicado 16/08/2023 14:42 - última modificação 16/08/2023 14:42

Edição 310 - 14 de junho de 2023
DESTAQUES
Novos livros

Canclini coordena livro sobre transformações nas instituições e políticas culturais no Brasil e no México

O livro “Emergências Culturais – Instituições, Criadores e Comunidades no Brasil e no México”, coedição IEA e Edusp, lançado em junho, faz uma análise das mudanças ocorridas nas últimas décadas nas relações entre instituições culturais, artistas, outros trabalhadores da cultura e públicos da América Latina, tendo como referência os panoramas brasileiro e mexicano. A coordenação da obra é do antropólogo cultural argentino radicado no México Néstor García Canclini. Os outros autores são os pós-doutorandos Sharine Melo e Juan Brizuela e a antropóloga social Mariana Martínez. O livro é resultado do projeto coordenado por Canclini no período de sua titularidade (2021-22) na Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência.

Livro apresenta reescrita com enfoque feminista de decisões judiciais

Professoras, pesquisadoras e estudantes de direito pertencentes a várias instituições de ensino superior públicas e privadas de todas as regiões do país são as autoras do livro "Reescrevendo Decisões Judiciais em Perspectivas Feministas: A Experiência Brasileira", organizado pela professora Fabiana Cristina Severi, da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) da USP, numa coedição da faculdade e do IEA. Com versão digital disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP, a obra é fruto de projeto desenvolvido por Fabiana desde agosto de 2021 e de seu trabalho como pesquisadora do Programa Ano Sabático do IEA naquele mesmo ano.

Julio Groppa Aquino publica 2º volume sobre ‘racionalidades educacionais’ no contexto da pandemia

No início de junho, o IEA lançou o livro "Racionalidades Educacionais (Pós)-Pandêmica - Atlas 2021", do psicólogo Julio Groppa Aquino, professor titular da Faculdade de Educação (FE) da USP, em versão digital disponível gratuitamente no Portal de Livros Abertos da USP. Trata-se do segundo volume de uma trilogia dedicada aos resultados da pesquisa A Educação no Horizonte Pós-Pandêmico: Contributos para a Construção de Pautas Investigativas e Práticas, realizada por Aquino em 2022 no Programa Ano Sabático do IEA. O autor espera que o trabalho contribua para outros estudos sobre o tema. O primeiro volume da trilogia, que traz o “Atlas 2020”, foi publicado em março.

Oportunidade

Centro de Síntese USP Cidades Globais recebe inscrições até 19 de junho para seleção de pós-graduando

Pós-graduandos de qualquer área da USP têm até as 16h do dia 19 de junho para se inscrever no processo de seleção de bolsista para apoio às pesquisas desenvolvidas pelo projeto Mulheres e Direito às Cidades, vinculado ao Programa Municípios Sustentáveis do Centro de Síntese USP Cidades Globais. A bolsa mensal é de R$ 1.400,00 (por seis meses), com recursos do Programa Santander Políticas Públicas. A carga horária será de oito horas semanais em atividades presenciais (nos campi da USP ou municípios abrangidos pelo projeto) e/ou remotas, a partir de 1º de julho. A seleção será baseada no perfil de cada candidato, de acordo com seu histórico escolar e currículo Lattes.

 

AGENDA

16 de junho, 10h30Neoliberalismo e a Questão da Constituinte: Os Casos do Chile e da França

Encontro organizado pelo Grupo de Estudos Neoliberalismo, Subjetivação e Resistências, Sophiapol-Universidade Paris Nanterre e Programas de Pós-Graduação em Psicologia Social (IP-USP) e Filosofia (FFLCH). Ao vivo e presencial, com inscrição prévia.

COBERTURA

Museus indígenas: a decolonização necessária no Japão e a emergência no Brasil

Ao contrário de um certo culto a uma pretensão de homogeneidade étnica ao longo de toda sua história, agora o Japão tem procurado demonstrar ao mundo que é um país diverso, utilizando como um dos recursos a valorização da cultura do povo indígena dos ainu. Uma das iniciativas foi a inauguração do Museu Nacional Ainu Upopoy, em Hokkaido, a grande ilha do norte japonês. A socióloga Mariko Murata, da Universidade Kansai, falou sobre as dificuldades desse processo no seminário Decolonizando Museus e Exposições sobre os Indígenas Ainus no Japão, no dia 29 de maio. O encontro tratou também de iniciativas museológicas de povos indígenas brasileiros (kaingangs e kanindés) e do Museu Afro Brasil Emanoel Araújo.

19 de junho, 10h Distrito de Inovação no Estado de São Paulo: A Implantação do Citi SP (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação)

Apresentação de resultados de estudos sobre distritos de inovação no âmbito de projeto Fipe-Fapesp e implantação do Centro Internacional de Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (Citi SP). Ao vivo e presencial.

22 de junho, 14h - Memórias e Saberes Psicológicos Tradicionais no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais

 

Evento a respeito de pesquisas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri sobre saberes, memórias, tradições e práticas populares em saúde no Alto Vale do Jequitinhonha. Assista ao vivo.

22 de junho, 14h - Mudanças Climáticas e o Decênio Decisivo

Encontro com o historiador Luiz Marques, organizado pelo Grupo de Pesquisa Meio Ambiente e Sociedade, para discutir as principais ideias presentes em seu livro “O Decênio Decisivo”, lançado em abril. Ao vivo e presencial.

23 de junho, 9hRegulação da IA: Como as Experiências de Outros Países e Regiões Podem Ajudar o Brasil

O seminário integra o ciclo Desafios e Oportunidades da IA – Perspectivas Setoriais, iniciativa do Observatório da Inovação e Competitividade, com apoio do C4AI USP-Fapesp-IBM, MEI-CNI e Abes. Ao vivo e presencial.

5 de julho, 14h Em Busca da Autossuficiência do Brasil em Vacinas

Debate sobre ações para incremento da estrutura brasileira de produção de insumos para vacinas, de forma a reduzir a dependência do país e assegurar o acesso universal aos imunizantes. Ao vivo e presencial.

 


INSTITUTO DE ESTUDOS AVANÇADOS DA USP
Diretor: Guilherme Ary Plonski - Vice-Diretora: Roseli de Deus Lopes - Conselho Deliberativo: Guilherme Ary Plonski, Roseli de Deus Lopes, José Eduardo Krieger, Celso Lafer, Sergio Adorno, Henrique Araujo Aragusuku, Carlos Henrique de Brito Cruz, Antonio José da Costa Filho e Valtencir Zucolotto.
www.iea.usp.br — iea@usp.br — (+ 55 11) 3091-3922

BOLETIM IEA
Divisão de Comunicação: Chefe: Fernanda Cunha Rezende - Jornalista: Mauro Bellesa - (+ 55 11) 3091-3922 - Para receber, envie mensagem para boletim-iea@usp.br - Para cancelar o envio, escreva "Retirar" no "Assunto" da resposta.