Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Seminário analisa efeitos políticos dos marcos legais e institucionais na metrópole

por Mauro Bellesa - publicado 10/06/2019 09:40 - última modificação 18/06/2019 08:57

O seminário "Políticas Públicas na Metrópole: Marcos Legais e Institucionais e seus Efeitos Políticos", no dia 18 de junho, às 8h30, é o terceiro e último encontro do ciclo "Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais", organizado pela Escola da Metrópole.

Desigualdade na cidade de São Paulo
Entraves nos arranjos de governança dificultam políticas para a mitigação de desigualades, segundo pesquisadores

Os arranjos jurídico-institucionais e administrativos e seus efeitos políticos nos processos decisórios, na participação social e na implementação, monitoramento e avaliação das políticas públicas na escala da metrópole serão discutidos no encontro Políticas Públicas na Metrópole: Marcos Legais e Institucionais e seus Efeitos Políticos, no dia 18 de junho, às 8h30, no Auditório IEA.

O evento integra o ciclo organizado pela Escola da Metrópole (núcleo de apoio à pesquisa sediado no IEA) sobre o tema Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais.

Relacionado

Ciclo Políticas Públicas na Escala Metropolitana: Dimensões Espaciais e Territoriais e Desafios Institucionais

1º SEMINÁRIO
Planejamento na Escala da Metrópole: Experiências Realizadas e Desafios Atuais
16 de abril de 2019

MIDIATECA

2º SEMINÁRIO
Cidades para Todos e para Cada Um: Construindo Cidades Sustentáveis e Democráticas
14 de maio de 2019

MIDIATECA

A participação no evento é gratuita e aberta a todos os interessados, mas requer inscrição prévia online. Não há necessidade de inscrição para assistir ao evento ao vivo pela internet.

Entraves

De acordo com os organizadores, na gestão das grandes metrópoles, alguns dos principais desafios para uma ação democrática e eficaz no enfrentamento dos privilégios e na mitigação das desigualdades que estes originam estão situados nos arranjos de governança e seus entraves para viabilizar políticas públicas.

Esses entraves devem-se à "complexidade política, ambiental, orçamentária, administrativa e jurídica".

O convidado estrangeiro desse terceiro encontro do ciclo é Silvana Pissano, da Intendência de Desenvolvimento Urbano de Montevidéu, Uruguai. Os demais expositores são: Leda Paulani (IEA e FEA-USP), Marta Arretche (FFLCH-USP), Maria Paula Dallari (FD-USP) e Fernando Haddad (IEA, FFLCH-USP e Insper). A coordenação é de Nabil Bonduk (IEA e FAU-USP).

18 de junho, 8h30
Auditório IEA, IEA, rua da Praça do Relógio, 109, térreo, Cidade Universitária, São Paulo
Evento público, gratuito e com inscrição prévia - Para assistir ao vivo pela internet não é preciso se inscrever
Mais informações: com Sandra Sedini (sedini@usp.br), telefone (11) 3091-1678