Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Nova área do site do IEA reúne ensaios sobre a pandemia do coronavírus

Nova área do site do IEA reúne ensaios sobre a pandemia do coronavírus

por Nelson Niero Neto - publicado 17/04/2020 14:20 - última modificação 14/05/2020 14:07

Os enormes impactos da pandemia do coronavírus na sociedade estão sendo analisados por pesquisadores do IEA, seja com um olhar sobre os diferentes aspectos da nova doença ou para a crise decorrente dela. Os ensaios produzidos estão reunidos em uma nova área do site, dedicada ao tema.

Relacionado

Em meio à crise do coronavírus, pesquisadores do IEA dedicam-se a estudos sobre os impactos da pandemia

Pesquisadores da USP se unem para aperfeiçoar políticas públicas contra a Covid-19

Em entrevistas, pró-reitores explicam como a USP tem trabalhado para manter atividades à distância durante quarentena

As análises tratam de efeitos imediatos e futuros em áreas diversas. “A pandemia deixará marcas profundas que afetarão no curto prazo a saúde mundial, a economia (com consequências mais prolongadas), a educação e, como substrato de todos esses setores, as formas de relacionamento pessoal”, escreve o professor sênior do IEA e ex-reitor da USP Roberto Lobo em seu ensaio “As IES, a EaD e a Pandemia”, que aborda as consequências da crise na educação.

Lobo também publicou “Para contribuir um pouco para entender as políticas a serem adotadas na pandemia do coronavírus”, em que analisa, a partir de modelos de epidemias de doenças infecciosas, as consequências da aplicação, ou não, de um isolamento social rígido.

Em um momento marcado por medo e incerteza, a visão e a orientação de cientistas pode levar soluções a estes campos, mitigando o sofrimento e os impactos da doença. Como aponta o biólogo Marcos Buckeridge, autor do ensaio “Coronavírus: Estamos Nus, Somos Um”, a “arrogância ou determinação heroica inconsequente” só agravará a situação; “a única arma que temos nessa guerra contra o novo coronavírus é o conhecimento científico”.

Além de coordenador do Programa USP Cidades Globais, Buckeridge também é membro do Grupo de Estudos Humanidades Computacionais, coordenado por José Teixeira Coelho Netto. Professor emérito da ECA-USP, seu ensaio “Fake news: O Combate ao Conteúdo Não Basta” trata da relação das pessoas com os meios de comunicação. Sob sua coordenação, outros integrantes do grupo também publicaram ensaios.

Confira a lista completa: