Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Revista "Estudos Avançados" e pesquisadores do IEA integram programação do USP Pensa Brasil

por Fernanda Rezende - publicado 25/08/2022 12:28 - última modificação 25/08/2022 12:28

Atividades acontecem de 29 de agosto a 2 de setembro, no auditório István Jancsó, localizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária.

A programação do USP Pensa Brasil terá participação de pesquisadores do IEA e dois eventos diretamente relacionados às pesquisas do Instituto. Todas as atividades acontecerão no auditório István Jancsó, localizado na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, na Cidade Universitária.

Às 19h15 de 1° de setembro, Carlos Nobre, pesquisador colaborador do IEA, fará a conferência “Antropoceno e o novo paradigma ambiental brasileiro”. No dia 2, às 20h30, a escritora Conceição Evaristo, titular da Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura e Ciência, participará do debate que sucede a conferência “Impasses da cultura moderna no Brasil”.

Também no dia 2, às 14h, Guilherme Ary Plonski, diretor do IEA, e Sérgio Adorno, editor da revista Estudos Avançados, integrarão o painel "USP nos 200 anos da Independência e 100 anos da Semana de 22". As falas serão subsidiadas pelos números 104 (janeiro-abril, 2022) e 105 (maio-agosto, 2022) do periódico, que trouxeram os dossiês "Centenário do modernismo" e "Bicentenário da Independência".

Adorno tratará do que se pretendeu quando a editoria dedicou uma edição ao "centenário de um dos mais importantes movimentos da cultura brasileira" (a Semana de 22), e reuniu, em outra, 12 contribuições inéditas abordando recortes temáticos variados da vida social e política da sociedade nacional, sob a rubrica "Bicentenário da Independência".

Os professores Eduardo Jardim, da PUC-Rio, e Carlos Zeron, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, comentarão como se deu o trabalho de curadoria que realizaram nestes dois dossiês.

De 30 a 1° de setembro, os pesquisadores que participam do Programa Ano Sabático do IEA em 2022 coordenarão mesas temáticas nas "Jornadas Investigativas Contemporâneas". Conheça cada atividade.