Você está aqui: Página Inicial / NOTÍCIAS / Os impactos dos avanços biotecnológicos na condição humana

Os impactos dos avanços biotecnológicos na condição humana

por Mauro Bellesa - publicado 01/10/2014 15:20 - última modificação 26/10/2015 08:57

Claudio Cohen, da Faculdade de Medicina da USP, será o conferencista no quarto encontro do ciclo Em Busca do Sentido Perdido, no dia 8 de outubro, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA.

Relacionado

Vídeos

Notícias

Fotos

Texto

Claudio Cohen
O psiquiatra e psicanalista Claudio Cohen, da Faculdade de Medicina da USP, será o expositor do seminário

Como as novas tecnologias genéticas afetarão a produção de sentido na vida dos seres humanos? Se a humanidade se tornar uma civilização de cyborgs (seres humanos com componentes biomecatrônicos), de que forma isso afetará a condição humana? Qual é o papel da universidade na reflexão sobre essas questões e no estabelecimento ou não de limites para as transformações no ser humano?

Essas questões serão debatidas no seminário O Ser Humano e a Técnica, no dia 8 de outubro, às 15 horas, na Sala de Eventos do IEA (com transmissão pela web). Será o quarto encontro do ciclo Em Busca do Sentido Perdido. O expositor desta vez será o psiquiatra e psicanalista Claudio Cohen, professor da Faculdade de Medicina da USP especialista em bioética e bioética clínica.

Os debatedores serão o economista Gilson Schwartz, professor do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, e a cientista política Maya Mitre, pesquisadora da Universidade Federal de Minas Gerais especializada em teoria política e estudos sociais da ciência e da tecnologia. A moderação estará a cargo do cientista político Bernardo Sorj, professor visitante do IEA e coordenador do ciclo.

CICLO

O ciclo Em Busca do Sentido Perdido, que já realizou três seminários (veja os conteúdos relacionados nas indicações ao lado) destina-se à reflexão sobre as sociedades democráticas da atualidade sob o prisma de sua caracterização como espaço de manifestação de um politeísmo de valores.

De acordo com Bernardo Sorj, as sociedades democráticas seculares não se sustentam na negação da religião ou numa visão alternativa que pretende substituí-la: "A ilusão das religiões seculares, seja o liberalismo racionalista, o fascismo, comunismo ou o nacionalismo, foi/é acreditar que o mundo moderno pode se organizar em torno de um único princípio orientador que gera um conjunto coerente de valores, sentidos de vida e orientações para os atores sociais. Neste sentido a metáfora mais adequada para definir as sociedades democráticas é o politeísmo de valores".


O Ser Humano e a Técnica - 4º seminário do ciclo Em Busca do Sentido Perdido
8 de outubro, 15 horas
Sala de Eventos do IEA-USP, rua Praça do Relógio, 109, Bloco K, 5º andar, Cidade Universitária, São Paulo (localização)
Evento gratuito e aberto ao público – Transmissão ao vivo pela web
Informações: com Sandra Sedini, telefone (11) 3091-1678 ou e-mail sedini@usp.br
Ficha do evento: www.iea.usp.br/eventos/eventos-gerais/ser-humano-e-tecnica

Foto: Marcos Santos/USP Imagens