Grupos de Estudo e Pesquisa

por Letícia Campos Graciani - publicado 03/10/2024 13:20 - última modificação 16/07/2025 14:58

Grupo de Estudo 1:

"Currículo e a Escola das Infâncias, das Adolescências e das Juventudes"

 

Proposta de Pesquisa

Realizar, como indivíduos e grupo, pesquisas e estudos em práxis curriculares, a partir das distintas áreas do conhecimento científico e suas tecnologias, tendo em vista a elucidação e a compreensão do fenômeno curricular pela escola e seus agentes, incluídos o pesquisador e a pesquisadora. Decorrem dessas ações, portanto, os estudos das significações preferenciais que conectam currículo e cultura humana, currículo e inovações, currículo e cotidiano escolar, currículo e sociedade contemporânea, currículo e processos de formação pedagógico-didáticos. Encontrar na história do currículo símbolos e valores que o sustentem na contemporaneidade como fenômeno da cultura humana, da linguagem, das transformações científicas, das conexões entre conhecimento e vida social e da fruição ético-estética. Em suma, o grande projeto da CABEB, assumido pelo seu Grupo de Currículo, trabalha as mudanças e transformações das escolas e seus agentes públicos em face das exigências fundamentais de construção de unidades, redes e sistemas escolares mais autônomos, equânimes, socialmente justos e capazes de formar cidadãos e cidadãs.

 

Ementa

A organização do trabalho pela cooperação e pela solidariedade de sujeitos pesquisadores, grupo de estudos e comunidades educadoras. A opção pelo enfoque da práxis curricular a favor dos laços entre Pedagogia, Didática e Metodologia, com ênfase no avanço da Escola de Tempo Integral em todo o país. Decorre, pois, trabalhar sobre eixos reveladores da cooperação e da  solidariedade, a saber:

  1. A busca das inovações nos enfoques político-pedagógicos que trabalham Currículos de Estado e PPPs, destacados os encontros de diálogo e pesquisa com os sujeitos escolares e licenciandos das diversas áreas do conhecimento, sua presença em redes, estágios, cursos, plataformas, grupos de narrativas de vida, mapas conceituais; enfim, os desafios culturais do trabalho com o currículo.
  2. O conhecimento dos núcleos e agrupamentos de juventudes em face dos planejamentos escolares e suas inserções nos territórios escolares e de vida social.
  3. A análise e a interpretação da presença e do uso das novas tecnologias, inclusive IA, nos enfoques didático-pedagógicos e nas tomadas de decisão sobre os currículos de estudos e experiências.
  4. O estudo da legislação que provê diretrizes e normas curriculares, notadamente para aquilatar seus alcances, limites, funções e disfunções em face dos novos desafios educacionais e desejáveis conquistas de autonomia político-pedagógica.

Em suma, construir científica e didático-pedagógica sobre as possíveis e desejáveis epistemologias curriculares e suas manifestações transversais, mormente pelo amplo diálogo entre as áreas do conhecimento, suas tecnologias e suas significações na sociedade contemporânea como um todo e na vida escolar em particular.

 

Coordenador Geral

Luiz Roberto Alves (ECA-USP)

 

Participantes

Arthur Müller (SESI-SP)

Hugo Cesar Bueno Nunes (SESI-SP)

Ian Vinícius Guimarães dos Santos Rusig (FE-USP)

Márcia Azevedo Coelho (IEA-USP)

Paulo da Silva Quadros (ECA-USP)

Valter de Almeida Costa (CEB-IEA/USP)

 

Grupo de Estudo 2:

"Uma etapa “quase” esquecida: Anos finais do Ensino Fundamental"

 

Proposta de Pesquisa

Uma etapa “quase” esquecida: os Anos Finais do Ensino Fundamental – as condições de oferta, a formação dos professores e iniciativas inovadoras.

 

Ementa

A escola em sua função educadora mobiliza não só o mundo do pensamento e dos conhecimentos como o mundo das relações e afetos, daquilo que move cenários culturais amplos, o mundo do trabalho humano, considerando que, naquele espaço, culturalidades diferenciadas de professores, alunos, funcionários, gestores e comunidades de origem e convivência, se entrecruzam. No que concerne à educação escolar, particularmente o Ensino Fundamental, em seus anos finais, mostra-se como uma questão relevante a ser tratada dada sua configuração fragmentária, o de ser um momento de fortes transições para o desenvolvimento humano, e, onde formatos e dinâmicas pedagógicas se apresentam pouco condizentes com os desdobramentos societários que vivenciamos e as transformações nas relações sociais e no trabalho transpassadas pelos meios digitais. A escola forma para o futuro. Assim, visa-se com este estudo ampliar a compreensão quanto ao alcance dessa fase de ensino e de seus problemas, o que pode gerar inferências e proposições mais bem fundamentadas para este ciclo formativo. A pesquisa é proposta em modelo complexo, com levantamentos quantitativos – dados do INEP/MEC e IBGE, compondo-se com meta-análise de pesquisas sobre o tema, e, de estudos qualitativos com escolas e grupos profissionais selecionados.

Coordenador Geral

Bernardete Gatti (IEA-USP)

 

Participantes

Ana Karina Chequia (FE e IP-USP)

Cláudia Helena dos Santos Araújo (IFG)

Danielle Dias da Costa (UEAP)

Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro (PUC-SP)

Fernando Wolff Mendonça (DTP e CCH-UEM)

Ghisleine Trigo Silveira (CEE-SP)

Karolina Batista Castro (IFG)

Lilian Cassia Bacich Martins (CEB-IEA/USP)

Lino de Macedo (IP-USP)

Lívia Carolina Vieira (IFSULDEMINAS)

Márcia Azevedo Coelho (IEA-USP)

Maria Eliza Mattosinho Bernardes (FE e EACH/USP)

Nilson José Machado (FE/USP)

Tathyana Gouvêa (CEB-IEA/USP)

 

Grupo de Estudo 3:

"Educação Básica e o Território"

 

Proposta de Pesquisa

Projeto Escola e Comunidade – Territórios e Políticas Públicas: identificação e estudo de escolas de Educação Básica que desenvolvem um ensino solidário, comprometido com sua comunidade e com o desenvolvimento sustentável.

 

Ementa

O Grupo de Estudo se dedica a aprofundar o conhecimento sobre escolas de educação básica que adotam uma abordagem solidária e engajada em seu território. Para isso, além de analisar o ambiente escolar e o contexto local, o grupo promove diálogos críticos sobre a dinâmica pedagógica, didática e administrativa da instituição, priorizando seu relacionamento com a comunidade. Nesse sentido, o GE destaca e compartilha experiências de transformação social, econômica e cultural que surgem da colaboração entre a escola e a comunidade, visando entender as práticas educativas que promovem uma mudança significativa na relação dos indivíduos com seu ambiente social, ambiental, econômico e cultural, bem como o impacto dessas práticas na formação dos estudantes e no desenho das políticas públicas. Para isso, são consideradas escolas de diferentes realidades, tanto aquelas situadas em áreas urbanas centrais quanto aquelas em regiões periféricas ou rurais.

 

Coordenador Geral

Luis Carlos de Menezes (IF-USP)

 

Participantes

Carlos Mourthé (UFMG)

Carla Roberta Sasset Zanette (CEB-IEA/USP)

Carmem Prado (IF-USP)

Claudia Passador (FEARP-USP)

Eliane Mergulhão (FATEC e UNIP)

Gilson Soares de Araújo (TCE-PI)

Luciana Limeira (SEEDF e FGV)

Sônia Jaconi (CEB-IEA/USP)

Tereza Perez (CEDAC)

Valter de Almeida Costa (CEB-IEA/USP)

 

Grupo de Estudo 4:

"Educação Escolar, Mundo do Trabalho e Práticas Sociais – os Saberes e as Tecnologias"

 

Proposta de Pesquisa

Projeto Escola e Comunidade – Territórios e Políticas Públicas: identificação e estudo de escolas de Educação Básica que desenvolvem um ensino solidário, comprometido com sua comunidade e com o desenvolvimento sustentável.

 

Ementas

O Grupo de Estudos (GE) “Educação Escolar, Mundo do Trabalho e Práticas Sociais - os Saberes e as Tecnologias” empreende investigações que problematizam a relação entre Educação e Trabalho, abordando a Formação para o Trabalho de modo ampola, em conformidade com os princípios estabelecidos na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, bem como nas Diretrizes Curriculares e Operacionais Nacionais definidas pelo Conselho Nacional de Educação. O propósito primordial do GE é desenvolver recursos, publicações e iniciativas que explorem a Preparação para o Trabalho, transcendendo a ideia tradicional de preparação para uma ocupação específica. Nesse contexto, busca-se desenvolver estudos e criar materiais que reflitam sobre o papel do trabalho em uma sociedade em constante transformação, superando a concepção antiquada de preparação para um "posto de trabalho" rigidamente definido, gerando condições para promover a transição da atual "Idade Mídia" para uma nova era do Trabalho em um ambiente altamente complexo e imponderável. Para tanto, o foco central dos estudos está voltado para a Identidade do Professor que atua na área da Educação Profissional e Tecnológica.

 

Coordenador Geral

Francisco Aparecido Cordão (PUC-SP)

 

Participantes

Ana Paula Magalhães (FFLCH-USP)

Bahij Amin Aur (APE)

Fernanda Aparecida Yamamoto (Senac)

José Fernandes de Lima (UFS)

Márcia Azevedo Coelho (IEA-USP)

Rosemary Soffner (FE-USP e PUC-SP)

 

Grupo de Estudo 5:

"(Con)vivência pedagógica e os processos de ensino e aprendizagem"

 

Proposta de pesquisa

A proposta de estudo sobre (Con)Vivência escolar e os processos de ensino e aprendizagem fundamenta-se em princípios teórico-metodológicos do enfoque histórico-cultural, que considera como ponto de partida e de chegada a realidade concreta da e na escola.  Compreende-se que a formação humana se objetiva por meio de vivências e atividades que medeiam as significações da produção humana elaborada historicamente a partir de relações sociais em contextos diversos e na escola, de forma intencional e sistematizada.

 

Ementa

A problemática social que orienta o trabalho coletivo neste Grupo de Estudo relaciona-se à necessidade de encontrar caminhos para a educação escolar que se assuma como processo articulador de práticas pedagógicas vivas e produto da atividade criadora e reflexiva, tanto do professor, como dos escolares/estudantes, organizadas de forma intencional e consciente.  A finalidade do grupo de estudo é sistematizar teorias e propostas metodológicas de organização dos processos pedagógicos que possam contribuir para a objetivação do trabalho educativo e da atividade  pedagógica dos profissionais da educação escolar tendo como foco a formação e o desenvolvimento integral/omnilateral dos sujeitos envolvidos na atividade coletiva no contexto escolar, considerando as transformações social, pessoal e profissional.

 

Coordenadora Geral

Maria Eliza M. Bernardes (FE e EACH-USP)

 

Participantes

Bernardete A. Gatti (IEA-USP)

Cristiane de Sousa Moura Teixeira (UFPI)

Eliana de Sousa Alencar Marques (UFPI)

Fábio Alves Gomes (CESTB-UEA)

Fernando Wolff Mendonça (DTP e CCH-UEM)

Gisele Toassa (FE-UFG)

Laura Marisa Carnielo Calejon (CEPEED-UEMS e GEPESPP-USP)