Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 29ª Semana Nacional do Cérebro

29ª Semana Nacional do Cérebro

por Thais Cardoso - publicado 08/03/2024 13:30 - última modificação 11/03/2024 11:40

Detalhes do evento

de 13/03/2024 - 14:00
a 15/03/2024 - 12:00

Espaço de Eventos do IEA-RP (https://maps.app.goo.gl/9DJFWBbbiceATcQy8)

Nome do Contato

Adicionar evento ao calendário

Abrindo as atividades, no dia 13 de março, a partir das 14h, será realizado um conversatório-reflexão sobre o tema "O Ser Humano e a Formação do Cientista Contemporâneo". O evento é apresentado pelo pós-doutorando Paulo de Melo, ligado ao Laboratório de Pesquisa em Doenças Metabólicas e ao Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, e tem o professor Norberto García-Cairasco como investigador entrevistado.

A ideia é discutir o comportamento no cenário acadêmico contemporâneo e a saúde mental nesse contexto, incluindo questões vivenciadas por jovens pesquisadores, técnicos e até pesquisadores experientes, como assédio moral, retaliações, homofobia, racismo, insegurança financeira, carga horária extensiva de trabalho, competição, produção de uma ciência quase que industrial, desmotivação, burnout, entre outras.

No dia 14 de março, a partir das 12h, será lançado o e-book “Neurociência Crítica e Criativa nos Tempos da Pandemia de Covid-19. Volume 3.0”. A obra foi produzida no contexto da Oficina Cândido Portinari “A Ciência e a Arte do Cotidiano”, promovida presencialmente pela Rede CienArtES durante as atividades da disciplina “Estrutura e Função do Sistema Nervoso” com a turma 70 do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

Os estudantes Emmanuel Victor Barbosa Ferreira, Gustavo Motta Cabello dos Santos, Cícero José Silva Souto, Kamilla Santana, Thiago Issa e Júlia de Paula Gonçalves farão leituras de depoimentos e crônicas. A professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da USP Noeli Prestes Padilha Rivas e o presidente da Comissão Coordenadora de Medicina da FMRP-USP, Valdes Bolella, também participam com depoimentos.

Já no dia 15 de março, a partir das 8h30, será realizada a mesa-redonda “Múltiplas Vertentes do Encontro entre Neurociência & Arte”. Na atividade, coordenada pelo professor Norberto Garcia-Cairasco, cinco palestrantes vão apresentar seus projetos.

Participam o professor da Universidade Federal de São Carlos Crispim Antonio Campos, com o projeto “Ausentes, Invisíveis e Passantes”; a fisioterapeuta da Prefeitura de Londrina (PR) Maria Luiza Dal-Col, com o projeto “Arte & Transformação Comportamental”; a terapeuta ocupacional Maria Cristina Anauate, com o projeto “A Neurociência e as Inteligências Autênticas Múltiplas na Pintura Espontânea”; o professor da FMRP-USP Marco Andrey Cipriani Frade, com o projeto “Sensibilidade em Cores - Uma Releitura de Mondrian pela Sensibilidade Alterada da Hanseníase”; e o próprio professor Norberto Garcia-Cairasco, com o projeto “Nascimento e Desenvolvimento da Rede CienArtES - Complexidades das Interações entre Neurociência & Arte”.

Veja a programação completa e outros detalhes sobre os projetos neste link.

Evento público e gratuito | Com inscrições

Grupo de Estudos Rede CienArtES - IEA-RP