Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos

por Cláudia Regina - publicado 19/06/2018 14:45 - última modificação 24/04/2019 14:25

de 10/04/2019 - 09:00
a 12/04/2019 - 18:00

Anfiteatro Nicolau Sevcenko, Rua Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

O 1º Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia, realizado em novembro de 2017, foi organizado pelo Centro de História da Ciência da USP dentro de suas atividades no Instituto de Estudos Avançados. O sucesso do evento motivou um novo encontro, denominado Segundo Congresso de História da Ciência e Técnica, com abrangência ampliada, estendendo-se o convite à participação a universidades e institutos de pesquisa dentro do Estado de São Paulo.

Tendo como tema “Desafios Contemporâneos”, o congresso visa partir da historicidade das atividades científicas e técnicas, para problematizar a relevância dessa história para a sociedade em geral, além de proporcionar uma oportunidade para o estreitamento das relações entre pesquisadores.

Veja programação abaixo.

4ª Circular

Prezados Participantes,

Informamos que nesta última circular se encontra um Caderno de Resumos com a programação detalhada do 2º Congresso de História da Ciência e Técnica, compreendendo as reuniões plenárias, as sessões de Simpósios Temáticos e as de Pôster, bem como outras atividades.

Aqueles que o desejarem, poderão enviar para clauregi@usp.br a imagem de seu pôster em formato jpeg, para que sejam vistos pelo público que acessar a página do Congresso.

Conforme já informado, estão abertas inscrições de 40 vagas para o Curso de História da Química no Brasil no período Imperial e 40 vagas para o Observatório de Aves do Butantan (veja mais informações abaixo).

No dia 10/04, às 18:30h haverá também oportunidade para lançamentos de livros de história e filosofia da ciência e técnica publicados em 2018 e 2019. Os interessados deverão enviar até dia 08/04/2019 para clauregi@usp.br as informações: autor, título, editora e ano de publicação.

Para os que necessitarem, foi elaborado um Caderno de Informações Úteis, no qual constam indicações de como chegar na USP, transporte, alojamento, restaurantes e lanchonetes, entre outras informações.

Desejamos a todos os participantes um ótimo congresso!

Pela Comissão Organizadora,

Gildo Magalhães

Informações sobre a inscrição estão disponíveis em: 1ª Circular; 2ª Circular e 3ª Circular.

Logo (versão png)

08h00 - Café de recepção

09h30 - Abertura

10h00 - Apresentação musical - Quarteto Cromos

10h30 - Conferência de abertura: Leonardo Da Vinci and virtual archaeology as methodological toolMario Taddei

12h00 - Intervalo para almoço

13h00 - Apresentação de Pôsteres I

16h30 - Coffee Break

17h00 - Mesa-Redonda 1: Problemas e temas da historiografia da ciência e técnica

18h30 - Lançamento de livros

11 de abril, quinta-feira

07h00 - Observatório de aves - Instituto Butantan

09h00 - Sessões Temáticas

10h30 - Coffee Break

11h00 - Sessões Temáticas

12h30 - Intervalo para almoço

13h00 - Apresentação de Pôsteres II

16h30 - Coffee Break

17h00 - Mesa-Redonda 2: Institutos públicos de pesquisa: desafios e oportunidades

12 de abril, sexta-feira

08h30 - Sessões Temáticas

10h30 - Coffee Break

11h00 - Mesa-Redonda 3: Políticas de C&T e os museus de ciências

12h30 - Intervalo para almoço

13h00 - Apresentação de Pôsteres III

16h30 - Coffee Break

17h00 - Conferência de Encerramento: Preserving the heritage of modern science - Ronald Brashear

Atividades extras

Curso A Química no Brasil do Século XIX | INSCRIÇÃO ENCERRADA
    Com Carlos Alberto Filgueiras (UFMG) - 10, 11 e 12.04.2019, das 14h às 16h. Limitado a 40 pessoas (participantes que efetivaram o pagamento da  sua inscrição  no congresso).

Estas aulas buscarão mostrar a implantação e o desenvolvimento do cultivo da Química no Brasil oitocentista, aliando os aspectos científicos aos culturais.

• Primeira aula: a singularidade da transformação da ex-colônia com a vinda da corte; a fundação de instituições científicas e culturais; os primeiros laboratórios, publicações e cursos de Química; a mineralogia e a siderurgia no início do século XIX; a busca por sucedâneos minerais para o ouro e os diamantes esgotados; a institucionalização do ensino científico.
      • Segunda aula: a longa relação de D. Pedro II com a Química, seus interesses, mecenato e cultivo da ciência; amizades e ligações com cientistas estrangeiros e participação em instituições científicas; o Imperador e a Tabela Periódica de Mendeleev.
      • Terceira aula: cientistas institucionais e independentes no século XIX; instituições científicas e suas trajetórias; as publicações científicas ao longo do século; o papel do Positivismo no ambiente científico e educacional do Brasil.

Observação de Aves no Instituto Butantan | Inscreva-se aqui
      11/04/2019, das 7h às 9h. Limitado a 40 pessoas (participantes que efetivaram o pagamento da  sua inscrição no congresso). Obs: havendo chuva no dia, a atividade estará suspensa.

Visitas a Museus e Exposições no Campus da USP
        A serem informadas