Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos (2ª Circular)

por Cláudia Regina - publicado 19/06/2018 14:45 - última modificação 14/12/2018 16:21

de 10/04/2019 - 09:00
a 12/04/2019 - 18:00

Anfiteatro Nicolau Sevcenko, Rua Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

2ª Circular

O 1º Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia, realizado em novembro de 2017, foi organizado pelo Centro de História da Ciência da USP dentro de suas atividades no Instituto de Estudos Avançados. O sucesso do evento motivou um novo encontro, denominado Segundo Congresso de História da Ciência e Técnica, com abrangência ampliada, estendendo-se o convite à participação a universidades e institutos de pesquisa dentro do Estado de São Paulo. Tendo como tema “Desafios Contemporâneos”, o congresso visa partir da historicidade das atividades científicas e técnicas, para problematizar a relevância dessa história para a sociedade em geral, além de proporcionar uma oportunidade para o estreitamento das relações entre pesquisadores. O Congresso terá lugar no prédio de História e Geografia no campus Butantã da USP, de 10 a 12 de abril de 2019. Os trabalhos poderão ser apresentados na forma de comunicação oral ou “pôster”, mediante inscrição até 11 de janeiro de 2019. Maiores detalhes através do endereço eletrônico: (www.iea.usp.br/eventos).

Submissão de Trabalho

• Envio dos resumos de cartaz (pôster) ou de comunicação oral:  até 11/01/2019.
  • Inscrição como associado do CHC para efeito de redução na taxa de inscrição (vide abaixo): até 11/01/2019
  • Notificação do aceite: 01/02/2019.

Instruções:

Para participar do evento com trabalho o interessado deverá enviar um resumo, seja para comunicação oral ou cartaz (pôster). Esse resumo deverá conter um título com até no máximo 160 caracteres; o(s) nome(s) do(s) autor(es) e seu(s) vínculo(s) institucional(is); um resumo com 800 a 1600 caracteres, e de 3 a 5 palavras chaves a serem enviados até o dia 11/01/2019 através da Ficha de inscrição.

Cada participante poderá ser o primeiro autor de apenas um trabalho, seja comunicação oral ou cartaz (pôster). Os alunos de graduação poderão se inscrever com trabalho na modalidade cartaz (pôster).

Cada participante poderá ainda ser co-autor de mais dois trabalhos.

Os trabalhos serão incluídos no programa do evento após a inscrição do primeiro autor.

Serão aceitos os trabalhos organizados dentro dos seguintes tópicos historiográficos:

• Ideias, instituições e lugares ligados ao conhecimento científico e técnico
  • Comunicação e divulgação do saber científico e técnico
  • Controvérsias científicas e técnicas
  • Relações entre ciências e técnicas
  • Instrumentos científicos
  • Políticas públicas e o papel social dos cientistas e técnicos
  • Fontes, documentação e historiografia da ciência e técnica
  • Desenvolvimento científico e técnico local/global
  • A História da Ciência e seu diálogo com a educação
  • História da Ciência, Filosofia da Ciência e suas interfaces

Taxas de inscrição para trabalhos

As taxas de inscrição se destinam a cobrir as despesas do congresso, como cafés, impressos, sacolas, monitorias e atividades semelhantes. Elas serão cobradas por meio de boleto bancário após a data de aceitação de trabalhos (01/02/2019). Prazo para pagamento do boleto 15/02/2019.

Sócios do CHC

Não sócios do CHC

Professor universitário

Membro de instituto estadual de pesquisa

Aluno de pós-graduação

Aluno de graduação

Professor fundamental/médio

Ouvinte com certificado

• Ouvintes sem certificado estarão isentos.

Associação ao CHC

O Centro de História da Ciência da USP realiza conferências regulares, além de eventos como congressos e workshops e publica as revistas eletrônicas Khronos e Intelligere. O acesso a estas iniciativas é gratuito, assim como a associação ao CHC é gratuita,

Os associados estarão na lista de correspondência (mailing list) para receber avisos dessas atividades e publicações, bem como da sua posterior divulgação, como no caso de conferências que são disponibilizadas no You Tube. Terão também direito de desconto de 50% em eventuais publicações impressas.feitas pelo CHC.

Os interessados em se associar ao Centro de História da Ciência deverão assinalar sua preferência na ficha de inscrição.

Comissão Organizadora

• Adriana Casagrande – CHC/USP