Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / 2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos

2º Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos

por Cláudia Regina - publicado 19/06/2018 14:45 - última modificação 18/02/2019 09:19

de 10/04/2019 - 09:00
a 12/04/2019 - 18:00

Anfiteatro Nicolau Sevcenko, Rua Prof. Lineu Prestes, 338, Cidade Universitária, São Paulo

O 1º Simpósio USP de História da Ciência e Tecnologia, realizado em novembro de 2017, foi organizado pelo Centro de História da Ciência da USP dentro de suas atividades no Instituto de Estudos Avançados. O sucesso do evento motivou um novo encontro, denominado Segundo Congresso de História da Ciência e Técnica, com abrangência ampliada, estendendo-se o convite à participação a universidades e institutos de pesquisa dentro do Estado de São Paulo.

Tendo como tema “Desafios Contemporâneos”, o congresso visa partir da historicidade das atividades científicas e técnicas, para problematizar a relevância dessa história para a sociedade em geral, além de proporcionar uma oportunidade para o estreitamento das relações entre pesquisadores.

Veja programação abaixo.

3ª Circular

Com o encerramento das inscrições atingimos cerca de 340 participantes com 260 trabalhos (comunicações orais e posters).

O programa detalhado será objeto da próxima circular, para este momento anunciamos em caráter preliminar as seguintes atividades:

Apresentação de trabalhos

Comunicações orais: duração de 15 minutos com 5 minutos para discussão (horários a definir)

Haverá computador e projetor em cada sala do Congresso, caso o apresentador de uma comunicação queira fazer uso dos mesmos mediante uso de memórias móveis (ex. pendrive, HD). Não é garantido o funcionamento de wifi nas salas.

Posters: serão expostos por um dia em painel (não há necessidade de madeira ou barbante para pendurar), o expositor ficará uma hora à disposição do público para apresentar seu conteúdo (horários a definir)

Diretrizes para confecção de poster: arquivo anexo; exemplo de poster: arquivo anexo

Publicação de trabalhos

Pós-graduandos, pós-graduados, docentes e pesquisadores poderão posteriormente ao Congresso e até 30 de junho de 2019 submeter seus trabalhos completos (comunicações orais ou posters) para as revistas do CHC, Khronos ou Intelligere, seguindo as normas das mesmas no portal de periódicos da USP. Os corpos editoriais destas publicações avaliarão os trabalhos segundo critérios de mérito acadêmico.

Diretrizes para formatação de pôsteres

Modelo

Informações sobre a inscrição estão disponíveis em: 1ª Circular e 2ª Circular.

Logo (versão png)

CHC - Centro de História da Ciência/USP

10 de abril de 2019

Recepção e Abertura do Congresso