Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / A Retórica das Paixões: Oralidade e Cultura Escrita na Pregação Missionária dos Jesuítas, nas Reduções nos Territórios Guaranis

A Retórica das Paixões: Oralidade e Cultura Escrita na Pregação Missionária dos Jesuítas, nas Reduções nos Territórios Guaranis

por Cláudia Regina - publicado 24/06/2020 11:10 - última modificação 25/06/2020 11:14

Detalhes do evento

Quando

de 24/08/2020 - 14:30
a 24/08/2020 - 17:30

Onde

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

11 3091-1686

Adicionar evento ao calendário

A importância do gênero da oratória sagrada na cultura brasileira do período colonial tem sido assinalada por vários estudos, dentre os quais primam aqueles realizados acerca da obra sermonística do pregador jesuíta Antônio Vieira.  Os estudos assinalam a difusão do gênero no território nacional, bem como sua relevância cultural num contexto profundamente marcado pela oralidade como era o Brasil da época. Além disto, evidenciam a complexidade do gênero da oratória sagrada, constituído na tradição da retórica clássica grega-romana e medieval e potenciado no Renascimento e no âmbito do cristianismo da primeira Idade Moderna. Os sermões veicularam não apenas doutrinas religiosas como também saberes de vários campos e não apenas exerceram uma função catequética como também cultural em sentido mais amplo. Em sua composição, os sermões foram fruto de acomodações ao contexto dos destinatários, segundo o preceito ciceroniano da acomodatio.

Esse evento debaterá um grupo especifico de fontes desse gênero, produzidas no âmbito da história das missões jesuíticas nos territórios guaraníticos, as Reduções, ou Trinta Povos. Trata-se de um terreno de investigação muito significativo pela natureza da experiencia histórica dos trinta Povos e pelos atores envolvidos: jesuítas e populações indígenas, especialmente guaranis. Portanto, adquire grande relevância o estudo da prática sermonística voltada para este contexto. E cabe destacar também a originalidade das fontes inéditas que serão apresentadas ao longo do debate.

O debate será proporcionado por pesquisadores na área: Luiz F.M. Rodrigues, que exporá os resultados de suas investigações nessa área; Alcir Pécora, o maior especialista contemporâneo na análise da composição retórica dos sermões de Padre Antônio Vieira; Márcio L. Fernandes, que está desenvolvendo uma tese doutoral sobre o substrato teológico que inspira os sermões de Vieira; Marina Massimi, coordenadora do Grupo de Pesquisa “Tempo, memória e pertencimento” e que também tem desenvolvido pesquisas na área da constituições dos saberes psicológicos no gênero da oratória sagrada no Brasil colonial.

Inscrições

Evento público e gratuito | com inscrição prévia

Programação

Expositor:

Luiz Fernando Medeiros Rodrigues (UNISINOS)

 

Debatedores:

Alcir Pécora (IDEA/UNICAMP)

Márcio Luis Fernandes (PUC/PR)

Marina Massimi (IEA/USP)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo