Agenda 2023 - Política Econômica para o Desenvolvimento da CT&I: Entre Desafios Orçamentários e a Necessidade de Investimento
Detalhes do evento
Quando
a 12/04/2022 - 12:00
Onde
Nome do Contato
Ciclo de seminários “Agenda 2023 – Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil"
A pandemia da Covid-19 logrou recolocar no centro do debate a importância do domínio nacional de uma base científica, tecnológica e de inovação, bem como o papel central do Estado na coordenação de agentes e investimentos no enfrentamento da crise sanitária. Ao assumir a liderança dos investimentos, o Estado disponibiliza um amplo leque de ferramentas financeiras e não financeiras para fomentar a ciência e a inovação. Estudos recentes sobre as políticas científicas, tecnológicas e de inovação repopularizaram a política industrial como instrumento de mudança – tanto tecnológica quanto econômica.
Alguns autores afirmam que as políticas macroeconômicas condicionam e determinam as decisões microeconômicas. Em outras palavras, as variáveis-chaves de uma economia, tais quais a taxa de juros, a taxa de câmbio, a expectativa de inflação e as condições fiscais envolvem e moldam o espaço das políticas microeconômicas. As opções relativas à gestão do capital, particularmente a decisão de investir produtivamente ou de acumular ativos financeiros, são determinadas pelas expectativas em relação à evolução futura da economia.
Nesse contexto, a política econômica tem efeito direto sobre as condições com as quais a política de CTI será executada. A formulação da política de CT&I deve, portanto, levar em consideração o comportamento e a trajetória das variáveis macroeconômicas. Quais caminhos a política econômica deve perseguir para que a política de CT&I aconteça? Qual variável macroeconômica é chave para os investimentos em CT&I, incluindo os investimentos privados em P&D? Essas são algumas das questões que enfrentaremos neste seminário.
Abertura:
Guilherme Ary Plonski (IEA/USP)
Exposição:
Carlos Henrique de Brito Cruz (Unicamp e Elsevier)
Fernanda De Negri (IPEA)
Felipe Salto (IFI - Instituição Fiscal Independente/Senado Federal)
Moderação:
Rodrigo Brandão (OIC-IEA/USP, C4AI/USP, FAPESP e IBM)
Igor Bueno (OIC-IEA/USP)
Vitor Monteiro (OIC-IEA-USP)
Transmissão
Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo
Inscrições
Organização
NAP Observatório da Inovação e Competitividade (OIC-IEA-USP)