Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Agenda 2023 - Qual é o Papel da CT&I na Construção de uma Economia de Baixo Carbono?

por Sandra Sedini - publicado 11/04/2022 13:30 - última modificação 02/06/2022 09:22

Detalhes do evento

de 26/04/2022 - 10:00
a 26/04/2022 - 12:00

On-line

Nome do Contato

Ciclo de seminários “Agenda 2023 – Um Novo Capítulo para a CT&I no Brasil"

A redução do orçamento nacional de CT&I observada em anos recentes teve impactos diretos sobre a preservação dos biomas brasileiros.

Um dos mais evidentes foi o apagão de dados sobre desmatamento, decorrente do subfinanciamento ao INPE e a órgãos ambientais. Todavia, há outros efeitos nefastos, como a falta de financiamento para pesquisas sobre desenvolvimento econômico sustentável na região amazônica e para o desenvolvimento de tecnologias verdes e mercados de baixo carbono.

Fatos como esses aumentaram a percepção de diferentes países e investidores internacionais de que o Brasil não está verdadeiramente comprometido com a descarbonização de sua economia.

Quais caminhos o governo federal deve perseguir para reverter essa imagem e se projetar como um player relevante na corrida climática global?

E qual é o papel dos investimentos públicos e privados em CT&I nessa estratégia?

É a partir dessas duas questões que esse painel se desenvolve.

Exposição:

Natalie Unterstell (Instituto Talanoa)

Miriam Garcia (CDP Latin America)

Moderação:

Rodrigo Brandão (OIC-IEA/USP, C4AI/USP, FAPESP e IBM)

Gabriel Maia (OIC-IEA-USP)

Acompanhe a transmissão do evento em www.iea.usp.br/aovivo

Evento público e gratuito | Sem inscrição

Evento on-line | Não haverá certificação