Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Diálogos entre Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade

Diálogos entre Alceu Amoroso Lima e Mário de Andrade

por Cláudia Regina - publicado 25/10/2021 13:50 - última modificação 25/05/2022 09:13

Detalhes do evento

de 10/05/2022 - 14:00
a 10/05/2022 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Considerando o interesse pela produção cultural e pela memória brasileira, o Grupo Tempo, Memória e Pertencimento (IEA/USP), em parceria com o Centro de Documentação Helena Antipoff (UFMG), promove esse evento cujo objetivo é valorizar o diálogo entre diferentes como importante fator de construção da sociedade e da cultura. Leandro Garcia Rodrigues (UFMG) apresenta seu trabalho sobre a troca epistolar entre Mário de Andrade e Alceu Amoroso Lima em cinquenta e seis cartas enviadas entre 1925 e 1944. O pesquisador estabelece uma análise da narrativa dos dois intelectuais que, em seus diálogos, foram capazes de estabelecer uma fina amizade permeada por encontros, mas também por profundas divergências sobre os mais variados assuntos: poesia, literatura, arte, música, novos e antigos escritores, religiosidade, nacionalismos e internacionalismos, entre outros. A relação entre os dois intelectuais revela um sensível olhar dos problemas brasileiros e do clima cultural da primeira metade do século XX.

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Palestrante:

Leandro Garcia Rodrigues (UFMG)

Debate:

Rodolfo Luís Leite Batista (Centro Universitário Presidente Antônio Carlos e Centro Universitário Presidente Tancredo Neves)

Mediação:

Raquel Martins de Assis (UFMG)

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo