Você está aqui: Página Inicial / EVENTOS / Arqueologia das Entrelinhas

Arqueologia das Entrelinhas

por Cláudia Regina - publicado 25/10/2021 09:50 - última modificação 21/06/2022 11:16

Detalhes do evento

de 26/05/2022 - 14:00
a 26/05/2022 - 17:00

ON-LINE

Nome do Contato

Telefone do Contato

Adicionar evento ao calendário

Grandes personagens da História deixaram seu legado pessoal e intelectual registrado em epístolas que podem representar significativos documentos para a reconstrução histórica. Esta live tem o objetivo de evidenciar a função da correspondência epistolar de cientistas que teceram por esse meio a construção do conhecimento científico e uma rede de relações que contribuíram a formar comunidades cientificas. Com efeito, vários estudiosos teceram por intermédio de cartas, uma verdadeira rede social que se estendeu por diversas partes do mundo.

A relevância do gênero cartas, como documento histórico, dá-se também pelo fato de que as missivas endereçadas a pessoas conhecidas contêm informações de cunho pessoal que não encontramos em outros possíveis escritos do autor, como livros, artigos, aulas, etc...  Além disto, as cartas assumem valor autobiográfico por conter informações subjetivas quanto aos pensamentos, sentimentos, preferências e emoções de seus autores, os quais registraram, talvez sem perceber, uma autobiografia de próprio punho. Tudo isto aponta não só a necessidade de preservação de material epistolar, mas também dos cuidados com as implicações questões éticas e jurídicas e da confiabilidade da instituição responsável por sua salvaguarda e custódia.

Na live, serão apresentados os exemplos de quatro pesquisadores das áreas das neurociências e da psicologia: Bernardo A. Houssay (1887-1971), Miguel R. Covian (1913-1992), Jerome Bruner (1915-2016), Josef Brožek (1913-2004).

Palestrante:

Anette Hoffmann (FMRP e IEA/USP)

Pina Marsico (Universidade de Salerno, Itália)

Regina H. F.Campos (UFMG)

Marina Massimi (IEA/USP)

Mediadora:

Raquel Martins de Assis (UFMG)

Evento público e gratuito | sem inscrição prévia

Não haverá certificação

Evento com transmissão em: http://www.iea.usp.br/aovivo

Conteúdo relacionado
VideoIEA Arqueologia das Entrelinhas